O que parecia impossível começa a acontecer.
Em São Paulo, meca financeira e afluente do Brasil, onde o automóvel sempre reinou absoluto, o emprego da bicicleta ganha um forte aliado que decidiu comprar a briga.
Tendo a oposição cerrada de quem entende que não cabem as medidas que vem sendo tomadas, o prefeito Haddad tomou medidas corajosas.
Transcrevemos duas notícias a respeito
Com bom senso, Haddad quebra regra por ciclistas: “Não tem sentido”
De bicicleta, ele participou da inauguração de uma “ciclopassarela” na zona sul e se deparou com a notícia de que não poderia atravessar pedalando “por motivos de segurança”; veja, no vídeo, a reação do prefeito
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), protagonizou na manhã desta quarta-feira (20) um episódio um tanto quanto inusitado. Acompanhado do secretário dos transportes Jilmar Tatto, ele participou da inauguração da Ciclopassarela, que liga o Parque do Povo à Ciclovia Rio Pinheiros, atravessando os trilhos da CPTM.
Na entrada da Ciclopassarela (que é destinada à ciclistas), no entanto, há uma placa da CPTM informando que “é proibido” o tráfego de bicicletas no local.
Haddad, que vem aproveitando suas ciclovias e pedalando pela cidade, compareceu de bicicleta e foi avisado por um funcionário da passarela que deveria atravessar empurrando a bike. “Ah, eu não vou empurrar. Ninguém vai empurrar. Faz sentido isso?”, perguntou o prefeito à Tatto, que também estava de bicicleta. Confira o vídeo:
Durante o percurso, o prefeito ainda afirmou que a passarela estava “muito legal” e que não havia perigo algum.
A empresa responsável pela construção da Ciclopassarela é a W. Torre, que entregou a obra com 4 meses de atraso.
Começa implantação dos 400 quilômetros que podem tornar cidade amigável às bicicletas. Qual sua concepção, por que têm enorme relevância
Fonte Spresso São Paulo
SÃO PAULO: COMO SERÃO AS NOVAS CICLOVIAS
Por Willian Cruz, no VadebikeQuase de forma simultânea ao anúncio de 400 km de novas ciclovias em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) sinalizou a primeira delas, no centro da cidade, na primeira semana de junho. A via exclusiva segue o novo modelo proposto pelo órgão de trânsito: uma faixa à esquerda, separada com tachões e “balizadores” (pequenos pilares). Apesar da descrença de parte dos cidadãos, cansados de promessas que não se concretizaram, a iniciativa tem recebido elogios nas redes sociais.
No sábado 7 de junho, o prefeito Fernando Haddad e o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, vistoriaram a estrutura, que segundo a Secretaria de Transportes tem 1,4 km de extensão total. O traçado liga o Largo do Paissandu à Sala São Paulo, no Centro Cultural Júlio Prestes, e foi percorrido de bicicleta por prefeito e secretário, acompanhados por ciclistas e imprensa. O Vá de Bike estava por lá para acompanhar a vistoria.
A iniciativa de se criar estrutura para os ciclistas de forma abrangente e interligada é ótima, não há dúvidas. E isso deve ser feito com urgência, tanto para proteger os cidadãos que já se locomovem em bicicleta quanto para estimular outros a migrarem para esse modal.
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