Eleição para Vereadores (as)
A tabela acima permite avaliar que a quantidade de mulheres concorrendo a uma cadeira na Câmara de Vereadores de Pelotas continua baixo, praticamente o mínimo exigido por lei. A lei das eleições estabelece que cada partido tem que ter, no mínimo, 30% de candidatos de um gênero. Normalmente, esse mínimo de 30% é de mulheres.
De um total de 429 candidatos a vereador em Pelotas, apenas 143 são mulheres o que representa 33,33% (um terço) dos candidatos
Em Pelotas temos 20 partidos participando das eleições proporcionais de 2020. Destes, apenas 3 partidos conseguiram nominatas cheias, com o máximo de candidatos que, em Pelotas, é 32.
Considerando que nessa eleição proporcional de 2020 teremos um quociente eleitoral da ordem de 8.000 votos, aqueles partidos com nominatas menores terão muita dificuldade de eleger vereadores. O PCB, PSL, Solidariedade, PV, PCdoB, Avante, Podemos, Republicanos constituíram suas nominatas com 18 ou menos candidatos. Se não tiverem um puxador de votos, mesmo com a não obrigatoriedade de alcançarem o quociente eleitoral, não devem eleger vereadores em Pelotas.
Dos 21 vereadores da legislatura 2017 – 2020 em Pelotas, 17 deles concorrem a reeleição. Apenas 4 não concorrem a reeleição de vereador. São eles: Ivan Duarte que concorre a Prefeito; Roger Ney que queria concorrer a vice-prefeito; Marcus Cunha e Waldomiro Lima que não concorrem por motivos particulares. Dos 17 vereadores que concorrem a reeleição, praticamente a metade deles estão hoje em partidos diferentes daqueles em que se elegeram em 2016.
Eleição para Prefeito (a)
A eleição para Prefeito de Pelotas em 2020 apresenta uma quantidade significativa de candidatos como a muito tempo não se verificava. São 11 candidatos ao todo com apenas uma mulher concorrendo ao cargo. No que se refere aos candidatos a vice-prefeito, a quantidade de mulheres é um pouco maior do que aquela única candidatura a prefeito. São 3 candidatas ao cargo de vice-prefeito, todas elas concorrendo em partidos com chapa pura.
Interessante ressaltar que, das 11 candidaturas, mais da metade delas (06) veem para a eleição com chapa pura, sem coligação com nenhum outro partido. As outras 5 candidaturas vem com coligações partidárias sendo que o PSOL que está coligado com o PCB apresenta os candidatos a prefeito e vice, ou seja, o PCB não compões a chapa majoritária.
Considerando as informações, faça a sua análise!
(*) Prof. do IFSul , Doutor em Energias Renováveis (UFRGS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário