domingo, 8 de outubro de 2017

"Lula tem um grau de culpa", diz Olívio

Voz praticamente isolada no PT, o ex-governador Olívio Dutra continua sendo uma das raras lideranças do partido a realizar a necessária autocrítica. Assim como Olívio, outro gaúcho, o também ex-governador Tarso Genro, defende a necessidade de uma espécie de refundação do PT, de retomada de bandeiras históricas e de reaproximação com as bases. Mas Olívio vai bem mais além. Nessa quinta-feira, durante entrevista ao programa “Esfera Pública”, da Rádio Guaíba, ao comentar a situação jurídica de Lula, o petista fez declaração que contraria a postura de 10 entre 10 petistas.
“Me dói dizer isso, mas Lula tem algum grau de culpa”, disse. Olívio ponderou, afirmando que o ex-presidente foi vítima de sua própria generosidade, de sua inocência. “Ele não tinha controle, mas agora tem que responder”, fazendo referência a irregularidades e crimes cometidos por subalternos.
Sobre as acusações feitas por Antônio Palocci contra Lula, Olívio disse não ter sido pego de surpresa, principalmente devido à circunstância em que se encontra o ex-ministro, que está preso. Segundo ele, algumas informações não correspondem à verdade, são suposições, mas todas as acusações precisam ser analisadas.
Autor de projeto similar ao apresentado por Nelson Marchezan Júnior, relativo ao IPTU, quando era prefeito de Porto Alegre, que aliás, também foi derrotado na Câmara, Olívio foi coerente e elogiou a tentativa do tucano. “A iniciativa é boa. A cobrança deve ser justa, apesar da pressão dos detentores de poder econômico. Pena que não progrediu”.

Correio do Povo -06/10/2017:

Nenhum comentário: