.
A intenção de formar uma frente de´oposição na eleição municipal, ao nos aproximarmos da realização das convenções e da definição em cada partido das candidaturas, mostra um esvaziamento.
As conversas iniciais começaram com a participação de PDT, PT, PSoL e PCdo B.
O PSB ainda no governo Paula não participou nesta etapa.
A tese era, como de costume, de escolher um candidato que se considerasse com maior viabilidade eleitoral e formar-se uma frente para apoiá-lo.
Mas, de início, podia-se prever que o PSoL não faria este tipo de composição, primeiro pela orientação ideológica e estratégica que vem adotando e, segundo porque esta estratégia tem obtido bons resultados.
Com relação ao PT igualmente era previsível dificuldades quando se tratasse de abrir mão de ser dele o candidato.Mais recentemente reforçou-se esta previsão com a articulação em torno do vereador Ivan Duarte como candidato.
Restaram os demais partidos com a adesão depois do PSB e, a crer no que é colocado na conversa, também do Avante representado pelo pastor Hermes Rockenbach. Cabe neste caso averiguar sua exata filiação porque há registro de que pertenceria ao Podemos mas deve haver uma explicação porque, em nome da seriedade da proposta, não seria admissível se estar cometendo um erro tão grosseiro...
Quanto ao PCdoB será preciso aguardar uma definição mais clara porque se o PT confirmar a indicação de Ivan Duarte pode inclinar-se a apoiá-lo.
Marcus Cunha que se colocou como pré-candidato dentro do PDT e vinha sustentando esta posição até recentemente, mudou, contudo, o rumo de seu projeto político e abriu de ser candidato mas ainda empresta, como presidente, a sigla do partido para a discussão.
Enquanto isto no PSB há dificuldades que precisam ser superadas entre elas a condição legal do próprio presidente Toni Sechi conforme já foi relatada em matéria anterior de A METADE SUL.
Ou seja, embora a intenção de Toni Sechi de apresentar os presentes na reunião virtual como representantes de uma frente que estaria se consolidando, de fato esta frente pode estar, isto sim, dando adeus à sua efetivação...
Nenhum comentário:
Postar um comentário