sexta-feira, 10 de junho de 2016

Ambulantes, uma questão antiga de cara nova

foto Paulo Rossi-DP
Na tarde de quinta-feria ( 9/06)  o centro de Pelotas foi agitado pela ação da fiscalização da Prefeitura, apoiada pela Guarda Municipal, coibindo, inclusive com detenções, a atividade de ambulantes no Calçadão.
No eepisódio a ação dos guardas foi muito forte e houve grande contrariedade dos populares que acompanharam indignados a ação.
O fato reproduz um problema antigo que, ao longo do tempo, se repete.
A criação de um camelódromo era visto como a solução definitiva para o fenômeno que há algum tempo tinha atingido uma condição extrema ( ver foto) mas ele acaba se manifestando.
No caso presente surge como um fator novo a presença de imigrantes senegaleses e haitianos.
O ocorrido divide as opiniões, de um lado os que entendem que a legislação que coíbe atividades comerciais desse tipo deve ser cumprida e, de outro, os que se mostram preocupados com a condição econômica dos ambulantes especialmente os imigrantes.
Cabe lembrar que os imigrantes haitianos acorreram ao Brasil , entre outros fatores, pela presença brasileira no Haiti e já são muitos espalhados pelo país.
Inicialmente até saudados como uma mão-de-obra a ser absorvida pela atividade econômica em expansão, na nova conjuntura vivida pelo país ficam com alternativas mais escassas de sobrevivência.
O fato é que se torna necessário encontrar alternativas viáveis mas que não surgirão, de forma simplista, do mero atendimento do que cada uma das partes envolvidas exige ou reivindica.
(Fotos: Paulo Rossi - DP)

Nenhum comentário: