domingo, 26 de fevereiro de 2017
sábado, 25 de fevereiro de 2017
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
OS PASSOS ADIANTE DO GOLPE - P.R.Baptista
Um golpe parlamentar como se denominou resultante do conluio de forças políticas, midiáticas e econômicas mobilizadas para tirar do poder um governo democraticamente eleito.
Golpe, no entanto, que não tinha apenas por finalidade mudar o governo, na suposição que tivesse ferido a Constituição, mas promover todo um ideário neoliberal que, por momentos, anuncia avançar para um extremismo de direita..
Sob esse aspecto um clássico golpe como tantos outros, e são tantos!, que foram se promovendo ao longo do tempo na história política da América Latina.
Desta forma um projeto que não venceu nas urnas, é implantado a toque de tambor de forma a dinamitar todos os caminhos que pudessem ter sido construídos a indicar outros destinos.
A indicação de Alexandre de Moraes para ministro do STF passa a ser, nesse contexto, o ato que simboliza todo o processo na sua expressão mais crua, mais aviltante.
É o passo que os tiranos, já seguros, se sentem à vontade de dar para exaltar seu poder e, ao mesmo tempo, demonstrar seu desprezo pelo povo.
Enquanto isto a oposição dá a impressão de que ficou órfã.
Apega-se a uma espécie de guerrilha nas redes sociais, mostrando simpatia, quando não adoração, por alguns nomes que se colocam como pensadores e intérpretes da conjuntura e cujos textos se compartilham mecanicamente como se fossem o anunciar da revolução..
São, os integrantes dessa oposição, em certa parte, antigos participantes de movimentos estudantis durante a ditadura militar transformados, hoje, em mais ou menos bem sucedidos profissionais liberais ou funcionários públicos mais ou menos bem remunerados tendo uma vida, do ponto de vista material e de hábitos e costumes que, aliás frequentemente, muito os aproxima da burguesia, tornados corporativistas, consumistas e afastados da causa da classe trabalhadora e dos que vivem na pobreza e na miséria.
Não vão voltar à militância, a não ser esta das redes sociais, não vão voltar às ruas com o ardor de antes, não vão retornar aos sindicatos, aos partidos, enfim, a formas de participação que possam interferir muito em seu bem-estar mas que poderiam, talvez, representar formas mais diretas e efetivas de participação.
Em alguns casos orgulham-se de ter transferido aos filhos um pouco desses ideais.
Enquanto isto os que ocupam hoje posições nos sindicatos, nos partidos, nas instâncias políticas com poder de organização, dão a impressão de não terem noção das melhores estratégias a serem adotadas.
Algumas, reiteradamente reproduzidas, tem demonstrado claramente serem ineficazes.
Há quem diga que o caminho deva ser outro, talvez no plano de uma revolta, mas é um comentário vazio pois quem comenta não consegue apontar como efetiva-lo, apenas se soma ao conjunto crescente de ideias soltas e desconexas.
Talvez seja necessário rever conceitos, promover uma autocrítica que não se faz, ou talvez seja assim mesmo, talvez o ser humano seja apenas um laboratório para se tentar, por erro e acerto, alcançar um ser , com muita dificuldade, um pouquinho menos destruidor, rude e selvagem.
Momentos em que a pergunta Que Fazer? volta a ter sentido e urgência, tanto no plano geral dentro do qual, originalmente, a questão foi colocada, quanto no individual a respeito de cada um de nós.
sábado, 18 de fevereiro de 2017
VEREADORA DAIANE DIAS ASSUME A VEREANÇA ACOMPANHADA POR GÊMEOS RECÉM NASCIDOS
Intervenção da vereadora Daiane Dias (PSB) referindo-se à decisão de não tirar licença maternidade mantendo os filhos gêmeos na Câmara de Vereadores durante suas atividades.
COMENTÁRIOS >>>>
COMENTÁRIOS >>>>
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017
CHINA NO CAMINHO DE SER A MAIOR POTÊNCIA
O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang. EFE |
No percurso desafios quase insuperáveis mas que foram de uma forma ou de outra , nem sempre talvez a melhor possível, pelo governo comunista inaugurado por Mao Tse Tung.
LEIA A NOTÍCIA >>>http://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/27/internacional/1485521277_809514.html
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
O PIOR DOS BRASIS, A SAÍDA NINGUÉM SABE - P.R.Baptista
Mas Temer e o PMDB, até pouco tempo os aliados mais fortes do governo Dilma, ganharam o poder graças ao golpe apoiado pelos que agora são convocados a se manifestarem.
Bater panelas nesse momento seria reconhecer, da parte deles, que cometeram um erro. Ademais muitos até apoiam Temer. Ou simplesmente esgotaram sua capacidade de participação política limitada a um breve e insuflado papel de figurantes.
Ao mesmo tempo os que querem reviver os panelaços parece que se sentem constrangidos de fazê-lo por contra própria, primeiro porque ridicularizaram tanto essa forma de protesto anteriormente ou, então, por não se sentirem com apoio suficiente.
Ou seja a enxurrada de manifestações que lançam críticas e apelos contrários ao golpe, parece não ganhar corpo através de ações concretas através das diferentes instâncias de participação, a começar pelos sindicatos, as associações, as entidades, os movimentos populares, envolvendo a sociedade de forma mais ampla.
Sabe-se que se vive hoje o pior dos Brasis.
A saída, nesse momento, ninguém sabe.
AS MULHERES E A CRISE POLICIAL NO ESPÍRITO SANTO - P.R.Baptista
Piquete de mulheres impedindo a saída dos policiais |
O saldo do número de mortos e prejuízos das mais diversas ordens sobressaindo a econômica, impressiona e exige uma avaliação muito séria.
São fatos que não podem ocorrer de forma tão descontrolada, e muito menos se repetirem ( o que pode estar se desenhando no Rio) principalmente tendo-se presente que foi desencadeado a partir da ação de um grupo relativamente restrito de mulheres e familiares dos policiais impedindo a saída deles dos quartéis.
Mulheres impedindo a saída de policiais no Rio |
Poderia ser considerado como um ato de afirmação política?
Uma demonstração de poder, de empoderamento?
Bom momento para as próprias mulheres e as feministas se deterem a examinar e opinar.
Até esse momento é desconhecido que tenha surgido qualquer análise nesse sentido.
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
FERNANDA MIRANDA ESTÁ ISOLADA? - P.R.Baptista
Logo após a votação que aprovou a chamada Taxa do Lixo ( um nome talvez apropriado considerando o que cercou sua aprovação) por 11 votos a 9 com mudanças de voto à última hora e a ausência do ex-vereador Anselmo Duarte propiciando que o voto do PDT, contrariamente à intenção do partido, fosse pela aprovação, nos vimos diante, já na nova composição da Câmara, da votação da Reforma Administrativa.
Resultado: 19 votos contra um (01) , sendo o voto solitário da vereadora Fernanda Miranda (PSol).
Isto poderia estar a indicar que o Bloco Democrático, formado por três vereadores do PDT (Marcus Cunha, Cristina Oliveira e Eder Blank), dois do PT (Marcos Ferreira, o Marcola, e Ivan Duarte) e uma do PSOL (Fernanda Miranda), pelo menos nessa votação, não teria tido uma boa estreia.
Ou teria algo a ver com declaração feita pela vereadora, contrariamente ao que lhe teriam dito que acabaria por se submeter, afirmando que não acederia a acordos e conchavos tão comuns em câmaras de vereadores.
O Bloco Democrático, é bom lembrar, nasceu pela ideia de seus integrantes, de que a minoria de oposição é essencial à democracia no Parlamento.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017
ARGENTINOS QUE SÃO ESQUECIDOS - Marcus Bruno
Mais um caso de argentina esquecida pela família aconteceu nesta sexta-feira (13) no norte de Florianópolis. Dona Maria Elena Pérez, de 54 anos, disse que se perdeu dos parentes na praia dos Ingleses, onde estão hospedados, e que a família foi passar o dia no Sul da Ilha sem ela. Para piorar, a senhora teve os pertences furtados e ficou sem dinheiro.
Outra turista argentina encontrou Maria caminhando perdida e chorando na rua das Gaivotas e levou a mulher até uma imobiliária para pedir ajuda. Só que ela não sabe onde a família está hospedada.
— Aqui me deram de comer porque roubaram meu dinheiro na praia. Eu não vi nada porque foi quando entrei no mar — contou à reportagem a moradora de San Miguel de Tucumán, no norte da Argentina, e que está pela segunda vez veraneando na capital catarinense.
Dona Maria Elena ficou com o celular descarregado. Conforme Anderson Pompeu, corretor da imobiliária onde ela bateu na porta, a argentina sabe o número do marido de cor, mas chama e ninguém atende.
— Sorte que a gente tinha sobrando uma marmita inteira de uma funcionária que não quis almoçar aqui. Agora ela está comendo. Está mais tranquila. Antes ficava chorando e fumando um cigarro atrás do outro — disse Anderson.
Quando a imobiliária fechou, às 19h, ela foi levada até a 8ª Delegacia de Polícia. Em seguida, segundo informações do plantão, policiais militares conseguiram localizar os parentes da Dona Maria.
Esse é o segundo caso parecido nesta temporada. Em dezembro, argentinos esqueceram jovem em posto de combustíveis em Santana do Livramento. Na temporada passada, foram três casos de argentinas esquecidas no Rio Grande do Sul por famílias que vieram passar o verão em Santa Catarina.
Em fevereiro de 2016, uma mulher procurou socorro em um posto de gasolina para o carro do marido, enguiçado a cerca de 20 km. Quando voltou, o carro dele não estava mais lá. Dias antes, um casal de argentinos esqueceu a filha de 19 anos num posto de gasolina da BR-290, em Eldorado do Sul. Em em janeiro, um argentino deixou a esposa num posto de Passo Fundo, após voltar para casa das férias.
Por: Marcus Bruno- ZH
mailto:marcus.bruno@horasc.com.br
Outra turista argentina encontrou Maria caminhando perdida e chorando na rua das Gaivotas e levou a mulher até uma imobiliária para pedir ajuda. Só que ela não sabe onde a família está hospedada.
— Aqui me deram de comer porque roubaram meu dinheiro na praia. Eu não vi nada porque foi quando entrei no mar — contou à reportagem a moradora de San Miguel de Tucumán, no norte da Argentina, e que está pela segunda vez veraneando na capital catarinense.
Dona Maria Elena ficou com o celular descarregado. Conforme Anderson Pompeu, corretor da imobiliária onde ela bateu na porta, a argentina sabe o número do marido de cor, mas chama e ninguém atende.
— Sorte que a gente tinha sobrando uma marmita inteira de uma funcionária que não quis almoçar aqui. Agora ela está comendo. Está mais tranquila. Antes ficava chorando e fumando um cigarro atrás do outro — disse Anderson.
Quando a imobiliária fechou, às 19h, ela foi levada até a 8ª Delegacia de Polícia. Em seguida, segundo informações do plantão, policiais militares conseguiram localizar os parentes da Dona Maria.
Esse é o segundo caso parecido nesta temporada. Em dezembro, argentinos esqueceram jovem em posto de combustíveis em Santana do Livramento. Na temporada passada, foram três casos de argentinas esquecidas no Rio Grande do Sul por famílias que vieram passar o verão em Santa Catarina.
Em fevereiro de 2016, uma mulher procurou socorro em um posto de gasolina para o carro do marido, enguiçado a cerca de 20 km. Quando voltou, o carro dele não estava mais lá. Dias antes, um casal de argentinos esqueceu a filha de 19 anos num posto de gasolina da BR-290, em Eldorado do Sul. Em em janeiro, um argentino deixou a esposa num posto de Passo Fundo, após voltar para casa das férias.
Por: Marcus Bruno- ZH
mailto:marcus.bruno@horasc.com.br
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017
FOTOGRAFIA - Lânderson Antória Barros
Entre as fotos publicadas em A METADE SUL no decorrer de 2016, um destaque todo especial merece a foto de Landerson Antória Barros, que se mostra um inspirado exemplo de fotojornalismo de qualidade e passa a ser parte da galeria de A METADE SUL.
Na foto aparece o ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra em visita a Pelotas.
Na foto aparece o ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra em visita a Pelotas.
Assinar:
Postagens (Atom)