Black Friday ou Sexta-Feira Negra é um termo criado pelo varejo (retalho em português de Portugal) nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças , que é a 4°quinta-feira do mês de Novembro.
A idéia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.
Uma das maiores reclamações dos consumidores é a maquiagem de preços, tática utilizada pelos e-commerces pra vender mais sem ter que necessariamente diminuir os valores.
Funciona da seguinte forma: O lojista sobe arbitrariamente o preço do produto dias ou uma semana antes do Black Friday. Dessa forma, no dia 28 de novembro, ele pode dar um desconto muito grande no produto, e o consumidor acreditará estar levando vantagem.
Mas o aspecto que mais começa a chamar a atenção na promoção é a forma quase selvagem como as pessoas se lançam a disputar as compras pelos produtos.
Claramente o apelo pelo consumo dos artigos ofertados torna-se cada vez mais uma questão quase que de vida ou morte e o Black Friday mostra-se como umas faces mais marcantes desse processo alimentado pela propaganda e pelo discurso capitalista.
Não surpreende, aliás, que tenha começado nos Estados Unidos de onde vem se espalhando por vários outros países entre os quais o Brasil.
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