segunda-feira, 27 de setembro de 2021

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA - Alcione


Samba clássico, poético, romântico.
Permanece como um reduto inexpugnável de brasilidade

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

CHARGE - PêErre


segunda-feira, 20 de setembro de 2021

CIRO ANTECIPA E RENOVA SUA CAMPANHA ELEITORAL


Ciro Gomes anuncia que está tirando carteira de habilitação tipo C porque pretende
fazer um longo documentário dirigindo caminhões em estradas brasileiras.

O DESTINO DO VIDRO EM PELOTAS - Alceone Silveira dos Santos


Especificamente sobre a logística do vidro, faz-se necessário apontar algumas considerações acerca desse passivo em Pelotas.

A cidade possui 6 Cooperativas de reciclagem. Estão vinculadas ao poder público através de uma parceria insólita que destina R$15 mil para cada uma e R$400 para cada cooperado.

Atuam também na retirada dos resíduos recebidos nos ecopontos como forma de implemento e complemento financeiro.

Por fim, recebem o transbordo da coleta seletiva, que é operada sob contrato, por empresa privada.

Os impactos começam no tipo de veículo utilizado, caminhão prensa.

 A mistura e consequente quebra do vidro misturado a outros resíduos, contamina e inviabiliza um considerável percentual do material recebido da coleta seletiva.

Gera um processo de retriagem , acaba por muitas vezes, causando dano físico aos cooperados

 Cada Cooperativa recebe em média de 3 a 5 toneladas de vidro por semana oriundo da coleta seletiva.

Considerando a potencialidade de aproveitamento do vidro no processo de reciclagem ser de 100% urge um implemento e uma organização desse logística para fomento de ganho a catadores e profissionais de cooperativas.

Numa próxima intervenção nesse espaço, abordaremos questões técnicas, legislativas e tributárias que também precisam compor essa demanda.

domingo, 19 de setembro de 2021

CHICO BUARQUE SOBE AO ALTAR

Chico Buarque e Carol Proner

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O cantor Chico Buarque, 77, e a advogada Caroline Proner, 47, se casaram na manhã deste sábado (18) na presença de poucos amigos e parentes em um cartório de Petrópolis, no Rio. Os dois estão juntos há quatro anos, e tiveram os planos de casamento revelados em agosto.

"Para nós, celebrar casamentos é sempre uma emoção, mas hoje com o ícone da música brasileira a emoção foi ainda maior. Tivemos a honra de celebrar a união de Chico Buarque e Caroline Proner. Toda felicidade do mundo aos noivos", afirmou a página do cartório no Instagram.

Os nomes do cantor e compositor e da professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio) apareceram no Diário Oficial da Justiça do Rio há dois meses com a intenção do casal de se casar. A oficial registradora, Patricia Baranda, afirmava que todos os documentos exigidos por lei foram apresentados.

Chico é pai de Helena, Sílvia e Luísa, as três do casamento com Marieta Severo, 74. Os dois ficaram juntos por 33 anos e se separaram em 1999. Antes de Carolina, o artista namorou a cantora Thais Gulin, 41, por cinco anos.

Já Proner é mãe de Francisco, 21, e Bárbara, 20, de relacionamentos anteriores. No ano passado, ela virou avó pela primeira vez.

O namoro dos dois começou durante os encontros realizados para a definição da candidatura de Lula nas eleições de 2018 para presidente.

Antes disto um dos últimos relacionamentos de Chico Buarque tinha sido com a cantora Taís Gulin 41, por cinco anos.

Chico e Taís Gulin


sexta-feira, 10 de setembro de 2021

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

RECICLAGEM DE VIDRO - UM EXEMPLO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA - Conversa de Rogel Martins Barbosa com Alceone Silveira dos Santos


Rogel Martins Barbosa conversa neste Café& Resíduos com Alceone Silveira dos Santos, Técnico em Meio Ambiente, colaborador externo do NESol - Núcleo de Economia Solidaria do IF Sul - Campus Pelotas e idealizador parceiro no projeto Entreposto de Resíduos Sul.

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

NATAÇÃO EM PELOTAS - Raquel Nussbaum


Em tempos de pandemia a prática da natação em Pelotas, sujeita a restrições, segue no entanto muito viva nas piscinas térmicas que estão em funcionamento na cidade.

 Além das tradicionais do Brilhante e Diamantinos  fazem parte deste grupo as dos clubes Centro Português e Dunas, esta a mais recente.

Menciono as térmicas porque no nosso clima elas são indispensáveis quando se pensa numa prática a ser  mantida o ano todo. 

O Brilhante merece um destaque especial porque além de manter piscina em atividade há muitos anos tem conseguido manter ao longo do tempo uma tradição de formação de nadadores de nível de competição.

Neste momento em que a participação feminina ganha um grande destaque com a conquista  nas Olimpíadas da  medalha de ouro por Ana Marcela Cunha na prova de 10 mil metros é oportuno destacar duas nadadoras do clube que se mantêm competindo, Helena da Rocha e Raquel Nussbaum.

Neste momento destacamos Raquel Nussbaum com uma carreira que começou bem cedo, aos 6 anos, incentivada pelo pai que foi nadador pelo Clube Regatas Pelotense onde obteve grandes resultados estaduais .

Raquel ganhou campeonatos estaduais e participou de competições nacionais  e, depois de um longo

 período longe das competições voltou a nadar, já depois dos 30 anos, na equipe master, destacando-se  em provas de nado  borboleta ( recorde estadual da categoria em 3 provas, 50 e 100 m borboleta na piscina longa e 100 m borboleta na piscina curta ), títulos conquistados entre 2018 e 2019.

A nadadora em dois momentos de sua carreira



Atualmente, com a pandemia, Raquel declara que começou a encarar mais os treinos como aliados à saúde mental e decidiu começar a treinar para provas de fundo e águas abertas tendo como treinador o técnico e amigo João Paulo Brum Rodrigues  (Jotape, como é conhecido)

Vamos os aguardar os resultados dessa mais recente experiência da nadadora tão premiada. 

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK >>>