quinta-feira, 25 de junho de 2020
IDEALISMO X RESULTADOS - Alceone Santos
Relutei em externar considerações técnicas acerca do PL aprovado ontem no Senado, com medo das reações e detrações.
Mas como o medo só serve para definir limites, vamos lá.
Urge que sejam estabelecidas diretrizes para que haja ampliação no sistema de saneamento e se alcance o máximo de residências a receberem água tratada.
Paralelo a isso, é de vital importância o planejamento urbano para que sub habitações sejam transformadas em residências e recebam o referido trato.
Infelizmente a contaminação política polarizada, vem há anos sendo entrave à políticas públicas efetivas.
Embora seja uma proposição oriunda do executivo incompetente que está instalado no Paço Federal, os diversos players supra partidários envolvidos, conseguiram formatar algo viável que é necessário.
A questão onde empresas privadas ganham espaço no processo é irrelevante, pois convivemos há muito, com serviços públicos operados pela iniciativa privada e muitos como o do saneamneto, desobrigam licitações.
Os atuais contratos de municípios com operadoras privadas continuam inalterados até o final de sua vigência, e após, os executivos, tendo todo o tempo de apropriar expertise, estarão até em melhores condições para oferecer o serviço num processo licitatório.
A água é sem dúvida um bem público e global, mas precisa ser tratada como um produto.
O peixe estando no mar, no Rio ou na Lagoa, está nessa situação análoga. Podemos ir pescar e levar para casa sem custos.
Mas se formos comprar no mercado, ele estará limpo, filetado e embalado. E isso foi feito por alguém.
Registro meu ponto de vista técnico, pois acredito que o caminho para soluções de problemas macro, passa por competências de gestão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário