sábado, 30 de agosto de 2014

O uso indevido do espaço público, segunda parte.

Transcrevemos matéria enviada por um leitor de A Metade Sul, "Dando continuidade à matéria publicada anteriormente a respeito da utilização do espaço público em Pelotas por empresas do ramo de transporte rodoviário urbano, agora, e para encerrar este tipo de abordagem, chamo a atenção da utilização do espaço público por parte da Empresa Conquistadora. 
Esta empresa tem o início de várias de suas linhas em frente a antiga Estação Ferroviária. 
A empresa, por comodidade, estaciona por prolongados períodos, um grande número de seus ônibus em frente a Estação Ferroviária. 
Novamente, a exemplo do que acontece com o semáforo comandado pela empresa Expresso Embaixador, o Governo Municipal faz vistas grossas ao uso indevido do espaço público. Digo isso pois, caso provem o contrário, nenhum ônibus ali estacionado no meio da rua foi multado por estar estacionado em espaço não permitido.
Mesmo sabendo que o deslocamento dos ônibus do início da linha para um local apropriado de espera (garagem) acarrete um aumento do preço da tarifa do ônibus acho prudente que a empresa viabilize a retirada dos ônibus daquele espaço antes mesmo que o Governo Municipal se atente para este fato.
Semelhante fato também ocorre na rua Sete de Setembro em frente a praça da Santa Casa. Aquela quadra fica, grande parte do dia, servindo de estacionamento para os ônibus que fazem as linhas da cidade para as praias do Laranjal e Colônia Z3. 
Embora esses ônibus não estejam estacionados em locais proibidos, não acho apropriado este tipo de ocupação do espaço público por uma empresa privada, não dando chance para que os munícipes estacionem seus carros naquela quadra.
Por fim, fica a reflexão: “o tratamento dado pelo Governo Municipal aos pequenos comerciantes proprietários de trailers em Pelotas é igual ao tratamento dado à grandes empresas do setor de transporte rodoviário?”


2 comentários:

Lúcio disse...

O Diário Popular em sua edição de Domingo faz uma chamada na capa sobre o assunto Espaço público é fiscalizado com mais rigor em Pelotas e a matéria é publicada na página 10. O assunto é o mesmo da A Metade Sul mas com uma abordagem bem diferente. O jornal retrata o combate da prefeitura à pequenos comerciantes e A Metade Sul retrada o aproveitamento do espaço público por uma grande empresa de Pelotas sem que haja qualquer tipo de penalidade.

Anônimo disse...

Parece que mexer com pequenos comerciantes é mais fácil do que com grandes empresas...