sábado, 1 de junho de 2024

ALAGAMENTOS NO LARANJAL - Rogério Guimarães


 As belas praias do Laranjal, onde milhares de pessoas moram ou passam seu tempo de lazer, há muito tempo vem sofrendo com a negligência/desinteresse na melhoria da infraestrutura do bairro.

Os constantes alagamentos, de menor ou maior magnitude, refletem a falta de investimentos consistentes. Não há um planejamento para a construção efetiva de diques, não taipas como fizeram, e construção e implantação de sistema de bombeamento da água. Quando o "bicho pega", observa-se obras "meia boca".
Os alagamentos também refletem o total descaso com o meio ambiente, onde o poder público, há décadas, permite loteamentos em áreas impróprias para habitação. Na verdade, deveriam ser criadas áreas de preservação permanente, desde o pontal da barra até a colônia Z3 em diversos pontos com fiscalização atuante.
A falta de um sistema de esgoto instalado em todos os balneários e, logicamente, o devido tratamento, são refletidos nestes alagamentos. Há alguns anos o SANEP investiu milhões de reais na instalação de rede de esgoto, o qual não atingiu o Novo Valverde. A região que recebeu a rede de esgoto nem todos moradores conectaram suas residências ao sistema. Fato lamentável e não conheço nenhuma ação do poder público para punir estes relapsos.
Neste momento trágico, temos ouvido das autoridades constituídas de que o Laranjal receberá grandes investimentos. Porta arrombada, tranca de ferro. Sinceramente, não acredito na execução de projetos fundamentais para o bairro.
O Laranjal precisa de construção de um grande e extenso dique (não taipa como existe hoje) com instalação de bombas potentes e que funcionem quando necessário. Seria fundamental, também, transformar a estrada da colônia Z3 num dique e as pontes serem de concreto. Uma casa de bombas junto a este dique deve ser construída.
Na minha modesta opinião, estas obras são prioridade das prioridades.
Todo o bairro com rede de esgotos, sendo os moradores obrigados a conectar as residências neste sistema, sob pena de crime ambiental. Pavimentação decente em todo o bairro, prioritariamente onde circula o transporte coletivo. Essas são demandas antigas e negligenciadas por várias gestões.
A população do Laranjal (ELEITORES) não aceitam mais conversa fiada do poder público, seja ele de qualquer ideologia política. Basta. Queremos as obras sendo executadas.

Nenhum comentário: