domingo, 31 de dezembro de 2017

LARANJAL , A GOTA D'ÁGUA - P.R.Baptista

O Laranjal, é comum se dizer, é um bairro de toda a cidade.
Durante o ano moradores dos outros bairros deslocam-se nos fins-de-semana para o Laranjal para usufruir do lazer que ele propicia.
E quando chega o verão esse movimento aumenta exponencialmente a começar pela população que se fixa na praia em casas próprias ou alugadas.
Mas é o momento também em que os problemas do bairro, presentes o ano todo, tornam-se agudos.
E não são poucos.
Alagamentos que facilmente se tornam enchentes pela falta de escoamento, abastecimento d'água deficiente, ruas, as do trajeto de ônibus sem pavimentação, as demais esburacadas deficiência de policiamento, de iluminação, de saneamento que afeta a balneabilidade da praia... a lista é enorme.
Quando chega a temporada, a Prefeitura corre para apresentar um cartão de visitas com promoções à beira da praia e pequenos eventos que nada resolvem dos problemas citados.
Passa a temporada e tudo volta ao normal, ou seja, ao descaso e ao esquecimento..
Mais recentemente essa situação passou a não ser aceita pelos moradores que tem, de forma bem acentuada nas redes sociais, demonstrado sua inconformidade e procurado se organizar.
Graças a essa mobilização  os problemas do Laranjal passaram a ter mais visibilidade e alguns até resolvidos ou minorados.
Mas esse movimento ainda está estruturação, movido por ações individuais ou de grupos na internet, que tem tido dificuldades de romper a barreira criada pela administração, desencontrada, inchada de cargos político, da Prefeitura.
Há casos, como a pavimentação da avenida Espírito Santo, que fogem ao entendimento de um raciocínio minimamente lógico e coerente. É um exemplo acabado do desentrosamento da administração municipal.
É compreensível que as ações da Prefeitura não possam se concentrar apenas no Laranjal , a cidade apresenta situações que não poucas e que exigem atenção mas o Laranjal, especialmente nessa época do ano, passa a ser o bairro de todos.
Algumas dessas ações é difícil entender porque não empreendidas  como o Camping do Barro Duro.
E, agora nesse momento, a falta d'água que impondo um sacrifício aos moradores torna letra morta qualquer discurso que queira se fazer de tornar o Laranjal um destino turístico.
Há um clamor dos moradores do Laranjal e, à esta altura, de quem já está para o fim-de-semana, sobre a precariedade do fornecimento de água.
Mas não se viu uma nota de esclarecimento da Prefeitura e do SANEP que seria obrigatório ter sido emitida..
O descaso ou, na melhor das hipóteses, a ineficiência de comunicação, é evidente.

Nenhum comentário: