terça-feira, 16 de setembro de 2014

Pelotas, o que falta para tornar-se uma cidade mais verde?

Como todos nós sabemos, o papel das árvores em uma cidade é muito importante para amenizar as altas temperaturas, umedecer o ambiente e reduzir os poluentes atmosféricos, além de diminuir a poluição sonora. Para o Brasil, a Organização das Nações Unidas recomenda que as cidades de porte médio e grande tenham pelo menos 12 metros quadrados de área verde por habitante considerando apenas parques, praças e outros espaços públicos destinados à recreação.

No entanto, na cidade de Pelotas verificamos um descomunal abandono das praças e áreas de circulação pública no que se refere ao paisagismo e quantidade de árvores. Por exemplo, a Praça Coronel Pedro Osório vem, ao longo dos últimos anos, perdendo significativamente árvores que caem devido aos ventos e maus cuidados e não são repostas. 

A Metade Sul já apresentou matéria mostrando o descaso com uma das maiores árvores da Praça a qual está sendo literalmente estrangulada por um cabo de aço e que, hoje, já propicia perigo aos que circulam naquela área. 
Recentemente, como pode ser visto na foto, mais duas árvores caíram devido aos fortes ventos que encanam na esquina da Praça com a Rua Princesa Isabel.

 Segundo levantamentos realizados, Pelotas tem cerca de 240 parques e praças, mas apenas 4,73 metros quadrados de área verde por habitante. Considerando que, segundo o IBGE, a população de Pelotas seja de 341.180 habitantes em julho de 2013, temos um déficit de 2,48 km2 de área verde na cidade, equivalentes a 387 campos de futebol com dimensões apropriadas para jogos internacionais.

Bons exemplos de arborização não faltam e estão bem pertos de nós. Das dezessete cidades brasileiras com mais de um milhão de habitantes, Porto Alegre fica em quarto lugar no quesito arborização, ficando atrás apenas de Goiânia, Campinas, e Belo Horizonte.
Por fim, para os que não sabem, a Prefeitura de Pelotas tem uma Secretária de Qualidade Ambiental na qual está vinculado o Horto Municipal, responsável pela arborização da cidade. Com vontade política e sabendo como fazer, temos todos os instrumentos para que as praças e ruas da nossa cidade sejam bem mais cuidadas e arborizadas.
Mãos à obra!



Lúcio Almeida Hecktheuer.
Prof. do IFSul

Um comentário:

Anônimo disse...

"o papel das árvores em uma cidade é muito importante para amenizar as altas temperaturas, umedecer o ambiente e reduzir os poluentes atmosféricos, além de diminuir a poluição sonora"...é muito pouco para caracterizar seres vivos que nos colocam na dimensão do universo terrestre. A própria expressão "papel" restringe o já limitado universo das fórmulas de expressão prontas.