A disputa com a seleção da Argentina, depois do empate no tempo normal e na prorrogação, foi decidida nos penaltes.
sábado, 24 de dezembro de 2022
RECEPÇÃO À SELEÇÃO FRANCESA EM PARIS
A disputa com a seleção da Argentina, depois do empate no tempo normal e na prorrogação, foi decidida nos penaltes.
sexta-feira, 23 de dezembro de 2022
INDICAÇ.ÃO FEITA POR FLÁVIO DINO É CONTESTADA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Integrantes do grupo de trabalho (GT) que se dedicou à Segurança Pública e à Justiça no gabinete de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dirigiram ao futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, uma carta em que manifestam "constrangimento, decepção e vergonha" com a indicação do coronel Nivaldo César Restivo para a Secretaria Nacional de Políticas Penais.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2022
NATAL NA PRAÇA EM SUA 3a EDIÇÃO
A Ação dos Projetos Sociais Café Carinho e Seja Solidário ocorrerá no dia 24 de dezembro, a partir das 19 h na Meia Lua da praça Cel Pedro Osório.
O Natal na Praça fará sua 3ª edição, servindo um jantar delicioso com direito a peru assado, além de lentilha panetones, frutas, bolos e kits de higiene para presentar as famílias em vulnerabilidade e as pessoas em situação de rua.
Quem quiser saber mais e ajudar , pode entrar em contato com o telefone 53-981054051, falar com a Letícia Freitas, coordenadora do Café Carinho.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2022
"ECLIPSE" DE ANTONIONI NO CANAL ARTE 1 - HOJE 23:15
- 23:15
- CINE CLUBE ARTE 1 CLÁSSICOS: "O Eclipse"
L'eclisse (bra/prt: O Eclipse]) é um filme ítalo-francês de 1962 dirigido por Michelangelo Antonioni com Monica Vitti e Alain Delon no elenco principal. É a última parte da trilogia não oficial de Antonioni sobre alienação e incomunicabilidade na sociedade moderna, da qual fazem parte também os anteriores A Aventura (1960) e A Noite (1961). O filme segue dois jovens (Vitti e Delon) que iniciam um relacionamento frívolo e inane.
L'Eclisse venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 1962 e foi indicado à Palma de Ouro,[6] perdendo o prêmio para O Pagador de Promessas. O filme é descrito por Martin Scorsese como a obra mais ousada da trilogia, sendo um dos trabalhos mais aclamados do diretor.
domingo, 18 de dezembro de 2022
SUPREMACIA BRANCA
De um lado um país sul-americano que se considera um pedaço da Europa e Buenos Aires uma segunda Paris , do outro um país europeu que abriga um pedaço do mundo, sobretudo da África francesa, mas onde se encontra, por ironia, a verdadeira Paris.
sábado, 17 de dezembro de 2022
JANJA PODE SE TORNAR UMA EVITA PERÓN? - Ela indica e veta nomes para a equipe de Lula
História por Mariana Haubert
A socióloga e futura primeira-dama, Rosângela da Silva, 56 anos, conhecida como Janja, tem participado ativamente das negociações para a montagem do 3º governo do seu marido, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos. Em ao menos 3 vezes ela influenciou na montagem de ministérios, com argumentos sobre o que considera impróprio ou que possam causar danos de imagem à futura gestão.
Janja vetou o anúncio do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) para o Ministério do Turismo. Ele foi indicado pelo seu partido, que já dava como certa a escolha. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), tentam agora reverter a situação.
O motivo foi o histórico de agressões de Pedro Paulo contra sua ex-mulher Alexandra Marcondes Carvalho Teixeira. Em 2015, as revistas Época e Veja revelaram que o congressista havia agredido a então companheira mais de uma vez. O registro policial, segundo as reportagens, era de 2008.
Alexandra Teixeira disse em depoimento registrado na 1ª queixa, de 26 de dezembro de 2008, que ela e o então marido discutiram dentro do carro. Pedro Paulo a teria xingado e dado socos em seu corpo e rosto.
Na época em que o caso foi revelado, Pedro Paulo e Alexandra deram entrevistas. Ela defendeu o ex-marido ao dizer que ele nunca havia sido um “cara agressivo”. Ele, por sua vez, disse que havia sido um “episódio único” e que não tinha atitudes de violência.
No mesmo dia, porém, ele admitiu ter agredido Alexandra outra vez, em 2010. Disse ter cometido um erro porque ela havia descoberto uma traição. Pedro Paulo é hoje casado com a atriz Tatiana Infante.
Janja também atuou para emplacar um aliado na secretaria executiva do Ministério da Cultura. A cantora Margareth Menezes, que assumirá o comando da pasta, queria ter como secretário-executivo o ex-presidente da Fundação Palmares Zulu Araújo. Porém, o cargo ficara´com o secretário nacional de cultura do PT, Márcio Tavares.
Como também contou com o apoio de Janja na sua escolha, Menezes aceitou o pedido. De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, Zulu deverá ser o chefe de gabinete da futura ministra.
Janja também tenta emplacar uma amiga com quem trabalhou na Itaipu Binacional para o Ministério da Mulher. Trata-se da professora paranaense e ex-diretora da estatal Maria Helena Guarezi, que foi coordenadora do Programa de Incentivo à Equidade de Gênero na empresa.
Lula delegou a Janja a escolha do nome para a pasta. A sinalização de uma possível indicação de Guarezi, no entanto, desagradou ao PT, que não a considera como representante de movimentos de mulheres ou movimentos sociais.
Procurada, a assessoria da futura primeira-dama disse ao Poder360 que quem define os indicados para ministérios é o presidente eleito, e não a futura primeira-dama.
A influência de Janja sobre as decisões de Lula é relatada por aliados desde a pré-campanha eleitoral. No início, houve estranhamento e reclamações. Segundo o Poder360 apurou, no entanto, ela ganhou espaço e respeito no partido. Suas opiniões também são muito consideradas por Lula.
Na 3ª feira (13.dez.2022), por exemplo, o ex-ministro e futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, disse que “pela 1ª vez na história, tivemos uma primeira-dama tão participativa”. Em evento de encerramento dos trabalhos do governo de transição, disse que a futura primeira-dama foi “uma militante fundamental em todo o processo”.
Em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, em 13 de novembro, Janja disse não se incomodar com as críticas ao seu “jeito atuante” na campanha eleitoral.
“Sinceramente, não me incomodei com isso. Porque a opinião que importava para mim nesse momento da campanha era do meu marido. Se era importante para ele eu estar fazendo algumas coisas e estar do lado dele. E eu trouxe para mim esse papel de cuidar mesmo dele, de preservá-lo, até de segurança”, disse Janja na época.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2022
domingo, 4 de dezembro de 2022
CORSAN VAI A LEILÃO DENTRO DE POUCAS HORAS , CONSIDERAÇÕES - Lúcio de Almeida Hecktheuer
O Novo Marco Legal do Saneamento Básico(1), instituído em 15 de julho de 2020 através da Lei 14.026 começa a gerar efeitos práticos no setor. Aqui no Rio Grande do Sul, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) poderá ser a primeira estatal do ramo a ser privatizada no dia 20 de dezembro de 2022 através de leilão(2) a ser realizado na Bolsa de Valores de São Paulo. O valor do lance mínimo é de R$4.100.000.000,00 (quatro bilhões e cem milhões de Reais).
A Corsan, em 2020, atuava em 316(3) dos 497 municípios gaúchos realizando o serviço de abastecimento de água potável e em 56(4) municípios atuando no esgotamento sanitário.
A atuação da Corsan, nos últimos 10 anos, no que se refere aos seus serviços prestados para a população pode ser observada no gráfico abaixo(5).
Verifica-se que, em média, os percentuais da população atendida com abastecimento de água e coleta de esgoto sanitário são de, respectivamente, 81,13% e 12,16%. Um outro dado que chama a atenção são as perdas de água potável no sistema de distribuição que é da ordem de 40%, ou seja, se toda a água tratada, somente aproveitamos 60% dela, o restante jogamos fora.
Cabe neste momento lembrar que o Novo Marco Legal do Saneamento, em seu Art. 11-B estabelece que, até 31 de dezembro de 2033, tenhamos 99% da população atendida com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto, sendo assim necessário, um incremento substancial na alocação de recursos financeiros nesta área, recursos esses que alavancarão a infraestrutura ambiental e geração de emprego em renda.
Um outro fato interessante de relatar, observando os balancetes(6) da Corsan, é que no ano de 2021 o seu património líquido foi de 3.222.315 (milhares de Reais). A Corsan aloca como provisão para riscos tributários, cíveis, ambientais e trabalhistas 718.801 (milhares de Reais) o que significa 22,3% do seu patrimônio líquido e para a provisão para benefício pós-emprego 760.099 (milhares de Reais) o que significa 23,6% do seu patrimônio líquido. Essas duas provisões, juntas, representam 45,9% do seu patrimônio líquido.
Numa análise preliminar a merecer mais considerações, propomos avaliações da venda da Corsan pelos prismas econômico e político. Pelo fator econômico, especialistas da área de saneamento são unanimes em relatar que a Corsan não tem o capital necessário para atingir as metas estabelecidas no Marco Legal quanto a expansão do sistema de água e esgoto que atende no Estado. Pelo prisma político, durante a campanha eleitoral de 2022 para o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o candidato Eduardo Leite, ganhador do pleito, nunca escondeu a intensão de vender a Corsan.
Portanto, diante dos fatos de pouco investimento da Corsan no setor em que atua e, respeitando a vontade do processo eleitoral de 2022, não deveríamos estar surpresos com o desenrolar dos acontecimentos sobre a privatização da Corsan.
Fontes
(1) http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l14026.htm
(2) https://sema.rs.gov.br/privatizacoes
(3) (4) (5) https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/saneamento/snis
(6) https://www.corsan.com.br/demonstracoes-contabeis
segunda-feira, 28 de novembro de 2022
domingo, 27 de novembro de 2022
ELEIÇÃO PARA O CONSELHO FEDERAL DE CULTURA
Salientamos a importância de nos empenharmos em apoiar a candidatura do pelotense radicado em Porto Alegre, BEN BERARDI que tem ampla contribuição na área culturaL para o CONSELHO FEDERAL DE CULTURA.
Para votar o encaminhamento é o que segue
1- Cadastrar se no link "inscrição do eleitor"
http://votacultura.cultura.gov.br/
2- receber o e-mail de confirmação e criar senha de acesso.
3- no link "Votação - Indicados dos Conselhos de Cultura" entrar no mapa da região sul e escolher nosso candidato BEN BERARDI e confirmar o voto.
VAMOS ELEGER O BEN !!!
terça-feira, 25 de outubro de 2022
RETRATO SEM RETOQUES
Um Brasil que se engendra, uma população armada com arsenais particulares, a bandeira sequestrada como símbolo deste exército que se forma.
Um tipo de guerrilheiro que tem como inspiração um presidente que se apresenta como o líder máximo.
Com que objetivo?
A ser alcançado por quais meios?
quinta-feira, 20 de outubro de 2022
domingo, 16 de outubro de 2022
A DISPUTA PELA BANDEIRA NACIONAL
Bolsonaro manda pendurar no Planalto bandeira gigante do Brasil, adotada como símbolo da campanha
Felipe Frazão e Débora Alvares -
Foto: Valdeci Araújo
© Fornecido por Estadão
BRASÍLIA - O Palácio do Planalto amanheceu neste sábado, dia 15, com uma bandeira gigante do Brasil pendurada na fachada. A mando do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, funcionários do Planalto instalaram o pavilhão nacional na noite desta sexta-feira, dia 14. A bandeira foi adotada como símbolo de campanha eleitoral por Bolsonaro, seu partido e apoiadores.
A Presidência da República não se manifestou sobre o motivo da instalação da bandeira, tampouco deu detalhes sobre a autorização para que fosse pendurada. O Palácio do Planalto, assim como outros edifícios da administração federal, são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Questionado, o órgão não respondeu sobre aval ao ato de campanha do presidente.
As normas legais impedem alterações nas características do edifício. O objetivo é preservar a memória nacional. Desde 1987, o conjunto arquitetônico e urbanístico de Brasília, que inclui o Palácio do Planalto, é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Integrantes do comitê de Bolsonaro divulgaram gravações nas redes sociais do momento em que a bandeira foi pendurada. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), coordenador da campanha, repetiu frase entoada pelos apoiadores ao publicar as imagens: “A nossa bandeira jamais será vermelha”.
sábado, 15 de outubro de 2022
ENCONTRO ANUAL COM OS APOSENTADOS DO IFSUL
Encontro já tradicional organizado anualmente pela servidora do IFSul LIGIA MACIEL sempre reunindo um número expressivo de participantes
sábado, 8 de outubro de 2022
quarta-feira, 5 de outubro de 2022
EMPRESA NOVA ( EQUATORIAL) , VELHOS PROBLEMAS
A Equatorial, empresa chinesa para a qual foi vendida a CEEE, e que procura mostrar uma cara nova apresenta velhos problemas e tem também apresentados alguns novos.
Um deles é a iluminação na rua ONOFRE PIRES, na altura do número 721, no bairro SIMÕES LOPES em Pelotas.
Os moradores já solicitaram à empresa providências mas até agora não se teve solução e seguem no aguardo..
sábado, 1 de outubro de 2022
domingo, 18 de setembro de 2022
QUEM PRECISA DE UM REI? NO PAÍS DE GALES É VAIADO
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
quarta-feira, 14 de setembro de 2022
Carta Testamento
Getúlio Vargas
Mais uma vez as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa.
Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.
Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o
regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.
Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder. Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo
suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão.
E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.
(Rio de Janeiro, 23/08/54 - Getúlio Vargas)
terça-feira, 13 de setembro de 2022
A ULTRAPASSADA E ANACRÔNICA MONARQUIA INGLESA
domingo, 4 de setembro de 2022
CAPOEIRA - Mestre Cobra Mansa e Mestre Camaleão
sexta-feira, 2 de setembro de 2022
SUPRESSÃO MACIÇA DE ÁRVORES NA DOMINGOS DE ALMEIDA - Alceone Silveira dos Santos
Essa semana, presenciamos um verdadeiro mutirão de devastação com a digital do poder Executivo. Presenciei da janela da Escola em que trabalho, o extermínio de 2, das 43 que contei terem sido suprimidas desde a rotatória da Baronesa até a quadra do Ginásio do Areal.
A eficiência que os funcionários manejam as moto serras e diretamente proporcional ao descaso da administração municipal com o meio ambiente. Entramos ontem no mês em que comemora-se o Dia da Árvore, mais uma vez o meio ambiente não tem o que comemorar, não vai demorar muito, é as comemorações estarão resumidas a imagens e desenhos do que eram árvores.
No sábado, das 10h às 13h, ambientalistas, ativistas, artistas e a comunidade estarão em frente ao Ginásio do Areal, para uma intervenção de protesto.
Esse arvorecídio será questionado formalmente através do Conselho Municipal de Proteção Ambiental na reunião ordinária da próxima segunda-feira.
Alceone Silveira dos Santos, Técnico em Meio Ambiente, Educador Ambiental, membro do Conselho Municipal de Proteção Ambiental de Pelotas.
terça-feira, 30 de agosto de 2022
POSSE DO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA
Entre os conselheiros empossados destacamos Ben Berardi nascido em Pelotas onde começou fazendo Teatro Amador . Em Porto Alegre cursou Ciencias Sociais na UFRGS, e também o mestrado em Antropologia com ênfase em Cultura Popular.
Foi professor de teatro na Casa de Cultura Mario Quintana e roteirizou e dirigiu duas peças teatrais. Trabalhou como ator de cinema sob direção do Jorge Furtado e foi diretor da CCMQ, do Centro Cultural Usina do Gasômetro. Coordenou ações e conteúdos culturais nas 4 edições do Fórum Social Mundial em Porto Alegre. É curador em Artes visuais, Vice presidente do Instituto Zoravia Bettiol e da Diretoria da Associação Riograndense dos Artistas Plásticos Chico Lisboa.
quinta-feira, 25 de agosto de 2022
CANDIDATOS DE PELOTAS - Henrique Mascarenhas de Souza (DEPUTADO FEDERAL)
Eu sou Henrique Mascarenhas de Souza, Henrique, vô, pai, amigo, servidor público, petista, militante de esquerda com orgulho, feliz.
Fiz parte da construção do Partido dos Trabalhadores em 1985. Vivi e vivo cada segundo, glórias e derrotas, erguendo a bandeira em que tremula o sonho de um novo mundo. No dia a dia, como servidor da Justiça do Trabalho e sindicalista, o sonho de sermos socialmente iguais sempre me moveu.
Fui candidato a vereador nas eleições de 2020 com o objetivo de mudança no Legislativo pelotense, que há anos é ocupado, em sua maioria, pelos partidos de direita, e que tem como marca o abandono do seu povo, e sou hoje um dos suplentes do PT na câmara. Sou o candidato a deputado federal no time LULA, OLÍVIO DUTRA, EDEGAR PRETTO e PEDRO RUAS.
Quero, enquanto deputado federal, propor políticas que atendam a maioria da população, promovam combate à fome, fortaleçam agricultura familiar e a agroecologia, protejam o meio ambiente, retomem e alavanquem o investimento em educação e saúde, fortalecendo o SUS, e olhem para o setor da cultura, tão afetado durante a pandemia. Por fim, tenho firme compromisso com a defesa intransigente da democracia, da paz, da vida!
MEIO AMBIENTE PROTEGIDO E LIMPO
Reconstrução do Ministério do Meio Ambiente. Fortalecimento da democracia ambiental, busca de recursos para o combate ao desmatamento e mudanças climáticas. Investimento em saneamento e na proteção dos nossos biomas, em especial o Pampa, e áreas de importância ambiental.
CULTURA NACIONAL
Lutar pelo Sistema Nacional de Cultura, inspirado no SUS, com pontos de cultura que funcionem como Unidades Básicas de Cultura. Investimento na produção local, proporcionando sustentabilidade para pequenos produtores. Apoio à cultura como eixo de desenvolvimento social e econômico, como projeto de Estado e não de governos.
COMBATE À FOME COM SOBERANIA ALIMENTAR – COMIDA SAUDÁVEL NA MESA DO POVO
Meu compromisso é com a comida saudável e barata na mesa do trabalhador da cidade e na merenda escolar. Esse alimento virá de uma agricultura familiar forte, com programas de incentivo e investimentos na agricultura familiar. Retomada das políticas instituídas nos governos de Lula e Dilma que contribuíram para retirar o Brasil do mapa da fome. Juntos, vamos reerguer o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e a PNAE (Política Nacional de Alimentação Escolar).
MEIO AMBIENTE PROTEGIDO E LIMPO
Reconstrução do Ministério do Meio Ambiente. Fortalecimento da democracia ambiental, busca de recursos para o combate ao desmatamento e mudanças climáticas. Investimento em saneamento e na proteção dos nossos biomas, em especial o Pampa, e áreas de importância ambiental.
CULTURA NACIONAL EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Educação, ciência e tecnologia como projeto de Estado. Sem cortes para universidades, institutos federais e FUNDEB. Apoio à pesquisa, com inclusão de direitos trabalhistas a quem atua nos programas de pós-graduação e iniciação científica.
SAUDE PARA TODOS É DEVER DO ESTADO
Um SUS 100% público e com ampliada participação popular. Financiamento emergencial em 2023 visando enfrentar a demanda gerada pela pandemia. Retomada de políticas para a saúde pública de minorias e Rede de Atenção Psicossocial. Retomada do Programa Mais Médicos.
terça-feira, 23 de agosto de 2022
O DEVER DA ESPERANÇA - Ciro Gomes
No programa que a Rede Globo oferece de entrevista com os candidatos à presidência, Ciro Gomes dá uma aula demonstrando o profundo conhecimento que tem da realidade brasileira que transmite em seu livro PROJETO NACIONAL : O DEVER DA ESPERANÇA.
William Bonner e Renata Vasconcellos, entrevistadores, pouco interferiram preferindo aproveitar o momento de ouvir a exposição do candidato.
terça-feira, 16 de agosto de 2022
O QUE EU QUERO - Maria Clara Michels.
Eu não te quero aqui para que andes sobre as águas ou me defendas de tempestades e raios que reluzem à noite. Te quero aqui para que me digas das vagas e das marés, de Netuno e das sereias, dos tantos navios naufragados ou das garrafas com mensagens em seu bojo que chegam às praias.
Não te quero aqui para que espanes a areia do meu corpo ou estendas toalhas para que me deite, mas para que me contes da solidão nos desertos, dos homens azuis que perambulam, da variedade de cores que a areia toma em praias onde nunca se pisou, das orlas feitas em pedras e musgos, em algas e conchas.
Eu não te busco aqui para que me tomes pela mão e me leves pelos caminhos verdes que eu escolho, mas para que me fales do brilho nos teus olhos quando passas por uma árvore alta, para que me expliques de troncos e de ramos e para que descubras, junto comigo , os seus nomes e aquela época precisa em que transmutam as folhas verdes brilhantes para o amarelo, o ouro e, ao fim, para aquele vermelho crepuscular, antes que se desnudem de todo.
Não te chamo aqui para que limpes meus caminhos e estendas tapetes, mas para que me fales da terra e da relva, dos países onde ovelhas ou cabras disparam pelos montes, onde ainda existem pastores que tocam flautas enquanto esperam o momento do retorno, onde pequenas choupanas guardam o pão e o mel que será alimento para a fome.
Não te procuro aqui, nestas ruas por onde ando, para que me dês o apoio do teu braço ou da tua mão, mas para que me fales de antigos moradores destas casas velhas, das pessoas cheias de sonhos e ilusões que viveram nelas, de como foram construídas com suor ou em meio a facilidades, de como cada tijolo foi uma ilusão de poder, de abrigo, de conforto.
Eu não te busco aqui, nestes sonhos que eu sonho, para que me faças de princesa ou cortesã, para que me estendas coroas ou cetros, ou bordões, mas para que me contes sobre amores apaixonados entre a realeza e a plebe, entre religiosos e ateus, entre pessoas feitas umas para as outras ou não. Para que me digas de corações desvairados, de mortes e de incestos, de venenos e de punhais.
Não te chamo aqui, nestas noites insones, para que subas montanhas por mim, mas para que fales sobre aqueles que percorreram longas estradas, subiram cordilheiras e desceram a vales, a vulcões, que enfrentaram ciclones, dilúvios, cheias, por intrepidez, para salvar alguém, ou para colher uma flor para a amada.
Não te trago até mim para que transformes água em vinho, ou sirvas-me uma taça, mas para que me digas das cores das uvas, de como ficam quando os raios de sol batem sobre as videiras, sobre tonéis de carvalho e sobre pés esmagando a fruta. Para que me expliques do tinido suave de uma taça lapidada em cristal e, levantando a tua contra a luz se veja a cor suave do vinho que provas e deixa teu gosto em minha boca.
Eu não te quero junto a mim para que me vistas de sedas e linhos, mas para que teças com dedos habilidosos uma delicada teia sobre nossas cabeças, para que cries uma proteção contra os desatinos da vida, contra a inconstância do tempo, contra a fuga das horas.
Não te quero comigo para que me alimentes como a um pássaro pequenino, mas para que tuas mãos, teus olhos, ó sem nome, sejam meu próprio alimento, água em abundância, meu sentimento e meu consolo.
Eu não te quero aqui para que sejamos um, nem para que sejamos dois. Mas para que sejamos compreensão e cumplicidade, afeto e paixão, cuidado e carinho. Para que sejamos nós. Para que sejamos encontro. Para que possamos ser, ao mesmo tempo, infância e adolescência, juventude e maturidade, velhice e o eterno sono que vem depois.
Em 11/08/2021
segunda-feira, 15 de agosto de 2022
DIA DOS PAIS
Dias dos Pais é uma data a cada ano intensamente promovida pelo comércio na qual as pessoas são compelidas a se lembrar que tem um pai mesmo que muitos não tenham.
Para os que tem muitas vezes pode ser a única ocasião em que se lembram.
As pessoas também, conduzidas a manifestar esta lembrança influenciadas por repetitivas mensagens e propaganda, correm para comprar algum presente mesmo que apenas uma lembrancinha
Neste momento todos se igualam e agem das mesma forma até mesmo lulistas e bolsonaristas
Só não se igualam às incontáveis famílias muito pobres aos quais só resta ficar olhando de longe tanto amor e tanta confraternização tanto morte.
Para elas alegria seria ter o que comer durante o dia.
LEITURA INDICADA
O fosso ético abissal entre as famílias ricas e pobres - Gustavo Conde - Brasil 247
quarta-feira, 3 de agosto de 2022
VANDER LEE, O ROMANTISMO DE UM MINEIRO
terça-feira, 2 de agosto de 2022
PAI-DE-DEUS, TEATRO DE VALTER SOBREIRO JÚNIOR COM JOÃO SCHMIDT
O texto de Valter Sobreiro Júnior , que também assina a música original, é dividido em duas partes, nelas assistimos a duas visitas que um jovem (Germano Rusch) faz a um velho (*Joao Schmidt *).
Não sabemos ao certo quem são esses personagens, mas os conflitos estabelecidos na sequência de ações dão conta de memórias terríveis que os ligam a um passado comum: a ditadura militar.
São trazidos à tona culpas, remorsos, desespero e violência, ou seja, todo um painel sombrio a evocar essa época, em que a tirania se impunha aos corações e mentes do país.
PAI-DE-DEUS tem preparação corporal de Marvin Duarte, figurinos de João Bachilli, Desenho de Luz e operação técnica Fabrício Álvaro cenografia de Joao *Schmidt,
Edição de Vídeo Mateus Dias.
Participação Tania Fayal em vídeo de Alessandra Azevedo.
Espetáculo comemorativo aos 60 ano de carreira do teatrólogo Valter Sobreiro Junior
Já foram feitas 8 apresentações em Pelotas , 6 no teatro Arena de Porto Alegre, em Rio Grande e Santa Vitoria. Rio Grande novamente dia 10, Arroio dos Ratos dia 18.
Em setembro volta para Porto Alegre na casa de Cultura Mário Quintana
domingo, 24 de julho de 2022
DILMA TORPEDEIA APROXIMAÇÃO DE LULA COM O MDB
Dilma diz que Temer não engana mais ninguém e pede para PT evitá-lo
Ex-presidente ataca sucessor quatro dias depois de encontro de petistas com emedebistas
Catia Seabra
Quatro dias após encontro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com líderes emedebistas, a ex-presidente Dilma Rousseff divulgou nesta sexta-feira (22) nota em que chama o ex-presidente Michel Temer (MDB), seu ex-vice e sucessor, de golpista e traidor.
Temer é apontado como um dos articuladores do impeachment de Dilma, tendo assumido sua cadeira em 2016. Na nota, em que se refere ao ex-vice como "este personagem", Dilma afirma que "Temer não engana mais ninguém", e "o que se conhece dele é mais que suficiente para evitá-lo".
Temer retrucou em uma postagem nas redes sociais. "É tão desarrazoada a manifestação da ex-presidente Dilma Rousseff que não merece resposta", publicou.
As declarações da petista nesta sexta-feira são uma resposta à entrevista ao UOL em que Temer atribuiu o impeachment de Dilma a dificuldades de relacionamento com o Congresso. Temer também chamou a antecessora de honestíssima.
"Não houve golpe. Eu quero dizer que a ex-presidente é honesta. Eu sei, e pude acompanhar, que não há nada que possa apodá-la de corrupta. Ela é honestíssima. Mas houve problemas políticos. Ela teve dificuldades no relacionamento com a sociedade e com o Congresso Nacional. Esse conjunto de fatores levou multidões às ruas", disse Temer ao UOL.
Em resposta, Dilma diz que é inócuo afirmar que não houve golpe, "pois este personagem se ofereceu como vice-presidente por duas vezes. E, assim, sabia por duas vezes qual era o programa político das chapas vitoriosas que foram eleitas em 2010 e 2014".
"Eu agradeceria que o senhor Michel Temer não mais buscasse limpar sua inconteste condição de golpista utilizando minha inconteste honestidade pessoal e política. É justamente essa qualidade que despreza, rejeita e repudia uma avaliação que parte de alguém que articulou uma das maiores traições políticas dos tempos recentes", publicou ela.
Ainda segundo Dilma, as provas materiais estão expressas em medidas adotadas na gestão Temer e cuja condução em um eventual governo Lula é hoje alvo de curiosidade, especialmente nas reuniões do petista com empresários.
"As provas materiais da traição política estão expressas na PEC do Teto de Gastos, na chamada reforma trabalhista e na aprovação do PPI para as quais não tinha mandato. Nenhum desses projetos estava em nossos compromissos eleitorais, pelo contrário, eram com eles contraditórios. Trata-se, assim, de traição ao voto popular que o elegeu por duas vezes", escreveu.
Na segunda-feira (18), Lula se reuniu com dirigentes do MDB, entre eles os senadores Renan Calheiros (AL) e Eduardo Braga (AM). Segundo relatos, o petista defendeu uma aliança com o MDB como estratégica para uma vitória no primeiro turno, evitando acirramento de uma disputa que se prenuncia violenta.
No dia seguinte, esses interlocutores de Lula foram ao encontro de Temer, recomendando o adiamento da convenção programada para oficializar, no dia 27, a candidatura de Simone Tebet (MS) à Presidência. Temer concordou com a proposta.
Mas o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), resiste, o que deve levar o embate à Justiça.
Apesar desse esforço de aproximação de Lula com o MDB, o PT divulgou, na quarta-feira (20), uma resolução em que chama o impeachment de golpe e atribui ao governo Temer retrocesso de avanços políticos e sociais encampados em administrações petistas.
A menção de Temer à honestidade de Dilma foi considerada, por emedebistas, como mais um aceno em direção a um acordo nacional. Dilma deixa claro, na nota, que rechaça uma reaproximação.
A ex-presidente diz que a dificuldade de diálogo com o Congresso não é razão legal e constitucional para impeachment em um regime presidencialista.
"Tal 'dificuldade' era uma integral rejeição às práticas do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, criador do centrão, que queria implantar com o meu beneplácito o 'orçamento secreto', realizado, hoje, sob os auspícios de um dos seus mais próximos auxiliares na Câmara Federal", afirma ela.
"Finalmente, relembro que a História não perdoa a prática da traição. O senhor Michel Temer não engana mais ninguém. O que se conhece dele é mais que suficiente para evitá-lo, razão pela qual não pretendo mais debater com este senhor".
quinta-feira, 21 de julho de 2022
quarta-feira, 20 de julho de 2022
PROJETO RESTAURA TRÊS CASAS DOS SÉCULOS 18 E 19 DE FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA
O projeto BomSerá, do Ia - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, está restaurando três casas históricas dos séculos 18 e 19, de propriedade de famílias de baixa renda de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Além das obras, estão sendo ofertadas oficinas de restauro gratuitas, que estão recebendo inscrições até 1º de agosto. As obras de restauração das casas de dona Aparecida, dona Nininha e dona Efigênia, todas moradoras do bairro Cabeças, começaram no último dia 27 de junho. O BomSerá visa realizar ações educativas voltadas para a comunidade, professores e alunos do ensino médio de Ouro Preto e região. O projeto tem como objetivo utilizar as oficinas de restauro para capacitar os moradores das edificações a eles próprios realizarem a manutenção preventiva de suas moradias, além da formação de mão de obra qualificada.
SEGUE >>>
Projeto restaura três casas dos séculos 18 e 19 de famílias de baixa renda (msn.com)
sábado, 16 de julho de 2022
quinta-feira, 14 de julho de 2022
SER DE ESQUERDA - Reginaldo Bacci
SER DE ESQUERDA
Ser de Esquerda não é ser militante do PT, do PSOL, do PCO, do PCB, do PCdoB, do PSB, etc. Na verdade, ser de Esquerda sequer requer uma filiação partidária.
Ser de Esquerda não me obriga a votar nos candidatos desses partidos. Mas ser de Esquerda me faz querer votar no ideal de fraternidade e solidariedade que cada homem e mulher traz consigo.
sábado, 9 de julho de 2022
BRIZOLA,TEMPOS DE LUTA- O Filme
quinta-feira, 7 de julho de 2022
ENTREVISTA COM TERRAPLANISTAS - Programa Danilo Gentili
quarta-feira, 6 de julho de 2022
quinta-feira, 30 de junho de 2022
"Ciro Gomes é o candidato com mais chance de crescimento" - Antonio Lavareda
Foto: Reprodução - Rádio Metropole |
Por: André Uzêda no dia 27 de junho de 2022 às 09:21
O cientista político Antonio Lavareda, presidente científico do Instituto Ipespe, disse que o candidato que mais apresenta chance de crescimento atualmente é Ciro Gomes (PDT). Isso porque é o candidato mais lembrado como "segunda opção de voto.
"Isso é um dado científico. Quando perguntando, Ciro Gomes é o candidato mais citado como segunda opção, sobretudo entre eleições de Lula, já que coloca sua candidatura na centro-esquerda. Ele também tem uma fatia grande entre indecisos", disse em entrevista nesta segunda-feira (27), a Mário Kertész, na Rádio Metropole.
Lavareda também disse que hoje dificilmente a terceira via, representada pela senadora Simone Tebet (MDB), tem chance de se viabilizar eleitoralmente. "As chances de uma terceira via da centro-direita são remotas. A eleição está muito polarizada, com alguma tendência de uma triangulação, muito mais por Ciro Gomes", afirma.
domingo, 26 de junho de 2022
MULHERES QUE FOTOGRAFAM
foto de Verinha Garcia |
Depois da inauguração da GALERIA CÂMARA CLARA, ainda em fase de estruturação, com o lançamento do livro RUAS DE PEDRAS, de Silvia Regina King Jeck , estamos iniciando a trabalhar na organização da mostra MULHERES QUE FOTOGRAFAM.
Até este momento estão convidadas Cristina Carriconde, Duca Lessa, Maria Clara Michels, Verinha Garcia, Camila Hein e Ana Tereza SV .
Não temos ainda previsão de data para que a exposição esteja pronta para abertura.
Dependendo do andamento das providências necessárias a partir do final de julho é que será possível se ter condições de estabelecer uma data.
sexta-feira, 24 de junho de 2022
terça-feira, 21 de junho de 2022
AUTORIDADE - Enio Andrade
Huguinho estava com um problema de fácil resolução. Possuía dois aparelhos de som, o seu preferido foi das primeiras coisas que comprou quando começou a trabalhar, o outro adquirira há pouco. Um amigo de sua irmã apareceu em sua casa com o aparelho, queria viajar para a Espanha e não tinha dinheiro suficiente. Passada a sua hora de boa ação, pensou: o que faria com dois aparelhos de som? Não que isso fosse um grande problema em sua vida. Mas, pra quê? Ficava incomodado em ter coisas das quais não precisasse. Botou um anúncio na parte de classificados, era moda naquela época em que as pessoas ainda liam jornal.
Não demorou três dias e apareceu um interessado. O suposto comprador se apresentou e examinou o aparelho. Após um teste verificou que tudo estava funcionando. Na hora de pagar argumentou que estava sem dinheiro, mas, que assinaria duas promissórias, as quais resgataria logo que não mais estivesse a descoberto. Huguinho concordou sem pestanejar, afinal a troco de que o tal homem não resgataria as tais promissórias, sobretudo com valores tão baixos.
Passado cerca de um mês do ocorrido Huguinho ligou para o comprador. Ninguém atendia naquele número. Ligou de novo no outro dia e nos outros dez dias subsequentes. Foi só depois do décimo dia que logrou êxito em suas tentativas. Uma mulher atendeu e explicou que o tal homem era um conhecido malandro que por uma dessas rasteiras do destino fora seu namorado e volta e meia usava o número do seu telefone em seus golpes. Pediu desculpas a Huguinho e desligou. Nem é preciso dizer que Huguinho ficou desolado com o acontecido. Não era pelo valor que estava vendo sumir no horizonte e sim por aquela sensação que estava sentindo, fora feito de bobo, se sentia o otário da vez.
Ficou metabolizando aquela raiva por uma semana. Em conversa com seu irmão mais velho foi aconselhado a procurar Adroaldo que era um conhecido advogado e amigo da família. Adroaldo era amigo de seu irmão há muitos anos, serviram juntos no serviço militar e eram solidários nos piores segredos.
Huguinho procurou Adroaldo e o colocou a par de tudo, na verdade o que sabia do malandro não era muito. Além do número do telefone, que sabia ser de outra pessoa, só sabia o nome, se é que era verdadeiro, nunca se sabe, com esse pessoal.
O advogado o tranquilizou, deixasse com ele, tinha muita experiência com esses malandros. Conhecia a psicologia dessa gente, eles vivem disso, não fossem esses golpes teriam que trabalhar e ser como eles, gente decente.
Além disso, argumentou Adroaldo, conheço muita gente na polícia, se tem gente que sabe lidar com esses malandros é o pessoal da polícia. Me dá uma semana, disse. Huguinho saiu dali aliviado, que bom ter vindo procurar o advogado, agora tinha certeza que o tal imbróglio seria resolvido e aquele sentimento de ser enganado seria esquecido. A única coisa que lamentava era ter que ter pedido um favor desnecessário, não gostava de depender de ninguém, paciência, pensou.
Em menos de uma semana Adroaldo já tinha em suas mãos todas as informações sobre o malandro. Era estelionatário contumaz, pequenos golpes eram a sua especialidade. Adroaldo resolveu que não iria ocupar seus amigos da polícia com aquele peixe pequeno, vou cuidar desse malandro pessoalmente, onde já se viu, essa gente perdeu o respeito. Foi até a casa do malandro, porém, chegando lá não logrou êxito. O dito cujo morava com a mãe, imagina a desfaçatez do crápula, ainda envolvia a velha em seus golpes. Deixou o recado em tom ameaçador: ele que me procure, caso contrário vou ter que tomar providências!!
Assustou bem a mãe do malandro e marcou o encontro em seu escritório para dali a dois dias. Durante esse tempo ficou devaneando sobre como iria acabar com aquele sujeito. Afinal de contas não era só uma questão de se saber quem manda, era também uma questão de mostrar àquele marginal quem é mais esperto.
No dia marcado chegou ao seu escritório cerca de meia hora mais cedo. Era suficiente para se preparar. Próximo das nove horas se ajeitou na cadeira e pensou, esse malandro não vai nem se atrasar. Nem bem o pensamento se desvaneceu e ouviu alguém batendo à porta. Ah, viu só, eu sabia, esse malandro tá no papo. Se ajeitou na cadeira e gritou um entra como se estivesse em uma feira livre. A porta foi abrindo aos poucos, como se a pessoa que estava entrando hesitasse. Adroaldo, embora não demonstrasse, estava envolvido por uma sensação triunfalista.
O malandro se mostrou, e parecia, perdido, foi entrando devagar, a cabeça baixa, parecia procurar algo no chão. Oi doutor, tudo bem? Falou finalmente, como se fosse uma súplica. Adroaldo nem deixou o homem seguir naquela introdução. Desandou a falar com o malandro como se fosse um inspetor de escola de cunho religioso. Onde é que já se viu? Aplicando um golpe vil em gente decente, o mundo está perdido mesmo . . . de passagem citou suas amizades e finalizou dizendo um, como é que vai ser? em tom de ameaça.
Depois de ficar em silêncio por um momento o homem começou a falar. Uma fala arrastada, disse que se arrependia de ter agido daquela maneira. Me perdoe doutor, se eu pudesse mudar a minha vida, ah se eu pudesse . . . dava pena.
Adroaldo voltou a carga, como é que ficamos? O homem falou, tem um jeito! Tenho um vídeo cassete no conserto, posso vender rápido por um bom preço e acertar tudo com o senhor. O advogado fez uma careta, enfim, era o único jeito. Está bem, disse.
O malandro voltou à carga, é que eu estou desprevenido. O advogado nem falou nada, só puxou a carteira e disse, quanto? O malandro falou o valor.
Foi tudo muito rápido, o advogado agradeceu a partida do malandro com alívio enquanto guardava a carteira. Nem bem o malandro desceu dois lances de escada e Adroaldo já estava se sentindo como Huguinho.
segunda-feira, 13 de junho de 2022
domingo, 12 de junho de 2022
RECITAL DE MEIO DE CURSO - Pedro Barbosa Alves
sábado, 11 de junho de 2022
RECITAL DE MEIO DE CURSO - Pedro Barbosa Alves
sexta-feira, 10 de junho de 2022
CUBA, A ILHA QUE RESISTE - José Ricardo Caetano Costa
JOSÉ RICARDO CAETANO COSTA, lançou seu livro CUBA, A ILHA QUE RESISTE , na livraria Vanguarda.
O livro é um interessante relato de sua viagem a Cuba da qual retorna com uma impressão favorável.
O autor é graduado em Direito e História com mestrado e doutorado.
É escritor, palestrante e advogado de direitos sociais.
Na foto me entrega seu livro autografado. Como curiosidade a impressão de que autor é muito alto ou eu muito baixo decorre do fato de que, na ocasião, o autor se encontrava encima de uma plataforma.
Estamos agora estudando a possibilidade dele repetir esta sessão proximamente na GALERIA CÂMARA CLARA talvez, a se estudar, em conjunto com a exposição MULHERES QUE FOTOGRAFAM