quarta-feira, 2 de setembro de 2020

O "ENSINO NÃO PRESENCIAL" no IFSul - Pablo M. Mendes

O “ensino não presencial” no IFSul
Desde o dia 16 de março de 2020 o IFSul suspendeu suas atividades presenciais em virtude da já conhecida pandemia, através da instrução normativa n°10/2020, publicada no dia 13 de março. Em resumo, essa suspensão foi sendo prorrogada através de avaliações do cenário atual no Rio Grande do Sul, mês a mês, e o que temos hoje é que essa suspensão vai até o dia 03 de outubro de 2020, por decisão do CONSUP (conselho superior do IFSul – órgão máximo da instituição e que possui carácter tanto deliberativo, quanto normativo e consultivo). As reuniões desse conselho (que estavam suspensas desde  março) voltaram realizar-se no dia 07 de julho, mas de forma não presencial. Foi um aprendizado a todos e já nas primeiras reuniões tivemos problemas com a plataforma, com acesso, dentre outros. Todos nós estamos nos adaptando a essa nova realidade. Após o CONSUP solicitar para a câmara de ensino e de pesquisa uma proposta de regramento para ser debatido neste conselho, iniciaram-se os extensivos trabalhos que levaram 3 semanas, com trabalhos inclusive nos finais de semana, e que ao longo de seu cronograma contou com a participação efetiva de grande parte dos servidores e estudantes, e me arrisco a informar que foi o regramento que mais foi discutido e debatido em termos de tempo e também que passou pela maior porcentagem da comunidade acadêmica do IFSul em toda a sua história. Poucas pessoas envolvidas com o IFSul não estavam sabendo do que estava em discussão, e entre técnicos administrativos, docentes, estudantes, e muitos pais também, houve um forte acompanhamento da evolução dos trabalhos. Em resumo, a reunião que analisou e votou ponto a ponto do regramento de atividades remotas/não presenciais intitulada “DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS NO IFSUL ADOTADAS EM RAZÃO DA PANDEMIA (COVID-19)” demorou cerca de 39h, sendo continuada turno após turno, dia útil após dia útil. Ao final, e após longo debate entre diferentes ideias e depois de extensas votações, percebi que o nosso instituto deu um passo em direção a uma mudança de paradigma: um tiro no escuro, pois o instituto estaria entrando num modelo de ensino desconhecido, mas que por deliberação da maioria, estaria disposto a tentar, a correr riscos, a de fato agir em prol de seu propósito de existir, que é o de formar profissionais para o mercado... capazes de promover a transformação social, tão necessária em nosso país. Se dará certo? Não temos certeza, mas esperamos que sim. Se temos receio de errar? Sim, e provavelmente  muitos erros serão cometidos, mas, a vontade de acertar será infinitamente maior. O ensino será transformado pela pandemia? Acredito que sim, e de várias formas imagináveis e inimagináveis e o futuro será testemunha disso. Mas sobre o presente, ouvimos relatos de que algumas escolas, particulares e públicas que já implementaram o ensino remoto e que estão despejando toneladas de conteúdos em seus estudantes, de forma nunca vista antes, e impossível de se assimilar. Também ouvimos relatos de bons exemplos, do que funciona bem. Isso também tínhamos no presencial, ou seja, formas diferentes de formar os profissionais, e teremos no presencial do futuro também, assim como teremos no ensino remoto emergencial. Qualidade na educação remota, é possível? Acredito que sim, da mesma forma que no presencial tínhamos (e teremos quando tudo isso acabar) aulas boas e aulas ruins, no remoto emergencial também teremos. Pra finalizar, hoje as APNP (atividades pedagógicas não presenciais) estão sendo pensadas/preparadas dentro de cada um dos 15 campus do IFSul, e cada campus tem autonomia para definir que tipo de retorno remoto irá executar, ouvindo a sua comunidade, seus cursos, seus técnicos (e porque não os seus terceirizados), seus estudantes e pais. Dentro das próximas semanas teremos algumas definições, calendários, tipos de APNP a serem ofertadas, dentre outras deliberações que cada campus tem autonomia pra decidir, sobre seu próprio funcionamento durante a pandemia. Em meio a isso tudo, logo teremos eleições para Reitor e Diretores de Campus... mas vida que segue pois o mundo não para de girar, com ou sem coronavírus... adaptação, coragem, são palavras bem vindas, assim como cautela e cuidado também...
O documento pode ser acessado através do endereço: http://www.ifsul.edu.br/ultimas-noticias/3349-ifsul-aprova-diretrizes-para-o-desenvolvimento-de-atividades-pedagogicas-nao-presenciais


Pablo M. Mendes
Professor Efetivo e Conselheiro Titular Docente do CAVG no CONSUP
IFSul Campus Pelotas Visconde da Graça- CAVG

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