sábado, 27 de maio de 2017

LARANJAL - UM BAIRRO EM ESTADO DE SÍTIO - P.R.Baptista

O bairro do Laranjal, um recanto diferenciado por oferecer durante o ano e, especialmente, durante o verão, pela sua condição de balneário, a grande opção de lazer e moradia da cidade, é ao mesmo tempo uma zona sitiada.
De um lado pela poluição da praia e de outro pelo praticamente permanente assédio das enchentes e dos alagamentos.
Esta situação tornou-se histórica com as grandes enchentes ocorridas em anos anteriores e que tem ademais a característica, ao contrário de outras conhecidas, de se prolongarem muito tempo depois da chuva ter cessado, pela falta de um escoamento natural e pela inexistência de um sistema eficiente de bombeamento . Ao fim acabou se incorporando praticamente ao cotidiano de quem mora ou se desloca pelo bairro.
Durante o verão quando o clima contribui , os dias são quentes e as chuvas menos presentes, o Laranjal é mostrado como um cartão postal da cidade
Passado esse período , com menos fluxo de frequentadores a não ser nos fins de semana, o bairro mergulha no esquecimento por parte da Administração que volta seus olhos para pontos mais vistosos especialmente se localizados na área do centro.
O descaso torna-se, então, evidente até mesmo porque o serviço de bombeamento d'água, obviamente essencial para aliviar o acúmulo de água retida, não atende às necessidades.

Nenhum comentário: