sábado, 19 de abril de 2014

Cultive-ler, uma crônica atenta da realidade

Cultive-ler é o portal editado por Manoel Magalhães , escritor e artista de grande sensibilidade e olhar atento sobre nossa realidade.

Destaco, a seguir, o texto que escreve sobre a fotografia de Marcelo Soares, sobrinho do grande fotógrafo pelotense  Deogar Soares, e que dá claras demonstrações de seguir, em alto estilo, embora diferente, a tradição do tio.

Para Curtir: Marcelo Soares pelo instagram 
Tenho um carinho muito grande por esses profissionais. Lembro-me do tio Venuto, que era barbeiro e cabeleireiro. Não lembro se antigamente eles eram denominados também cabeleireiros. Lembro-me de que ir aobarbeiro significava cortar o cabelo, pois na época era imberbe, presenteando-lhe a melena, cujo tamanho, segundo minha mãe, era um atrativo para os piolhos. 

Pois esse parente, que talvez fosse um desgarrado de Macondo, antes de começar o corte de cabelo, pegava o violino e tocava apaixonadamente. 

E sorria! Um sorriso de pingar no chão. Desconfio que as formigas que corriam pelo chão da barbearia levavam para o ninho pequenos favos de mel, fruto do sorriso do Tio Venuto.

Portanto, foi com grata surpresa que me deparei com as fotos de Marcelo Soares, que vem se revelando um grande fotógrafo, que consagrou inúmeros artistas, tais como Saul LeiterNguanCamilo José Vergara, e os mais conhecidos Robert CapaHenri Cartier-Bresson  e tantos outros.


Nenhum comentário: