sexta-feira, 5 de agosto de 2016

NIETZSCHE E O FASCISMO ALEMÃO - P.R.Baptista

Lou Salomé empunha o chicote enquanto Nietzsche acede em puxar a carreta
O pensador alemão Nietzsche é frequentemente citado como uma voz em defesa da liberdade, da democracia ou da rebeldia diante de padrões sociais e culturais.
Nas redes sociais, inclusive, tornou-se uma espécie de ídolo pop.
Deixa-se de lado o fato ou se ignora que combateu frontalmente o socialismo e formas coletivas de organização, especialmente quando de esquerda e, em parte também por este motivo, foi adotado pelo nazismo como um de seus ícones intelectuais.
Discute-se se isso deve ser interpretado como uma real identificação de seu pensamento com ideais que afloraram no nazismo ou uma apropriação oportunista do regime hitlerista.
Entre os escritores que aprofundam essa questão um nome importante é GEORG LUKÁCS, marxista, que escreve:
L’impact mondial de Nietzsche repose sur le fait qu’il a trouvé une psychologie, une éthique, et une esthétique qui conviennent aux courants réactionnaires, décisifs en politique intérieure et extérieure, de la période impérialiste, qu’il a conduit par ce moyen dans le camp de la réaction de larges cercles de l’intelligentsia qui n’auraient pas succombé à une propagande grossière et directe. Cet impact s’est accru toujours davantage avec le développement de l’inhumanité de notre époque. Il a atteint sont point culminant sous le règne d’Hitler, qui a nommé Nietzsche, officiellement, classique, ancêtre de l’idéologie fasciste. Dans sa polémique contre les « suivistes » qui représentent d’autres ramifications diverses de l’idéologie fasciste, Rosenberg souligne que les nazis ne reconnaissent comme « leurs philosophes » que Nietzsche, Lagard et Chamberlain
 (LE FASCISME ALLEMAND ET NIETZSCHE)

 "O impacto mundial de Nietzsche repousa no fato que ele encontrou uma psicologia, uma ética e uma estética convenientes às correntes reacionárias, decisivas em política interior e exterior, do período imperialista e que ele conduziu por este meio no campo da reação amplos círculos da inteligentsia que não teriam se submetido a uma propaganda grosseira e direta.
Este impacto foi aumentado ainda mais com o desenvolvimento da inumanidade de nossa época. Ele alcançou seu ponto culminante sob o regime de Hitler, que nomeou Nietzsche, oficialmente, clássico, ancestral da ideologia fascista. Em sua polêmica contra os "suivistas" que representam outras ramificações da ideologia fascista, Rosenberg sublinha que os nazistas não reconhecem como "seus filósofos" senão Nietzsche, Logard e Chamberlain" ( Tradução P.R.Baptista)

Para ler o texto completo >>>https://www.scribd.com/document/217014547/Georg-Lukacs-Fascisme-Allemand-Nietzsche

Nenhum comentário: