Com a decisão do vereador Marcus Cunha de não concorrer à Prefeitura de Pelotas, abriu-se no PDT, à procura de alternativas. um espaço para a discussão politico- partidária.
Este espaço foi favorecido pela crescimento do partido não só em número de filiados mas, também, pela qualificação
Neste momento destacamos Fidel Perini, surgido dentro do PDT, como um dos nomes jovens na política local.
Aos 30 anos de idade já tem uma ativa participação em diversas instâncias da vida política
Trabalhou na Assessoria Jurídica da Defensoria Pública da União como estagiário de 2014 a 2016, como pesquisador de 2017 a 2018, no Grupo de Pesquisas Sobre Julgamentos do STF sobre Serviços Públicos Previstos pela Constituição Federal de 88 e como assessor jurídico na Procuradoria Geral do Município de Capão do Leão em 2018.
Na vida politica faz parte do movimento estudantil desde 2013, estando presente nos atos contra a prefeitura e a favor da diminuição dos preços das passagens no mesmo ano.
Ingressou no PDT em 2016, participou das manifestações contra o golpe e contra a reforma trabalhista em 2017.
Internamente ajudou a reconstruir a Juventude Socialista do PDT, hoje um dos maiores movimentos de juventude da cidade lado a lado com o Juntos do PSOL.
Ajudou na construção e fundação do Movimento Sindical do PDT, da Ação da Mulher Trabalhista e do Movimento Comunitário Trabalhista.
Participou do grupo de articulação para trazer o então Pré-Candidato a Presidente da República em 2018, Ciro Gomes do PDT, e teve seu nome citado em agradecimentos realizados pelo pré-candidato na ocasião.
Coordenou a campanha da candidata a Dep. Federal Samira Pereira do PDT.
Em 2019 foi um dos Coordenadores Gerais do DCE da UFPel, tendo grande influencia na retomada do prestigio da instituição que retomou os diálogos com os movimentos sociais da cidade bem como com os movimentos sindicais, e acabou revigorando o movimento estudantil da cidade, trazendo consigo o conselho de Diretórios e Centros Acadêmicos da UFPel e posteriormente o Grêmio Estudantil do IFSUL e de outras escolas, articulando lutas em prol da educação.
Foi conselheiro no Conselho Superior Universitário obtendo atuação destacada em diversas questões, sendo citado pelo Reitor Pedro Hallal por diversas oportunidades. Participou também do movimento das 3 categorias universitárias, alunos, professores e técnicos administrativos, contra o programa de privatização das universidades, o “future-se”, fazendo debates internos na instituição, cerca de 22 dos 27 debates, e realizando palestras e atividades informativas a respeito do projeto em outras instituições, como no CAVG, e nas ruas.
Liderou o DCE na coordenação, em conjunto com sindicatos e movimentos sociais, de todos os atos e protestos a favor da educação e contra os cortes de orçamento público e contra a retirada de direitos no ano de 2019.
Realizou, após o ataque policial em frente ao Centro de Artes da UFPel, o movimento estudantil para levar a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul uma série de denuncias a respeito da violência policial contra estudantes e contra população negra na cidade de Pelotas.
Enfim, embora a juventude, Fidel demonstra uma atuação política já estruturada e plenamente identificada com os ideais do trabalhismo que tem em Getúlio Vargas e Leonel Brizola suas mais importantes referências..
COMENTAR NO FACEBOOK >>>
Nenhum comentário:
Postar um comentário