sábado, 23 de maio de 2020

A QUESTÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PELOTAS - Lúcio Hecktheuer


O Rio Grande do Sul, com 11.377.239 (11 milhões trezentos e setenta e sete mil duzentos e trinta e nove) habitantes distribuídos em seus 497 municípios, tem a CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento) como a maior companhia de abastecimento de água dos gaúchos, estando presente em 316 municípios abastecendo-os com água potável. No que se refere aos serviços de esgoto, a CORSAN deixa a desejar pois atende apenas 52 municípios sendo que, destes, em apenas 36 municípios o esgoto é tratado em parte. No nosso município, Pelotas, os serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem e resíduos sólidos são de competência do SANEP (Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas), empresa pública municipal da qual nos orgulhamos muito por seus serviços prestados aos munícipes. O SANEP conta com servidores competentes e dedicados, mas, devido à estiagem que se prolonga na região desde novembro de 2019, tem um de seus sistemas de captação de água bruta, a barragem do Santa Barbara, próximo do colapso. No entanto, observando-se as precipitações ocorridas e comparando-as com as médias mensais históricas verifica-se que estamos nos aproximando destas médias, fato este que sinaliza o fim da estiagem que tanto está castigando a barragem. Somente nos três últimos dias deste mês de maio (quinta-feira, 21 a sábado, 23) foi registrado uma precipitação de 69 mm totalizando 85,2 mm no mês. Tudo indica que já em maio estamos voltando ao regime normal de precipitação em Pelotas fazendo com que o nível da barragem do Santa Barbara, lentamente, volte a subir.
Os gráficos abaixo mostram a intensidade do racionamento, tendo seu início no mês de novembro de 2019 e atingindo seu ápice em fevereiro de 2020. Em maio de 2020, ainda no dia 23, já estamos próximos da média mensal histórica.



Partindo destas observações, parece que a chuva está voltando em nossa região, mas isso não deve ser utilizado para que voltemos a consumir água potável em excesso. Fenômenos de estiagem como o que vem ocorrendo este ano, periodicamente se repetem. Esse fenômeno sazonal de estiagem deve fazer com que nos empenhemos para finalizar as obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Capão do Leão, estação esta que receberá água bruta do Canal São Gonçalo tornando-nos, por muitas décadas, autossuficientes de água não tendo mais o fantasma do racionamento nos cercando. Cabe lembrar que essa ETA é almejada desde a década de 70 e já deveria estar funcionando desde 2016. Entendo que o município de Pelotas deva ter como prioridade na área de saneamento ambiental a finalização das obras da ETA Capão do Leão.

Nenhum comentário: