Apresentamos , a seguir , alguns elementos relativos à preservação da casa situada na Rua Gen. Telles, 564, casa esta inventariada.
São elementos preliminares aos quais pretendemos ir agregando outros tantos com a cooperação de colaboradoes de diferentes áreas, em particular de setores da área de Preservação Patrimonial em especial vinculados à Universidade Federal de Pelotas.
O IMÓVEL
A casa tem projeto de construção datado de 1925, ou seja é uma casa centenária.
Um documento muito significativa a respeito é a foto aérea, datada de 1925, na qual pode-se observar que a zona bem central na qual a casa foi construída só tinha ña época habitações muito simples com pátios amplos e arborizados.
Por se tratar de uma casa que foi construída pelo meu tio avô e na qual viveram sucessivamente meus avõs, meus pais e meu filho e, além disto, pelo valor que dou à preservação patrimonial e cultural , tenho um grande apreço por ela e venho procurando, com muitos gastos, mantê-la no seu todo resgatando aspectos da construção original e não só a fachada.
É uma proposta muito difícil, quase impossível, considerando o alto custo.
Como proprietário, no entanto, nunca abri mão de manter sempre na medida do possível a identidade do prédio inclusive através de pequenos detalhes.
FACHADA
A fachada da casa sempre foi, desde a construção de alvenaria. Lembro de meu pai negociando várias vezes com um pintor para tratar da pintura.
A partir do reconhecimento por parte da SECULT de que a casa não é cimento penteado, reconhecimento que só foi possível depois de várias solicitações, procedemos a estudar o revestimento existente e procurar, avaliando o procedimento mais adequado, recuperar o revestimento original de alvenaria.
É um investimento que encarece muito considerando a simples pintura..
JANELAS
A casa mantém as aberturas originais o que nem sempre é presente nas casas inventariadas
São as aberturas da fachada mas também internas.
Esta manutenção é particurlamente cara pelo alto dcusto da mão de obra e também pelo fato de que por serem de madeira e pelas restirções de emprego de toldo, ficam particularmente sujeitas à deterioração
PORTAL
O portal é particularmente interessante por empregar ladrilhos hidráuticos.
Este design é oportuno comentar só foi possível encontrar em Pelotas em dois lugares, numa porta lateral do Colégio São José e na entrada da Biblioteca Pública Pelotense.
A julgar por esta informação pode-se dizer que é bastante raro
PORTA DA FRENTE
Esta porta recentemente foi reformada
Apresentava sinais de apodrecimento que é favorecido pela exposição direta à chuva e ao sol.
Impõe-se melhor conservação o recurso a um toldo (1)
JANELAS
A casa mantém as aberturas originais o que nem sempre é presente nas casas inventariadas
Esta manutenção é particurlamente cara pelo alto dcusto da mão de obra e também pelo fato de que as janelas de madeira, pelas restirções ao emprego de toldo, ficam particularmente sujeitas à deterioração
A seguir temos fotos da janela e, em detalhe, da deterioração que mencionamoes
FORRO
Do mesmo o forro é mantido em partes da casa
ASSOALHO
O assoalho também integra o conunto de aspectos que permitem conceder à casa manter um grau significativo de preservação.
PORÃO
TIJOLOS
TELHAS / TELHADO
O telhado é um ponto crítico na manutenção da casa.
Originalmente foram empregadas as chamadas telhas portuguesas
São telhas enormes, pesadas, do tipo calha/canal rejuntadas com argamassa.
Perdi a conta dos números de vezes que meu pai, depois eu, contratamos um pedreiro para resolver problemas de goteiras.
A situação com o decorrer do tempo foi se agravando pelo apodrecimento e deterioração do mandeiramento por ação do cupim. O cupím , aliás, é o inimigo número 1 da preservação de uma casa com as características da citada alcançando com sua ação contínua e invisivel praticamente tudo que seja de madeira dentro da casa. São portas, janelas assoalho, forro, marcos, escadas,móveis, etc., enfim absolutamente tudo.
No caso do telhado o ataque é às estruturas de sustentação (tesouras, linhas, caibros, etc) levou , num certo momento, ao princípio de um desabamento .
A alternativa foi a construção, às pressas, de uma estrutura mais elevada revestida com telha de fibro cimento para, dentro das condições, planejar o restauro da esturutua original com as telhas de barro originais que foram preservadas todas
Telhas originais |
SITUAÇÃO ATUAL DO TELHADO
A implantação de um telhado de proteção é uma solução que não impede que outros problemas estejam presentes.
A parede lateral externa exigiu como medida de segurança ser suportada com barras de ferro à nova estrutura interna de caibramento.
Esta parede está fora de prumo a exigir medidas suplementares para , de momento, prevenir o desabamento a exemplo do que ocorreu no prédio da rua Benjamin Constant
ENCANAMENTO
Como referência quanto ao tipo de encanamentos utilizados originalmente mantivemos uma parte na parede do banheiro antigo.
O encanamento é de chumbo
ELEMENTOS DIVERSOS
Fazem parte da preservação da casa diversos elementos dos quais destacamos alguns deles
PLACA
A placa original da casa espera por que seja feita outra pois foi roubada
INTERIOR
Brevemente vamos nos refeir ao interior da casa que exige um atenção particularizada tanto ou mais difícil do que o exterior
A primeira foto é o do corredor de entrada
À esquerda observamos o contador de luz original que recentemente foi recolhido pela Equantorial o que está nos exigindo todo um esforço para garantir que permaneça no ambiente da casa .
Encaminhamento um link para que se entenda a situação
O contador da água foi possível manter
PARTE EXTERNA
Como a casa dispõe de um pátio lateral temos a proposta de integrá-lo ao ambiente da casa com a criação de um jardim de inverno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário