sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Em questão: a que atribuir o esvaziamento do Pronto Socorro ?

A Prefeitura de Pelotas, através de sua assessoria de imprensa e também, na pessoa da vice-prefeita Paula Mascarenhas, divulga o esvaziamento do Pronto Socorro, referindo-se a "corredores vazios" fato que atribui " a um trabalho incansável do prefeito Eduardo Leite e da equipe da Secretaria da Saúde desde o ano passado. Contratualização de novos leitos e qualificação das UBSs começam a mudar a imagem da saúde em Pelotas"

Antonio Ernani Pinto, sempre atento observador dos fatos relativos a Pelotas e ao país, tem outra opinião. 
Segundo suas palavras "as pessoas continuam admiradas com o fim do atendimento nas macas pelos corredores do Pronto Socorro de Pelotas. Não tem milagre.
O próprio Prefeito Eduardo Leite disse o que está ocorrendo.
Em razão do atendimento eficiente do Programa Mais Médicos, houve uma redução de 9% para 3% do público que ia até as Unidades Básicas de Saúde e depois ia para o Pronto Socorro. As UBS não atendiam por falta de médicos e não tinham resolutibilidade. 
Com os Médicos Cubanos, especialmente estes, as pessoas estão sendo bem atendidas nas UBS e não necessitam ir ao Pronto Socorro, que só fica com os casos de urgência e emergência. 

Não vamos ideologizar! O Programa Mais Médicos está sendo muito bom para os pacientes. Isto deve estar se refletindo, também, na diminuição do serviço do médico especialista e dos exames. Todos vão ganhar! As consultas necessárias aos especialistas e os exames vão acontecer em menor tempo"

.
Considerando que o atendimento do Pronto Socorre tem sido, de forma recorrente e de de longa data, assunto de muita discussão e utilizado politicamente das mais diferentes maneiras, seria interessante entender corretamente o que teria, exatamente, provocado o novo quadro.

Nenhum comentário: