No momento que presenciamos a tomada de decisão unilateral do governo Municipal descomprometendo-se com o evento Carnaval de pelotas, considero importante a consideração das seguintes questões:
O carnaval é apontado como o PRINCIPAL PRODUTO CULTURAL BRASILEIRO em diversos estudos que avaliam tendências e oportunidades regionais. Entre os principais destaques - relacionados diretamente com o tema ECONOMIA DO CARNAVAL - estão a capacidade que possui o evento para tem para gerar emprego e renda; promover pesquisas científicas; realizar negócios; e fortalecer a economia.
Quem se aprofundar minimamente sobre o tema constatará que as comunidades do samba nada devem ao poder público. Os governos municipal, estadual e federal que devem oferecer às comunidades, que realizam o carnaval, no mínimo, a infraestrutura adequada, alem é claro, de atuarem como motivadores da sua auto organização e constante aprimoramento estético
Estética (do grego aisthésis: percepção, sensação, sensibilidade) é um ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo da natureza da beleza e dos fundamentos da arte)
Segue, abaixo, itens que julgo importantes numa ampla agenda de trabalho que reúna o poder público e as organizações (entidades) com relação a construção de uma debate que mire o desenvolvimento das manifestações populares, em especifico, o carnaval.
1. Valorização dos desfiles técnicos das escolas de samba e em arena adequada. Auxiliar o melhor desenvolvimento desse produto para aumentar as possibilidades de receita adicional. Além dos desfiles, os barracões das respectivas agremiações.
2. Auxiliar o desenvolvimento do perfil turístico que a Cidade, por suas características histórico culturais, potencialmente pode desempenhar, por exemplo, o projeto de um museu temático do carnaval em pelotas;
3. Valorização dos desfiles da vasta gama de categorias, muito especialmente as bandas, envolvidas no carnaval de pelotas. Em particular, é importante dar apoio para criação de espaços alternativos integrados ao centro histórico.
4. Projeto de investimento da Prefeitura na construção da Cidade do Samba e dos tambores (arena ou teatro dos desfiles)
5. Discussões em torno da elaboração da Escola de Carnaval e de outras medidas de estímulo à profissionalização, como maior participação no programa de empreendedor individual. Por exemplo, recomenda-se a criação de cadastro da mão de obra envolvida na Cadeia Produtiva do Carnaval;
6. Consolidar a ideia que o Carnaval é um “centro de pesquisa” poderoso. Recomenda-se criar um prêmio em conjunto com outras ações de coordenação para estimular teses acadêmicas e pesquisa científicas, assim aprofundando o olhar da sociedade sobre a importância do tema.
8. Avanço em um plano de ação e planejamento mais organizado para reduzir sazonalidade e dividir melhor as atividades por todo ano (atualmente, as atividades são concentradas do final de um ano ao começo do seguinte). Uma questão fundamental é buscar antecipar os repasses de recursos da Prefeitura.
9. Capacidade de incorporar de forma adequada elementos positivos do mundo dos negócios, como patrocínios e merchandising de grandes marcas. Isso é fundamental para reduzir a dependência de recursos públicos para sustentação da atividade.
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