sábado, 8 de março de 2025
quinta-feira, 6 de março de 2025
BALNEABILIDADE NO LARANJAL, CONSIDERAÇÕES --- Lúcio de Almeida Hecktheuer
Chegamos ao fim de mais um Projeto de Balneabilidade das praias do nosso Estado. Sob a responsabilidade da Fundação de Proteção Ambiental (Fepam), foram monitorados 93 locais ao longo de 15 semanas, começando em 20 de dezembro de 2024 e terminando em 28 de fevereiro de 2025. Esse monitoramento resultou na publicação de 11 boletins que listaram as praias próprios e impróprios ao banho.
Nesta temporada de 2024-2025 os locais que apresentaram maiores problemas com a balneabilidade, de forma previsível, foram aqueles banhados com água doce ressaltando as praias de Barra do Ribeiro, Cerrito, Laranjal, Pedro Osório, São Jerônimo, São Lourenço do Sul e Tapes. Essas praias tiveram 77 vezes seus pontos impróprios correspondendo a 73% da impropriedade da balneabilidade na temporada. A praia de Tramandaí, com suas águas salgadas, esteve imprópria ao banho em dois momentos da temporada.
A Tab. abaixo ressalta a diferença marcante da baixa balneabilidade em locais banhados com água doce e água salgada.
Referente as praias do Laranjal, na temporada passada 2023-2024, a localidade do Trapiche esteve com suas águas improprias em todos os boletins. O Laranjal foi a localidade responsável pelo maior número de impropriedades chegando a ter 62,5% dos pontos impróprios de todo o Estado naquela temporada. Surpreendentemente, nesta temporada 2024-2025, a partir do boletim 8 publicado em 07 de fevereiro de 2025, o Laranjal passou a ter todos os seus pontos monitorados próprios para o banho. A expressão surpreendentemente aqui se aplica pois gostaríamos de saber quais fatores influenciaram nesta melhora súbita da balneabilidade sem que nenhuma ação de estabelecimento de infraestrutura sanitária ou climática foram tomadas.
A tabelas abaixo ressaltam os percentuais de impropriedade na balneabilidade das praias do Laranjal comparado com o Estado todo
.
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025
sábado, 18 de janeiro de 2025
VEREADORES DE PELOTAS : MAL ASSUMEM JÁ ENTRAM EM FÉRIAS - Lúcio Hecktheuer
Só no meio político para acontecer isso!!!
Vereadores tomaram posse em 01 de janeiro/25, trabalharam 15 dias e já entram em
recesso!!! E têm a cara de pau de dizer que o recesso será abreviado com a volta das
atividades programadas para o dia 17 de fevereiro (32 dias de recesso). O Regimento
Interno da Câmara permite, durante o ano, recesso de até 46 dias mas não devemos
esquecer que esse Regimento é aprovado pelos próprios vereadores.
Recesso de 30 dias, no segundo ano de mandato, até é compreensível, mas, no
primeiro ano, com menos de um mês de trabalho, não deveria ser aceito pela
sociedade.
Muitos vereadores estão dizendo que estarão de plantão durante o recesso mas
nenhum se pronunciou oficialmente na tribuna contra esse recesso precoce.
Lamentável!!!
Lúcio de Almeida Hecktheuer
NOTICIA NO JORNAL HORA DO SUL
O Presidente da Câmara de Pelotas, Carlos Júnior (PSD), confirmou que o recesso parlamentar deste começo de legislatura será abreviado. Segundo ele, haverá um recesso de 30 dias agora e outro recesso de 15 dias no meio do ano, a princípio em julho. Desta forma, as atividades normais do Legislativo devem ser retomadas na semana de 17 de fevereiro.
O regimento interno da Câmara prevê que no primeiro ano de cada legislatura o recesso é entre 16 de janeiro e 28 de fevereiro. Nos demais anos, os recessos são entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro. A critério de cada presidente, o recesso pode ser dividido, como já aconteceu em anos anteriores. Nos períodos de recesso, acontecem semanalmente as chamadas sessões representativas, em que projetos de lei não podem ser votados.
Texto extraído do Jornal A Hora do Sul do dia 16 de janeiro de 2025.
![]() |
Presidente da Câmara Carlos Júnior |