sábado, 19 de maio de 2018

NÃO ESTAMOS MAIS SÓS (*)


Pelotas 18 de maio de 2018, nem se passaram 5 dias pós a “comemoração” dos 130 anos da abolição (uma falsa abolição) e a Escola JÁ de Desenho e o Jornal Diário da Manhã, permitem vincular em seu jornal uma propaganda preconceituosa sobre cabelos, dizendo assim: “Cabelo ruim é como assaltante... Ou tá armado, ou tá preso”! Inaceitável permitir esse tipo de propaganda que comunga com esse pensamento de inferiorização dos tipos de cabelos de origem africana, o destinando à categoria “Cabelo Ruim”, em oposição ao cabelo liso do branco! Trazendo à tona um ideal de civilização, justificando assim todo tipo de violência!
É inaceitável e ao mesmo tempo decepcionante visualizar esse tipo de propaganda ofensiva nesse veículo de comunicação que sempre se colocou à disposição dos movimentos sociais e sobretudo do Movimento Social Negro. Contudo dessa fez não houve cuidado, nem respeito a essa grupo étnico-racial que construiu essa cidade com o trabalho forçado dos africanos e seus descendentes!
Basta! Não dá mais para engolir esse tipo de racismo com tapinhas nas costas, dizendo: “Somos a favor da livre expressão”, ou não é de nossa responsabilidade, foi do anunciante!
Basta! Não podemos mais permitir que nossas crianças negras se deparem com esse tipo de publicidade preconceituosa e racista que mantém e propaga esse sentimento de inferiorização!
(*) Ativistas e organizações negras na luta antirracista da cidade de Pelotas

Nenhum comentário: