"Quando vi, no final do primeiro turno, já estava rolando", disse o ilustrador
O ilustrador Sattu Rodrigues, responsável pela criação do desenho estilizado de Dilma Rousseff (PT), feito sobre uma foto de 1970, e usado ativamente pela sua campanha à Presidência neste ano, afirmou que nunca permitiu que a imagem fosse utilizada para tais fins e quer que o partido pague indenização por direitos autorais. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
foto Rocha Lobo/ Futura Press |
O ilustrador explica que fez a ilustração em 2010, a pedida da revista Época, para estampar uma das capas da publicação. Quatro anos depois, a imagem foi amplamente usada pela campanha de Dilma, na televisão, em banners, em folhetos, na internet, em comícios e em diversos materiais de divulgação.
A ilustração foi utilizada em camisetas e em diversos materiais de campanha de Dilma
O advogado de Sattu, André Marsiglia diz que "houve uso indevido da obra, de forma comercial e também com implicações ideológicas". "Houve violação autoral e buscaremos uma forma para que Sattu se sinta protegido e ressarcido", explica.
Embora o contato com a campanha não tenha sido feito por meio do advogado, a Folha de S.Paulo, após a entrevista com o ilustrador, procurou a campanha da petista. Eles confirmaram que nunca entraram em contato com Sattu e afirmaram que o caso foi encaminhado para a análise de seu setor jurídico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário