terça-feira, 25 de outubro de 2016

OCUPAÇÃO - UM CONCEITO E UMA PRÁTICA A SEREM ANALISADOS - P.R.Baptista

Das ocupações das escolas pode-se tentar tirar algumas lições.
Surgidas quase espontaneamente em algumas escolas , de algum modo inspiradas em outros movimentos de ocupação dos quais um dos primeiros e mais emblemáticos tornou-se Occupy Wall Street ,  rapidamente espalharam-se pelo país trazendo junto inclusive os Institutos Federais nos quais a participação dos alunos historicamente é pequena.
O elemento desencadeador foi o encaminhamento pelo governo vigente da PEC 241 que estabelece restrições a investimentos inclusive em Educação, e agregou-se a rejeição deste governo sob o lema FORA TEMER. 
Talvez o fato mais relevante, tenha sido , ao lado do sucesso do movimento, o surgimento da chegada à linha de frente da discussão da realidade que vive o país, de um grande segmento constituído por jovens estudantes.
Haveria, certamente, pontos a serem questionados com relação aos desdobramentos desse movimento especificamente mas, considerando que surgiu inesperadamente, sem nenhum tipo de estruturação prévia, ou seja, espontaneamente, sem dúvida deixa um saldo positivo a ser, a partir de agora, aproveitado para servir de base para dar continuidade ao movimento e à discussão. 
De imediato, do ponto de vista da influência que possa surtir na decisão a ser tomada hoje na Câmara de Deputados quanto à PEC 241, não se espera que possa ter influência.
 
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FOTOS © COELHO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO

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