sexta-feira, 12 de agosto de 2016

RECITAL DE VIOLINO E PIANO COM BRIGITTA CALLONI E RAFAEL COSTA DE SOUZA,


RECITAL DE VIOLINO E PIANO
COM BRIGITTA CALLONI E RAFAEL COSTA DE SOUZA,
NO CENTRO DE ARTES UFPEL
Dando continuidade à programação de concertos de música de câmara com artistas convidados, o Centro de Artes da UFPEL promoverá, no dia 15 de agosto, às 19h30min, um recital de violino e piano. Na segunda-feira passada, foi a vez do trio Knob-Sell-Mayer, com a formação clássica de piano, violino e violoncelo, apresentar obras de Brahms e Rachmaninoff, diante de uma platéia lotada. Nesta segunda próxima, o público poderá assistir à violinista Brigitta Calloni (Brasil/Áustria) e ao pianista Rafael Costa de Souza (Brasil/Alemanha), interpretarem a Sonata em Lá menor, de Robert Schumann, as “quatro peças românticas” (Op. 75), de Antonin Dvorak, e a célebre Sonata n.9, a “Kreutzer”, de Beethoven, uma das obras mais desafiadoras do repertório.
A sonata n. 9 de Beethoven, que já foi inclusive tema e título de uma novela de Tolstoi, foi dedicada ao violinista Rodolphe Kreutzer, e recebeu do compositor um tratamento concertante e altamente virtuosístico, que a diferencia de todas as sonatas para violino e piano compostas antes dela, caracterizadas como música doméstica e amadorística por excelência. A “Kreutzer” inaugura uma música de câmara emancipada do âmbito diletante, à medida que só é acessível ao “concertista”, por assim dizer. Por isso, é sempre uma ocasião especial a oportunidade de ouvi-la em um recital.
A violinista Brigitta Calloni é natural de Porto Alegre, onde iniciou seus estudos de violino aos 5 anos. Cursou música na UFRGS, sob orientação dos professores Marcello Guerchfeld e Fredi Gerling. De 2004 a 2009, residiu em Salzburg, Áustria, onde integrou a orquestra de câmara Salzburg Chamber Soloists, e participou de concertos com a orquestra da Deutsche Kammerakademie Neuss am Rhein. Em 2008 concluiu o bacharelado, com distinção, na Universidade Mozarteum, sob a orientação do prof. Lavard Skou-Larsen. Em 2011, formou-se mestre pela Michigan State University, sob orientação do violinista Dmitri Berlinsky. Nos EUA, integrou as orquestras sinfônicas de Flint, West Michigan e Lansing, participando também de concertos com outras orquestras da região de Michigan, bem como nas orquestras de câmara International Chamber Soloists e Ad Libitum. De 2011 a 2014 integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente está de volta a Porto Alegre, onde integra a Orquestra Unisinos Anchieta e, como musicista convidada, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
O pianista Rafael Costa de Souza graduou-se bacharel em música na UFRGS, sob orientação do prof. Ney Fialkow. Radicado na Alemanha desde 2006, estudou com Peter Waas, na Escola Superior de Música Franz Liszt, em Weimar, e concluiu o mestrado em piano pela Universidade de Stuttgart, onde foi aluno de Kirill Gerstein. Em Stuttgart, realizou um segundo mestrado, com ênfase em música de câmara, sob orientação de Péter Nagy. Nesse período aprimorou-se em masterclasses de pianistas como Ferenc Rados, LilyaZilberstein e StaffanScheja. Rafael foi premiado no 13º Concurso de Piano Arnaldo Estrella em Juiz de Fora, no Concurso Jovens Solistas da OSPA em Porto Alegre e no XIV Concurso Internacional de Piano Maria Campina em Portugal. Tem intensa atividade de música de câmara, tanto no Brasil quanto na Alemanha, mantendo parcerias musicais de longa data com músicos renomados, tais como a violoncelista Nadejda Krasnovid e o violinista Camilo da Rosa Simões (que estará com Rafael apresentando recital em Pelotas no dia 30 de agosto).
No dia seguinte ao recital, Brigitta e Rafael estarão ministrando masterclasses gratuitos aos alunos do curso de música da UFPEL. Os masterclasses são abertos ao público
O evento tem entrada franca e é coordenado por Tiago Ribas, professor de violino no bacharelado em música UFPEL.

DATA 
Recital: 15 de agosto, 19h30min
Masterclass: 16 de agosto, 9h
LOCAL
Auditório 2 Cearte (Rua Álvaro Chaves, esquina com Conde de Porto Alegre, Porto)

Nenhum comentário: