domingo, 8 de março de 2020

PROPOSTA DE CANDIDATURA COM MANDATO COLETIVO


.
Meus caros(as) amigos(as), pertenço ao coletivo LAD (Livres Atuadores pela Democracia). Como tal, venho convidá-los(as) para a apresentação da nossa candidatura à próxima eleição da Câmara Municipal de Pelotas, representada pela pessoa do meu companheiro e velho amigo pessoal Henrique Mascarenhas de Souza. 
Tentaremos a experiência, já acolhida em vários lugares do mundo, do mandato coletivo, isto é, a prática política institucional em que o eleito reduz profundamente a possibilidade de atuar em acordo apenas, ou fundamentalmente, com suas percepções e interesses, mas se vincula a um grupo mais representativo de pessoas, voltando-se a uma partilha política que traduza mais qualificadamente um interesse social. 
Melhores esclarecimentos acerca desse mecanismo de prática democrática podem ser obtidos na literatura correspondente, na análise de seus benefícios reais nos locais em que foi implementado ou diretamente com os integrantes do LAD.
Como a internet possui muitas informações sobre o mandato coletivo, várias das quais inseridas em sites e páginas com espectro político por vezes muito evidentemente ideológicos (tanto vinculados à esquerda como à direita), faço a opção por lhes deixar o esclarecimento virtual da Wikipédia, em tudo mais claramente asséptico e nitidamente descritivo:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mandato_coletivo
Agradecido pela atenção, contamos com o apoio, se não para aderir, ao menos para conhecer nossa proposta.
Pedro Moacyr Pérez da Silveira

Nenhum comentário: