terça-feira, 5 de agosto de 2014

O Perigo à Sombra das Árvores


A beleza e o ambiente agradável proporcionado por árvores nas cidades é algo sempre destacado. A arborização no entanto, especialmente quando as árvores atingem grande porte, esconde também um risco para os habitantes. Noticiário registra morte de pessoas em Montevidéu e Porto Alegre provocada pela queda de árvores e, decerto, em quaisquer outras cidades. Em Pelotas, recentemente, tombaram duas árvores na praça central que poderiam, por serem árvores grandes, ter tido consequências graves.
O que está passando despercebido, no entanto, é a existência no centro da praça de uma árvore de grande porte com grossos galhos amarrados com cabos de aço.
Como deve se tratar de um procedimento antigo, os cabos estão cortando os galhos causando já sulcos bem profundos.
O risco dos galhos se partirem é , pode-se facilmente observar, muito grande.
O fato parece, assim, exigir providências (P.R.Baptista)



Um comentário:

físicamatemática disse...

A preservação ambiental, o respeito para com as árvores que testemunham nossa história e o proveito que usufruímos da arborização das cidades são fatos incontestáveis. Mas, as árvores são de diferentes espécies, e estas possuem estas características diferenciadoras.Logo uma logística diferenciada com contínuo cuidado e reavaliação se faz necessária.