quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

CRISTIANE BRASIL CRITICA O MACHISMO

Cristiane Brasil, a "ministra" do Trabalho que seria empossada por Temer em acerto com Roberto Jefferson, pai da candidata, foi finalmente levada a desistir da indicação.
Mas não antes de muita insistência e uma sucessão de "barracos" dos quais o vídeo gravado numa lancha alcançou o auge do burlesco.
Em sua carta de desistência escreve que "sigo agora pronta para restabelecer e esclarecer todas as questões que foram levantadas a meu respeito, sem que eu tivesse direito ao devido contraditório, com a mesma amplitude, virulência e machismo com que muitas vezes fui atacada".
O termo machismo, como se vê, É empregado  indiscriminadamente perdendo o sentido que lhe deve ser dado em interpretações sérias.
O que está longe de ser o caso da "ministra".

P.R.Baptista

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

O PRESENTE

.A informação sobre essa foto ( não há menção ao autor), declara que registra o momento em que um menino recebe um novo par de sapatos num orfanato na Áustria em 1946.
Os que tem naquele momento pode-se ver estão muito velhos.
Impressionante e tocante como através da imagem é expresso não só o sentimento de grande contentamento do menino, mas , ao mesmo tempo, permite-nos nos darmos conta das condições em que ele vive.

P.R.Baptista

sábado, 17 de fevereiro de 2018

A INTERVENÇÃO FEDERAL NO RIO - Pedro Moacyr Pérez da Silveira

A intervenção federal na área da segurança pública do Rio de Janeiro, na medida em que, por força de regramento constitucional, inviabiliza a PEC da Previdência, certamente traz consigo algo que ainda não sabemos exatamente o que é. Penso que se trata de um auxílio a cariocas claramente desesperados, o que pode aumentar a legitimidade do governo central, permitindo-lhe maiores facilidades para futuramente aprovar a reforma previdenciária, que até ontem era o seu principal, e quase único, desiderato. Em seu discurso sobre a intervenção, o Presidente fez explícita menção à possibilidade de suspendê-la para o fim específico de votar a dita reforma e logo a seguir retomá-la.
Não confio minimamente em Temer, e não descarto a possibilidade de um planejamento maquiavélico travado entre o governo federal e o estadual, cujos dirigentes (Presidente da República e Governador) são do mesmo partido, o PMDB. Por que não se fez o mesmo em relação ao Espírito Santo em 2017, que enfrentou crise análoga?
Há algo talvez ainda mais estranho no ar, e não sei se podemos excluir uma combinação política ainda mais ampla, envolvendo as Forças Armadas, uma vez que o interventor é um General, com o qual certas combinações - caso existam - podem implicar um aumento expressivo da repressão em geral, que poderia se justificar na forma asséptica de mero combate ao crime organizado. Tanto vai, tanto vai, que daqui a pouco não será impossível termos um governo periclitante e notoriamente capaz de quaisquer negociações subterrâneas sendo garantido por armas que se apresentarão como sendo de militares patriotas, cumpridores de nobres missões e voltados a garantir o Estado Democrático de Direito, quando tudo poderá significar precisamente o oposto. Dois riscos se mostram no horizonte, a meu ver: a) legitimação justificada da intervenção com o fim oculto de aumentar a aceitação de Temer, facilitando a aprovação da PEC da Previdência, e b) fortalecimento da repressão mediante o discurso da sua necessidade, mas ultrapassando sem critérios os limites de reposição da ordem em face da criminalidade comum, fazendo com que a mesma garanta "outras ordens", onde pode se encontrar o combate a manifestações sociais justas e democráticas. Enfim, há alguma coisa no ar que, parecendo ser, contudo não o é, revelando uma esperteza um tanto diabólica, voltada à salvação de um governo que a cada dia que passa se mostra mais distante do povo e das pretensões mais nitidamente coletivas. A gendarmeria, como instrumento garantidor da paz, é sempre um barril de pólvora com o pavio exposto às chamas que podem advir de qualquer distúrbio, mesmo aqueles socialmente benéficos e historicamente justificados, como seria a paralisação geral aprazada para o dia 19 de fevereiro. Na próxima segunda-feira, ocorressem os protestos e as oposições de rua contra a PEC da Previdência, o governo sofreria um expressivo abalo político. Agora, tendo sido tomada a deliberação aqui comentada, é possível que o dia de lutas se enfraqueça e até mesmo se inviabilize, dando fôlego a Temer. Sob quais condições, ainda não sabemos, mas imaginar faz bem ao mundo do pensamento...

COMENTÁRIOS NO FACE <<<; 

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

REDE GLOBO DE SAIA JUSTA ESCONDE O DESFILE DA TUIUTI

.
Alçada ao grupo de elite das escolas de samba do Rio em 2017, após vencer a segunda divisão em 2016, o Paraíso do Tuiuti foi a quarta escola a desfilar na primeira noite de apresentações no Rio de Janeiro, já na madrugada desta segunda-feira. A escola discorreu sobre a escravidão no Brasil e defendeu a ideia de que ela ainda não acabou, apenas mudou de forma. A apresentação da agremiação da comunidade do Morro do Tuiuti, no bairro de São Cristóvão, emocionou o público no Sambódromo e movimentou as redes sociais.
A escola levou para a Marquês de Sapucaí o enredo "Meu Deus meu Deus está extinta a escravidão?" Assinado pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, o enredo denunciou nossa tradição escravocrata. Nas alegorias e fantasias, denúncia contra a manipulação das manifestações que levaram ao golpe que derrubou a presidenta Dilma. Manifestantes aparecem como fantoches com camisas amarelas atrás de patos amarelos. Uma ala criticou a reforma trabalhista que retira direitos do povo, nova forma de escravidão vestida de regressão de direitos sociais. Ao final, Temer aparece como um vampiro do neoliberalismo. Uma das marcas do desfile foi a TV Globo, que tem exclusividade para televisionar o desfile, ter escondido o que se passava. Talvez pela vergonha de ver exposta na avenida e cantada pela arquibancada, uma triste história que a Globo apoiou e continua apoiando.

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK ---https://www.facebook.com/groups/890827434266040/permalink/1971833816165391/  

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Posso fazer uma declaração aqui? Eu, como empresário...


.
Sabe-se que os políticos costumam ser alvo dos humoristas constituindo-se, com frequência, um prato cheio.
Mas em alguns casos a piada já está pronta.
O vídeo gravado por Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson, e que Temer comprometeu-se a indicar ministra do Trabalho, para contar com os votos do PTB na reforma da Previdência, entra para a história do humor brasileiro.
Os humoristas se resumem, tão perfeito é o quadro, a dar uns toques pessoais.
Não precisa mudar quase nada.
É é o retrato não do Brasil, mas de um Brasil , que o governo Temer e aliados, querem à força que os brasileiros se submetam.
Um Brasil da infâmia e da exploração.
Afinal, como diz o humorista, quem é que nunca levou fio terra?

P.R.Baptista

PDT REALIZA CONGRESSO E ELEGE EXECUTIVA DA JUVENTUDE SOCIALISTA

No último sábado, dia 3 de fevereiro, ocorreu o Congresso Municipal da Juventude Socialista do PDT de Pelotas, que abordou o tema “O Trabalhismo e a necessidade de reinventar o Brasil”. 
No encontro participaram lideranças, filiados e simpatizantes da JS na região sul e capital do estado.
O congresso também contou com a nomeação da nova executiva da JSPDT/Pelotas para os anos de 2018/20, período em que Lucas Boa Nova​ estará à frente da presidência da juventude.
O evento mostrou vitalidade do PDT em Pelotas que procura se colocar em todas as frentes e em todas as instâncias atualizado com as demandas da sociedade.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

TODOS LIGADOS, A PREMIAÇÃO DO OSCAR ESTÁ PRÓXIMA - P.R.Baptista

Aproxima-se a farsa da premiação do Oscar. Momento no qual a poderosa indústria cinematográfica norte-americana monta um cenário para impor ao mundo sua produção de filmes caros, cheios de efeitos especiais, clichês e atores criados pelo marketing de Hollywood. Enquanto isso a importante produção de filmes produzidos em vários países, como Brasil, Argentina, Europa Central, França, Inglaterra , Itália, etc., sem esquecer a própria produção norte-americana paralela, excluída do círculo fechado de Hollywood, segue sem distribuição, sem chegar ao grande público. Resta saber agora se na premiação as mulheres estarão todas vestidas de preto , em protesto pelas alegações de assédio, ou se algumas rebeldes seguirão o modelito tradicional do evento com bastante exposição do corpo e cores vibrantes. Na foto a atriz Blanca Blanco uma das que furou o protesto promovido no Globo de Ouro e roubou as atenções.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Convicção de que forma de auxilio compensa reposições salariais - Daniel Cardoso

Uma pessoa que tem convicção que uma forma de auxilio compensa reposições salariais, pode prender alguém por suas convicções?
Os auxílios previstos na legislação, independente do regime, estatutário ou celetista, de forma geral são indenizatórios e tem direito aqueles que de fato os utilizarão, a exemplo dos auxílios transporte, saúde e até mesmo o moradia. O auxilio moradia, para maioria dos servidores, é para aqueles “afastados de sua localidade no interesse da administração”. Nesta semana, tornou-se claro um desvio da regra em benefício do Judiciário.
Não querendo lançar juízo sobre o desvio da regra, por tratar-se de mais uma diferença entre os três poderes, legislada, como a exemplo do auxilio alimentação, vamos discutir brevemente a justificativa de que o auxilio moradia compensa as reposições salariais.
Não é aconselhável ao trabalhador aceitar auxílios de forma compensatório pela ausência de reposições salariais, pois vejam que as reposições ao incorporarem aos seus vencimentos, aumentam sua contribuição para nação através do imposto de renda, conforme faixa salarial, e também contribuem para sua aposentadoria ao passo que aumenta sua contribuição ao INSS, principalmente para os Juízes que receberão aposentadoria correspondente a integralidade de seus vencimentos. Portanto, o trabalhador que troca auxilio por salário, contribuí menos para a nação e diminui sua aposentadoria, logo não é lógico nem sensato.
Em outra palavras, nenhuma forma de auxílio irá incorporar aos vencimentos ou aposentadorias de trabalhadores ou Juízes, tornando-se descabida e insensata a justificativa apresentada para o recebimento do auxilio moradia.
Talvez, seja interessante dizer, que são coisas completamente diferentes!
Daniel Cardoso - Prof. do CAVG 

GOLIAS, UM GÊNIO BRASILEIRO DO HUMOR

.
Golias, um dos maiores humoristas brasileiros, fazia um tipo de humor puro, sem apelação, ao estilo dos grandes artistas do gênero, em que a risada dos espectadores surgia fácil, sem esforço.
Um gênio..

Imbecilidade, imbecis e imbecilizadores


Marcia Tiburi, que recentemente foi notícia por recusar-se a debater com Kim Kataguiri, agora na condição de comentarista da Mídia Ninja, discorre sobre os imbecilizadores profissionais. Interessante para acompanhar a discussão acessar o LINK

Brasil 1x0 Internacional - embate dentro e fora de campo



O mais difícil e apreensivo no jogo do Xavante diante do Internacional , vencido por 1x0, não ocorreu dentro de campo mas fora dele com a indefinição, até poucas horas antes do início , da liberação das arquibancadas móveis.
Considerando que não houve tempo, desde o jogo com o Veranópolis, quando houve a interdição, para efetuar as alterações que estavam sendo determinadas, supõe-se que acabaram não sendo feitas.
O que significa, também, que acabou prevalecendo o bom senso.
E isto permitiu a realização de um belo espetáculo produzindo todos os efeitos que uma afluência tão grande de torcedores, envolvendo inúmeros setores e inumeráveis pessoas, tem a capacidade de produzir na cidade.
Nossa expectativa pela importância do empreendimento que significa ter um time de futebol disputando torneios de alcance inclusive nacional, deve ser, portanto, não só de satisfação para os  torcedores mas de perspectivas para a cidade de Pelotas e região como um todo.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

RECURSOS PARA SINDICATOS - CUT repudia má-fé da Folha de S. Paulo

Central não negocia retirada de direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, muito menos com um governo golpista, ilegítimo e corrupto.

A CUT repudia a má-fé da Folha de S. Paulo que distorce e manipula informações com o claro objetivo de enfraquecer a luta do movimento sindical contra os ataques aos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Uma nota do Painel da Folha insinua que o governo irá liberar recursos em troca de apoio a nova proposta de reforma da Previdência que praticamente acaba com a aposentadoria.

Em minutos a nota virou manchete do UOL, como se fosse uma verdade incontestável.

É mais uma mentira da Folha de S. Paulo!

O governo não está liberando nada. Esse dinheiro pertence a CUT e demais centrais e foi bloqueado indevidamente pela Caixa Econômica Federal.

Temer não faz mais do que a obrigação ao liberar um dinheiro que pertence à classe trabalhadora e vai ser usado na luta contra os ataques aos direitos sociais e trabalhistas patrocinado por esse governo usurpador e corrupto, como afirmou o ex-Procurador Geral da República, Rodrigo Janot.

A Folha de S. Paulo repete o que já se tornou tradição no jornal, manipula as informações para induzir o leitor a acreditar que a CUT e demais centrais estão negociando recursos em troca de apoio ao desmonte da Previdência.

A CUT, a maior e mais combativa central sindical do país, reafirma que não negocia direitos dos trabalhadores.

A CUT reafirma também que não negocia nada com o governo ilegítimo e golpista de Temer.

A CUT denuncia a manipulação e a má-fé deste jornal golpista que tem interesse em defender o fim das aposentadorias.

Um aviso a Folha e ao governo: se botar para votar, o Brasil vai parar!

Vagner Freitas

Presidente Nacional da CUT

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Na Primeira Noite

Na primeira noite eles se aproximam
e pousam numa flor
do nosso jardim.
e não fazemos nada.

Na segunda noite
já não se escondem;
invadem as flores,
mordem nosso cão,
e não dizemos nada

Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa
aguarda que apaguemos a luz
e aproveitando de nosso sono,
pica-nos com seu bico perfurante
nos suga o sangue
que é o sinal para que uma multidão deles
de outros mosquitos
venha em nosso ataque

E já não podemos fazer nada


(*) baseado em excerto do livro "No Caminho com Maiakóvski" 
de Eduardo Alves da Costa.   
P.R,Baptista

Marcelo Caetano, secretário da Previdência Social, infiltrado da Brasilprev


 Pouco há o que dizer, o fato é escandalosamente irregular mas bem retrata os interesses que estão presentes da parte do governo no projeto de reforma da Previdência.