sábado, 2 de maio de 2020

TANGOS E TRAGÈDIAS - UM MARCO DA MÚSICA E DO TEATRO GAÚCHO

MMMMMMM MMMMMMMM NNNNN

Tangos & Tragédias foi criado no ano de 1984, em Porto Alegre pelos músicos Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky. Desde 1987, era exibido nas temporadas de verão, durante o mês de janeiro, no Teatro São Pedro. No ano de 1999, Tangos & Tragédias foi o tema escolhido para o enredo da escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina no Carnaval de Porto Alegre.
O enredo intitulava-se A visita de Dona Leopoldina ao Reino da Sbórnia.
O espetáculo passou por diversos teatros do Brasil, além de contar com uma versão em língua espanhola, apresentada em Buenos Aires (Argentina), Quito (Equador), Manizales (Colômbia) e Cádiz e Donostia-San Sebastián (Espanha). Em Portugal, foi escolhido pelo público como o Melhor Espetáculo durante o Festival Internacional de Teatro de Almada, em 2003, e Espetáculo de Honra, em 2004. Em dezembro de 2007, a dupla lançou o DVD Tangos e Tragédias na Praça da Matriz, gravado em 2004, durante uma apresentação de comemoração dos 20 anos da peça, reunindo 20.000 pessoas na Praça da Matriz, em Porto Alegre.
 Em janeiro de 2014, a temporada de verão começou a ser apresentada no Teatro São Pedro, como de costume, mas precisou ser interrompida quando foi diagnosticado que Nico estava com leucemia aguda. Ele foi internado às pressas no dia 23 de janeiro, e acabou falecendo em 7 de fevereiro de 2014.

Nenhum comentário: