terça-feira, 22 de julho de 2014

Pelotas, capital da Zona Sul

Fotografia de Roberto Heiden de cena do entardecer em Pelotas, no entorno da praça central vendo-se em primeiro plano o antigo Grande Hotel e, mais ao fundo à esquerda, a cúpula da antiga sede do Banco do Brasil e, à direita, uma parte da fachada do prédio da Prefeitura Municipal. 
Em realce a pavimentação de paralelepípedos que tem sido agredida, em alguns pontos desnecessariamente, pela pavimentação asfáltica.
Segundo o Wikipedia, Pelotas é um município da região sul do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Considerado uma das capitais regionais do Brasil, possui uma população de 327 778 habitantes e é a terceira cidade mais populosa do estado.

Está localizado às margens do Canal São Gonçalo que liga as Lagoas dos Patos e Mirim, as maiores do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, ocupando uma área de 1 609 km² e com cerca de 92% da população total residindo na zona urbana do município. Pelotas está localizada a 250 quilômetros de Porto Alegre, a capital do estado.

Na história econômica do município, destaca-se a produção do charque, que era enviado para todo o Brasil e que fez a riqueza de Pelotas em tempos passados.

O município conta com cinco instituições de ensino superior, quatro grandes escolas técnicas, dois teatros, uma biblioteca pública, vinte e três museus, dois jornais de circulação diária, três emissoras de televisão, um aeroporto e um porto flúvio-lacustre localizado às margens do Canal São Gonçalo.

Tanto a zona urbana quanto a rural de Pelotas conta com monumentos, paisagens e belas vistas, que levaram a televisão brasileira a escolher o município já por três vezes como cenário para suas produções: Incidente em Antares, cuja locação foi feita na zona do porto; A Casa das Sete Mulheres, gravada numa charqueada na zona rural, e do filme O Tempo e o Vento, cujas filmagens ocorreram no fim de abril de 2012.

Em Pelotas, é realizada, todos os anos, a tradicional Fenadoce - Feira Nacional do Doce, festa de eventos ancorada pelos famosos doces de origem portuguesa que fazem a fama de Pelotas.
E neste breve, talvez desatualizado resumo, cabe acrescentar que a 15 km do centro, chega-se a praia do Laranjal junto a Lagoa dos Patos.

Nenhum comentário: