sexta-feira, 29 de março de 2024

segunda-feira, 11 de março de 2024

DEMOLIÇÃO DE PORTÃO DO CEMITÉRIO - QUANDO O VANDALISMO (*) É INSTITUCIONAL

 


Atendendo denúncia que nos foi trazida ao conhecimento de A METADE SUL estamos publicando o fato, ocorrido neste final de semana, da demolição do portão dos fundos do cemitério de Pelotas.

Este cemitério, aliás, passa por um progressivo processo de deterioração em sua parte antiga e histórica  em que se inclui a valiosa capela .

O portão demolido era um espaço da memória da cidade que poderia ter sido preservado sem providências de grande monta . 

Não era uma mega estrutura, apenas um pórtico de valor simbólico, no entanto, muito grande.

Era do tempo do Império, antigo como é o obelisco do Areal  e parece que, na época, o cemitério católico era o da frente(até 1891 a religião católica era a oficial no Brasil) e nesse espaço eram sepultados os imigrantes "protestantes". 

Ou seja,um local que deveria ter sido resguardado, não arrasado por uma retroescavadeira no fim de semana.   

(*) Vandalismo é a ação de destruir ou danificar uma propriedade , especialmente quando de valor histórico ou patrimonial, de forma intencional, seja esta pública ou privada, geralmente sem motivo aparente ou com o propósito de causar ruína


quinta-feira, 7 de março de 2024

JAIR BOLSONARO VISITA EXPODIRETO COTRIJUI


Esta manifestação de apoio a Bolsonaro sucede a ocorrida na Avenida Paulista, em 5 de fevereiro, na qual Bolsonaro  (PL) pediu um projeto de anistia direcionado aos presos do 8/1 e pessoas investigadas por supostamente tentarem dar um golpe de Estado após as eleições de 2022 ,incluindo ele próprio. Imagens aéreas mostram Paulista durante este ato pró-bolsonaro.

quarta-feira, 6 de março de 2024