quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Elisabeth Badinter, uma feminista com voz própria - P.R.Baptista

Elisabeth Badinter , vista como uma importante feminista,  coloca-se como uma estudiosa das relações da mulher na sociedade, seguindo uma linha de pensamento muito própria, sem estar atrelada a chavões nem a palavras de ordem.
Por exemplo, pronunciou-se contra uma lei que visava instaurar a paridade homem-mulher na representação política. Para ela " quando fazemos política sexo não existe, defendemos idéias (....) eu acho que a competência é o elemento essencial ".
Do mesmo modo coloca-se em defesa da prostituição e da anestesia peridural entre outros temas controversos dentro do feminismo.
E se contrapõe à vitimização das mulheres e à diabolização da sexualidade masculina.
Como diz ,
" le  féminisme français actuel est monolithique, essentialiste et anti-hommes. Influencé par quelques théoriciennes radicales américaines, il victimiserait les femmes, diaboliserait la sexualité masculine et aurait réussi à faire prévaloir un nouvel ordre moral.
Dans la même foulée, l’ouvrage préconise le renforcement des stéréotypes sexuels dans l’enfance, la libéralisation de la prostitution et accuse les féministes de puritanisme par leur présumée incapacité de prendre en compte les nouveaux courants de la sexualité. Son leitmotiv : les féministes américaines sont allées trop loin, si les femmes ne veulent pas se couper à tout jamais des hommes, il est temps d’en finir avec la guerre des sexes. 
C’est donc du féminisme américain autant que du français que la pamphlétaire veut faire le procès"


FONTES

Entrevista com Betty Milan, autora do livro 'Carta ao Filho -
http://veja.abril.com.br/multimidia/video/o-culto-da-mae-perfeita-e-diabolico-com-as-mulheres-afirma-elisabeth-badinter

Declarações de Elisabeth Badinter na entrevista :
" não acredito que as mulheres sejam diferentes dos homens. A idéia de que as mulheres são mais atentas aos outros, mais pacíficas, mais doces, isso é bobagem, não se sustenta. O sexo não tem nada a ver com isso"
"é o argumento que conta e eu prefiro mil vezes votar num homem que tem as mesmas idéias a votar numa mulher cujas idéias são contrárias"
" Feminismo em que a mulher  é considerada uma heroína porque ela é vítima dos homens, com isso eu não concordo. A fabricação da mulher vítima, pela qual, por ser mulher ela é forçosamente vítima, acho que é um desastre"
" Dia 8 de março, o Dia da Mulher, que acho horrível"
"... estão começando a difundir a idéia de que os homens são uma ameaça para as mulheres, uns canalhas.... não devemos dar a entender que a essência do masculino está na violência, não é verdade! "
" o feminismo que vitimiza , e que é a voz principal do feminismo hoje, não me interessa. Acho que é muito contraprodutivo"
"



Nenhum comentário: