O Império Britânico (em inglês: British Empire) foi o maior império em extensão de terras descontínuas do mundo. Era um império composto por domínios, colônias, protetorados, mandatos e territórios governados ou administrados pelo Reino Unido.
Originou-se com as colônias ultramarinas e entrepostos estabelecidos pela Inglaterra no final do século XVI e início do século XVII.
No seu auge, foi o maior império da história e, por mais de um século, foi a principal potência mundial.[1]
Em 1922 o Império Britânico dominava cerca de 458 milhões de pessoas, um quarto da população do mundo na época[2] e abrangeu mais de 31,7 milhões de quilômetros quadrados, quase um quarto da área total da Terra.[3] [4]
Como resultado, seu legado político, cultural e linguístico é generalizado. No auge do seu poder, foi dito muitas vezes que "o sol nunca se põe no Império Britânico" devido à sua extensão ao redor do mundo garantir que o Sol sempre estivesse brilhando em pelo menos um de seus numerosos territórios.
Atualmente corre o risco ,com a contrariedade de Irlanda e Escócia do desligamento da União Européia ,de ver afastados também esses países, ficando com sua área reduzida a 130.395 km².
Se considerarmos que o Rio Grande do Sul tem 281.748 km², pode-se ter uma idéia de quão reduzido passa a ser o território do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário