sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

TODO PODER EMANA DO POVO - Antonio Ernani Pinto Silva Filho


Saí há pouco da sessão Câmara de Vereadores. Pela manhã, aprovaram um aumento para a guarda municipal.
Depois, alguns vereadores proferiram discursos de elogios ao Secretário Municipal Cláudio Montanelli, que estava presente na sessão, e não fiquei para ouvir as loas ao Secretário Luiz Van der Laan.
Não votaram, ainda, a taxa do lixo, o que deverá ocorrer à tarde.
Em razão do desvio de finalidade da sessão, passei a olhá-los com a visão de antropólogo. Além dos discursos com...pletamente desinteressantes e inaproveitáveis, circula no entorno do plenário um grupo de pessoas, que entra e sai através de uma porta localizada atrás da mesa diretora, que deve ser composto por assessores.
Além disso, enquanto os secretários faziam seus óbvios e redundantes agradecimentos aos elogios recebidos, havia um fotógrafo que tudo registrava. Os fotógrafos fazem parte do staff de um político. No mais, misturam-se no auditório pessoas da imprensa, populares e alguns curiosos como eu.
Impressiona, na mesa da direção da Câmara,logo abaixo do lugar do Presidente da Câmara, uma frase: "Todo o poder emana do povo". Será que os vereadores têm a compreensão do real significado dessa frase.
Hoje, quando votarem a taxa do lixo, vão decidir pelo interesse do povo ou pelo interesse do Prefeito?

Nenhum comentário: