sexta-feira, 31 de março de 2017

PREFEITA ANUNCIA CORTE DO PONTO DE MUNICIPÁRIOS - DIÁRIO POPULAR

Tatiane Rodrigues, presidente do Simp
Municipários que aderiram à mobilização contra Reforma da Previdência terão salários cortados
Prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) justifica decisão "em respeito ao cidadão pelotense"; secretário de Educação diz que professores fizeram "feriadão"

31 de Março de 2017 - Por: Roberto Giovanaz
roberto.giovanaz@diariopopular.com.br
A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) decidiu cortar o ponto de todos os servidores paralisados no dia 15 deste mês (uma quarta-feira), na mobilização batizada de Dia Nacional de Paralisação Contra a Reforma da Previdência.
Prefeita com seus cachorros
O corte também vai atingir os servidores públicos da Educação que paralisaram nos dias 16 e 17 (quinta e sexta-feira). Em Pelotas, 43 escolas interromperam totalmente as atividades e o Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp) crê que até 70% dos servidores tenham aderido. A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) determinou ainda às escolas que enviem o ponto dos trabalhadores referente aos dias 16 e 17, quando o protesto foi focado apenas nesse setor. A decisão do corte de ponto revoltou a categoria. Os descontos concernentes aos três dias devem ficar para as folhas referentes a abril.
A prefeita informou ao Diário Popular que adotou a “mesma linha do governo anterior: dias não trabalhados não são remunerados”. A decisão, segundo Paula, é em respeito ao cidadão pelotense, que, durante estes dias, não teve acesso a algum tipo de serviço público. “O salário é uma contrapartida da prestação de serviços”, disse ela. Cada secretaria ficou responsável por apurar e fazer o levantamento de servidores paralisados.
Questionada sobre quantos serão atingidos, Paula não soube informar a quantidade. E também não quis entrar no mérito se é contra ou a favor da reforma da Previdência.
“Isso mostra que o governo municipal é favorável à reforma da Previdência”, classificou, por sua vez, Tatiane Rodrigues, presidente do Simp. Para a sindicalista, trata-se de uma questão política. O Simp ainda questiona o fato de o secretário de Educação, Artur Corrêa, em reunião com as equipes diretivas, ter determinado o envio do ponto de funcionários referente aos dias 16 e 17 para os descontos nos salários. O sindicato determinou às direções que não atendam ao pedido da Smed. A paralisação dos dias 16 e 17 foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e envolveu também escolas estaduais e universidades.
Responsável pela Smed, o secretário Artur Corrêa acredita que a paralisação dos dias 16 e 17 ultrapassou qualquer limite de razoabilidade. Segundo ele, algumas escolas já enviaram relatórios, mas não soube informar o número de ser
vidores atingidos. Às escolas que ainda não entregaram os relatórios, a Smed vai reiterar o pedido. “E o direito das crianças de ter aula? Diferente do Estado, estamos com todos os salários em dia”, argumentou Corrêa. De acordo com o secretário, os professores fizeram “um grande feriadão”. O titular de Gestão Administrativa e Financeira, José Francisco Cruz, informou que a folha atual foi fechada no dia 20 e os descontos devem ficar para a próximo mês.

CIDADE INVISIVEL - AS PARADAS DE ÔNIBUS

Bom , ou mau , exemplo de como funcionam algumas propostas públicas.
Abrigos caros, bem acima do valor que poderiam custar outros modelos, e rapidamente entregues à própria sorte.
As placas de fundo e lateral que poderiam servir para informações úteis, igualmente entregues aos pichadores.
Serviram apenas, durante o período que precedia as eleições, para propaganda eleitoral da Prefeitura até ser intimada pela Justiça a retirar.

quarta-feira, 29 de março de 2017

A MORTE DA FIGUEIRA

As figueiras incluem-se entre as árvores nativas mais importantes de nossa região. São consideradas quase intocáveis. Surpreende, portanto, o descaso com que esse exemplar está sendo, literalmente, "afogado" e condenado a morrer por apodrecimento.
O fato ocorre em canteiro de obras na entrada de acesso à Marina Ilha Verde num loteamento que, ironicamente, denomina-se Figueiras da Marina.
De quem é a responsabilidade?

terça-feira, 28 de março de 2017

segunda-feira, 27 de março de 2017

27 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DO TEATRO - EM PELOTAS, DIA DO ABANDONO



27 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DO TEATRO -
EM PELOTAS, DIA DO ABANDONO

CHARGE ( Guabiras) - E o Brasil afundando....


quinta-feira, 23 de março de 2017

O FUTEBOL É PROFISSIONAL MAS A ORGANIZAÇÃO NEM TANTO - P.R.Baptista

São Jose´x Brasil com estádio vazio
Com os empates de Ypiranga com Inter e Passo Fundo com Veranópolis, a disputa para escapar do descenso está definitivamente indefinida.
O Brasil enfrenta Caxias e Novo Hamburgo na sequência e, embora jogando no Bento Freitas, os adversários, por enquanto, são vice-líder e líder do campeonato, dois jogos, portanto, duríssimos.
Detalhe: o horário do jogo do Brasil com o Caxias amanhã coincide com o jogo da seleção contra o Uruguai.
Não sei se a Federação Gaúcha conjuntamente com a direção do Brasil não está negociando a troca do horário do jogo da seleção.
Segunda o Brasil jogou com o São José em Porto Alegre com portões fechados.
A torcida do Xavante que viajou para ver o jogo foi barrada no portão.
Enquanto isto em entrevista ao Diário Popular o presidente do Brasil declara que "erramos no planejamento".
O time estreia no Campeonato Brasileiro, série B, no dia 13/05, jogando contra o Guarany em Campinas. ou seja, faltando menos de dois meses.
Como se espera que o time, em tão pouco tempo, sem contratações imediatas, as que se esperava que já tivessem sido feitas, estará  em condições de enfrentar a competição ?
Está muito evidente que o time atual não tem.
Mas pelo menos ninguém pensou em contratar o goleiro Bruno.
Já é um consolo.

O Grêmio Esportivo Brasil, o Xavante, estreia no Campeonato Brasileiro, série B, no dia 13/05, jogando contra o Guarany em Campinas. ou seja, faltando menos de dois meses.
Alguém sabe explicar como a direção espera que se tenha um time, em tão pouco tempo, sem contratações imediatas, em condições de enfrentar a competição ?. Está muito evidente que o time atual não tem.

sábado, 18 de março de 2017

CIDADE INVISÍVEL - A MORTE DOS PLÁTANOS -

A rua Princesa Izabel, entre as ruas Santa Cruz e Gonçalves Chaves , apresenta um dos raríssimos trechos no centro de Pelotas com arborização de algum porte.
São plátanos sob os quais no verão, fugindo do sol, é muito agradável passar.
No inverno, em contrapartida, como perde as folhas, não impede a passagem dos raios solares.
São árvores que se encontram naquele trecho há muitos anos constituindo-se em um cenário tradicional da cidade.
Pois mais recentemente observou-se que o parasitismo da erva-de-passarinho que se instalou nessas árvores, passou a afeta-las severamente a ponto de provocar a morte de seus galhos.
Urgem, portanto, medidas, e urgentes,  para reverter este prejuízo.

P.R.Baptista

sexta-feira, 17 de março de 2017

quarta-feira, 15 de março de 2017

A GREVE DE SEXO DA SENADORA GLEICI


A senadora Gleici Hoffmann , líder da bancada do PT no senado, é bem conhecida por sua atuação sempre muito incisiva e muito marcada, mais recentemente, pela defesa de Lula , Dilma e o próprio marido Paulo Bernardo.
Subindo na tribuna dias antes do Dia Internacional da Mulher pronunciou-se defendendo uma ampla participação das mulheres não só nas manifestações de rua mas ampliando-a na forma de paralisação de todas as atividades nas quais possam estar envolvidas.
A inspiração para a senadora seria a greve promovida pelas mulheres islandesas na década de setenta com grandes implicações para o papel das mulheres no conjunto da política do país.
E cita uma lista grande dessas atividades ao final das quais decide incluir também, por sua conta, a atividade sexual.
Ou seja, propõe que a greve seja também sexual.
Sua menção resultou em comentários que acabaram sendo levados mais para o lado da piada do que a sério.
Mas entendemos que a sugestão deixou no ar uma questão que tem fundamento pois parece alimentar o pensamento, de que o sexo possa ter um elemento de concessão com elementos de submissão da mulher ao homem e não algo que ambos, homem e mulher, possam querer e usufruir conjuntamente.
A senadora Gleici deixou no ar essa interrogação.

P.R.Baptista

terça-feira, 7 de março de 2017

segunda-feira, 6 de março de 2017

OS AVANÇOS DA DIREITA - P.R.Baptista

A partir do impedimento da presidenta Dilma e dos resultados das eleições em, 2016 , observou-se um forte crescimento dos partidos de direita e extrema-direita no Brasil.
Este crescimento veio acompanhado do surgimento e fortalecimento de lideranças dos partidos desse segmento.
No quadro destacamos quatro nomes, Bolsonaro, Doria, Marchezan Jr. e Eduardo Leite.
Bolsonaro representa hoje a extrema-direita brasileira e é candidato a presidente.
Os três restantes pertencem todos ao PSDB e são apontados como candidatos potenciais em 2020. Doria a presidente, Marchezan a governador e Leite, ex-prefeito de Pelotas, a deputado.
Esta condição, é importante lembrar, foi adquirida por Doria e Marchezan nas eleições passadas quando se elegeram com grande margem e por Leite por eleger sua sucessão também com grande margem.
Bolsonaro, que na eleição anterior para a presidência já manifestava a vontade de concorrer, tem a seu favor colocar-se como representante de um segmento que cresceu e botou a cara à mostra.
Enquanto isso a esquerda passou a ter dificuldades de lançar nomes novos .
Para presidente o PT mantém a tese da candidatura de Lula, com muitos desgastes, e parece não ter outra nesse momento,
Haddad poderia ser esse nome mas a derrota em São Paulo, no primeiro turno, roubou-lhe pontos.
Para governadores e também deputados o quadro mostra dificuldades.


domingo, 5 de março de 2017

O CRIME DE MARISA LETÍCIA


O juiz federal Sérgio Moro arquivou no dia 3/03 as acusações contra a ex-primeira-dama Marisa Letícia, na ação penal da Lava Jato que envolve um triplex em Guarujá, em razão de sua morte, no último dia 3 de fevereiro.
Após consultar o Ministério Público Federal (MPF), Moro decidiu somente decretar a “extinção da punibilidade” da ex-primeira-dama, o que, na prática, impossibilita o poder público de levar adiante o processo contra ela até uma eventual punição.
Moro declarou que, por não haver condenação, ela deve ser considerada inocente.
Para a história fica o registro de que o único crime de Marisa Letícia dentre aqueles pelos quais era supostamente culpada, parece ter sido. ao longo de toda a carreira política de Lula,  sua companheira de todos os momentos.

P.R.Baptista


quarta-feira, 1 de março de 2017

"FORA TEMER" ECOA NO CARNAVAL PELO BRASIL


              Desde a sua abertura o bordão "Fora,Temer!" tornou-se a febre do carnaval 2017.  O cantor Russo Passapusso, da banda System, e Caetano Veloso provocaram os foliões de Salvador, que responderam à altura. As manifestações foram muito fortes em várias cidades destacando-se Salvador e Belo Horizonte.
As manifestações foram tão fortes e eloquentes que a própria Rede Globo não teve como deixar de noticiar.
Em Pelotas , interpretando de forma diferente o momento do protesto e sem fazer coro ao chamamento do restante do país, ocorreu o desfile do bloco intitulado "Volta Querida" tendo por mote a anulação do impedimento de Dilma (*) .
P.R.Baptista

(*) Transcrevemos abaixo texto divulgado pelo grupo que procura justificar o encaminhamento de não se alinhar com o movimento nacional Fora Temer
"Gritar Foratemer é uma opção fácil. Foratemer é unanimidade. Ser Foratemer é ser amiguinha de tudo e todos. "Sim, mas precisamos tirar ele" ...é mas já fomos "fora Cunha", já fomos "não vai ter golpe' e... quem pode jurar sobre seu símbolo de fé que não teve golpe e que tiramos o Cunha? Agora, se a maioria dos que votaram em Dilma, sabiam e constataram com provas agora claras, que foi ilegal e que estamos vivendo um golpe de corruptos, entreguistas de nosso chão, recursos e vida, então vamos lá, vamos pra luta difícil, mas com a brecha institucional que a Dilma deixou. Dilma deixou um mandado de 500 páginas que está com o Janot pra ser entregue ao STF. Por que Janot não devolve? Porque o STF não quer de jeito algum votar aquilo lá. Então, se a mídia põe holofotes sobre o STF pra tê-lo nas mãos, somos nós, os eleitores de Dilma que temos que pressioná-los, porque sabemos o que temer e seus comparsas estão fazendo com o país. "Ah, bota milhares lá no STF!"...Fala sério?
Não tenho muitos seguidores, sou uma discreta internauta, mas tento conversar com meus amigos com argumentos. Por favor , me explique esse foratemer tão óbvio, que eu te explico que nós não lutamos em nenhuma dessas lutas que travamos, pensando em probabilidades... a gente lutou porque achou digno, o melhor a fazer. E aqui lanço um desafio: o melhor a fazer é repetir o que já vínhamos fazendo antes? Se vamos ser bem sucedidos não sabemos, mas podemos além de tirar o Temer, tentar trazer a democracia de volta, ou seja trazer Dilma, a eleita e aí vai ser o quê? Vai ser osso sim pra garantir suas decisões, porque o projeto de Brasil que queremos não pusemos nas mãos sujas da mídia que pegou uma ponte pra miséria e colocou no lugar e vende essa ponte como futuro. Ah, mas a mídia...a mídia...A mídia? Ela é Foratemer, então somos Volta Dilma"
(Por Eunice Sélos)