domingo, 9 de outubro de 2016

NIETZSCHE, A ESQUERDA E O SOCIALISMO - P.R.Baptista

Nietzsche faz parte de um círculo de escritores em grande parte idolatrado por simpatizantes da esquerda política, muito mais, aparentemente, do que por outras correntes políticas, inclusive de direita.
Digo simpatizantes porque são pessoas que manifestam com frequência posições que se identificam como sendo de esquerda. 
É um fenômeno curioso pois, sabidamente, o pensamento de Nietzsche teria fornecido elementos de  inspiração para a composição do pensamento ideológico do próprio nazismo que se coloca como o paroxismo da extrema-direita.  
Como curioso seria ver adeptos da direita estarem citando com entusiasmo pensamentos de Marx.
a começar pela pouca propensão, dentro da direita, de trabalharem com questões teóricas.
É bem verdade que essa idolatria parece consistir basicamente em mencionar citações esparsas extraídas principalmente de "Assim falava Zaratustra" , de preferencia as carregadas de sentimentos de liberdade, de rompimento com valores burgueses, citações que estão já adrede à disposição na internet para quem quiser reproduzi-las .
Mas se deixa de lado ao agir assim, em se tratando de quem se coloca como alinhado com o pensamento de esquerda, todo um conjunto de aspectos envolvidos.
Um deles, que aproveito para lembrar, além do conteúdo do pensamento de Marx e Nietzsche , é a história de vida de cada um que pode ser uma boa referência especialmente considerando que foram contemporâneos com biografias bem distintas, praticamente opostas em todos os sentidos.   .
E, citação por citação, trago esta de Nietzsche: 
 "O socialismo é o fantasioso irmão mais jovem do quase decrépito despotismo, do qual quer herdar; suas aspirações são, portanto, no sentido mais profundo, reacionárias. Pois ele deseja uma plenitude de poder estatal como só a teve alguma vez o despotismo, e até mesmo supera todo o passado por aspirar ao aniquilamento formal do indivíduo: o qual lhe aparece como um injustificado luxo da natureza e deve ser transformado e melhorado por ele em um órgão da comunidade adequado a seus fins"

Nenhum comentário: