sábado, 17 de abril de 2021

CASA PRISMA, UM ACESSO À MORADIA DIGNA - Cassius Baumgarten


Nova vida
O acesso a moradia digna é um direito básico, porém negado a muitos brasileiros. Apenas em Pelotas, são 995 famílias que vivem em condição de precariedade habitacional, caracterizada pela má condição da moradia, pela falta de infraestrutura básica, como distribuição de água, rede de esgoto, energia elétrica, pavimentação, entre outros. Procurando alternativas para superar-se  o problema, o arquiteto e urbanista Cassius Baumgarten tomou a iniciativa de construir uma nova moradia para uma dessas famílias, através do seu programa Casa Prisma.
Um casal com dois filhos, de cinco e dez anos, viviam em uma pequena peça feita com restos de materiais diversos, chão batido, sem água, luz e banheiro. A situação precária configurava uma violação de direitos e gerava riscos à saúde dos moradores, além de ameaçar a permanência dos filhos na escola. Ambos sofriam bullying devido ao mal cheiro causado pela falta de higiene adequada, o que tirou deles a vontade de ir à escola.
Em dezembro de 2020, a nova moradia foi entregue à família. A Casa Prisma foi projetada de modo a permitir uma aplicação rápida e de baixo custo. Sua estrutura é composta de vários módulos iguais que se encaixam, o que permite que o espaço interior venha a ser expandido de acordo com necessidades futuras. Baumgarten inclusive já projetou a casa do casal prevendo esta mudança para que, quando as crianças forem maiores, cada uma possa ter seu quarto. Agora, a família conta com uma cozinha e sala integradas, um banheiro, um quarto para o casal e um para os dois filhos, além de um jardim e um espaço nos fundos do terreno, onde o pai pode exercer seu trabalho de separar o lixo sem que interfira na salubridade da casa.
Baumgarten teve ajuda do empresário Ricardo Nanini na execução da casa e na busca pela viabilidade financeira do projeto, que teve o custo total de R$ 8 mil em materiais de construção. O trabalho foi concluído em 50 horas. A família também participou de algumas etapas do processo de montagem da casa, o que gerou maior sentimento de pertencimento. A assistente social Josana Pires já acompanhava de perto a situação, e trabalhou para criar oportunidades para o desenvolvimento da família. A parede do banheiro ganhou uma pintura da artista Patrícia Wilker.
O direito à moradia
O direito à moradia está previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, no Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais de 1966, e também na Constituição Brasileira de 1988.
Para que uma moradia seja considerada adequada, há uma série de condições que devem ser atendidas. Segundo o Comentário Geral nº4 do Comitê sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, são elas: a segurança da posse, a disponibilidade de serviços, materiais, facilidades e infraestrutura, o custo acessível, a habitabilidade, a acessibilidade, a localização e a adequação cultural.
O programa
A Casa Prisma foi idealizada por Baumgarten em 2016 para buscar garantir o acesso a moradia digna e possibilitar o desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, motivado pelo caso de uma família que havia perdido a casa em um incêndio. Desde então, já atendeu a quatro famílias no total. Anteriormente, ainda durante a graduação no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o arquiteto já havia trabalhado com famílias de baixa renda no Programa de Extensão Sustentabilidade no Habitat
Social, além de projetar e executar a Casa Pallet, uma moradia de baixo custo feita somente com materiais reaproveitáveis como pallets e caixas Treta Pack. Atualmente, é sócio proprietário da startup Omnis Arquitetura para Todos, onde presta consultoria e assessoria técnica para a elaboração de políticas e programas habitacionais.
O nome Casa Prisma faz alusão à descoberta do físico Isaac Newton, na qual a luz branca incide sobre um prisma e é dividida em todas as sete cores que a compõe. Assim, o conceito do projeto é pegar o direito à moradia adequada e colocá-lo sob a perspectiva de cada um dos sete critérios que ela deve atender.
Para saber mais sobre a Casa Prisma, basta entrar em contato pelo telefone (53) 8163-0010 ou pelo e-mail cassiusbaumgarten@gmail.com.


Nenhum comentário: