segunda-feira, 2 de outubro de 2017

GUGA APROVA O ENSAIBRAMENTO

Postado no site da Prefeitura Municipal de Pelotas
A Prefeitura de Pelotas insiste em pensar que administrar uma cidade é promover campanhas de propaganda ou recorrer insistentemente a recursos de marketing.
Sabe-se que é um estilo de governo muito próprio do PSDB que nos oferece os exemplos de São Paulo e Porto Alegre.
No caso de Pelotas completando nove anos de governo esse estilo não dá mostras  de mudar.
O caso mais recente é a propaganda da terraplanagem de ruas da praia do Laranjal, do Santo Antônio.
Terraplanar ruas que ficam esburacadas e inundadas deve ser uma atividade de rotina, não tem porque merecer uma campanha publicitária apelando para a figura de Guga.
Estamos na entrada da primavera e o verão passa a estar mais próximo. E com ele a temporada de veraneio. A presença humana na praia se multiplica várias vezes com pessoas que são de Pelotas e muitas também que são de fora.
Enquanto isto as melhorias e os investimentos que são esperados para a praia seguem indefinidos ou em ritmo muito lento.
A demanda para que avancem tem sido muito grande e os moradores passam o ano à espera que sejam resolvidos.
Mas ao que parece vamos continuar ouvindo falar sobre eles sem ações efetivas para que tenham solução.
Considero a segurança para cheias como a que ocorreu em 2015 e os alagamentos permanentes a ação mais importante.
Mas se seguem uma infinidade de outras ações que necessitam avançar.
Rede de esgoto, balneabilidade, segurança, trafegabilidade das ruas, estão entre elas.
A pavimentação da avenida Espírito Santo avança com uma lentidão que torna impossível prever seu término agravando o quadro já sério dos alagamentos.
O trapiche segue se deteriorando e está com o acesso interditado.
Isto não impede que a prefeita Paula dê aval para uma passarela de 1km pela praia entre o Santo Antônio e o Barro Duro ao custo de mais de duzentos mil reais.
Do camping municipal, fechada na administração de Eduardo Leite, não se fala nada.
E no entanto vinha sendo, durante administrações seguidas, uma alternativa extremamente importante para quem , a custo razoável, quisesse ficar na praia no verão.
Enquanto nada disso se resolve nem se apresentam medidas sérias para ter solução , seguimos à mercê de propagandas quase ingênuas como essa.
Ao que consta o escritório de Guga já teria exigido a retirada da propaganda ajudando a acentuar o inoportuno da publicação.
Quem será o próximo garoto ou garota propaganda?
O mais coerente, considerando as condições atuais do Laranjal, seria um campeão de natação ou de mergulho.

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