O CEC é parte do Sistema Estadual da Cultura. Há uma prerrogativa de que as cidades e estados do país devam ter CPF para poderem disputar financiamento nacional. O C , do CPF é ter um Conselho, municipal ou estadual. O P, é um plano de Cultura, ou seja, um documento público que contenha suas políticas para a área cultural. O F, é possuir um fundo próprio de financiamento de políticas Públicas para a Cultura. O Conselho não é um órgão governamental. Ele é um mecanismo de consulta, aconselhamento e fiscalização do governo. É composto por 2/3 indicados e eleitos por instituições da sociedade civil e que sejam reconhecidas por ela. 1/3 é indicado diretamente pelo governo.
Entre os conselheiros empossados destacamos Ben Berardi nascido em Pelotas onde começou fazendo Teatro Amador . Em Porto Alegre cursou Ciencias Sociais na UFRGS, e também o mestrado em Antropologia com ênfase em Cultura Popular.
Foi professor de teatro na Casa de Cultura Mario Quintana e roteirizou e dirigiu duas peças teatrais. Trabalhou como ator de cinema sob direção do Jorge Furtado e foi diretor da CCMQ, do Centro Cultural Usina do Gasômetro. Coordenou ações e conteúdos culturais nas 4 edições do Fórum Social Mundial em Porto Alegre. É curador em Artes visuais, Vice presidente do Instituto Zoravia Bettiol e da Diretoria da Associação Riograndense dos Artistas Plásticos Chico Lisboa.
Cabe destacar que Ben Berardi foi o candidato eleito com a maior votação entre a Sociedade Civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário