domingo, 30 de outubro de 2016

BANDEIRA BRASILEIRA, HORA DE RETOMAR SUA DIGNIDADE - P.R.Baptista

O movimento sindical, representado através de suas inúmeras entidades, ensaia uma participação mais direta no momento político brasileiro.
Pouco presente nas manifestações contrárias ao impeachment, em alguns casos até por disputas internas dentro da esquerda, dá finalmente as caras diante das implicações previstas pela aprovação das medidas encaminhadas pelo insólito governo Temer.
Mas ainda falta trazer a população para as ruas e não apenas os que, nesse momento, alertam-se de estarem ameaçados pelas medidas.
Falta, acima das bandeiras de partidos e sindicatos, a bandeira nacional que deve retomar sua dignidade mas que até agora se mantém como uma presença ocasional, quase intrometida..

sábado, 29 de outubro de 2016

DEPOIMENTO DA ESTUDANTE ANA JÚLIA - ASSEMBLÉIA DO PARANÁ



Intervenção da aluna Ana Júlia, de 16 anos, do Colégio Estadual Manuel Alencar Guimarães, na Assembleia Legislativa do Paraná, representando as mais de 850 escolas e institutos federais ocupados no estado, na tarde de quarta-feira (26/10).
A garota, que citou na tribuna a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente, passou este ano inteiro sem ter aulas de História. Isso porque o 2º ano do Ensino Médio na escola dela não tem essa disciplina. Os alunos explicaram que no 1º e no 3º ano, há aulas de História, mas não há aulas de Artes. No 2º ano, acontece o contrário. Para ela, a ausência de disciplinas no currículo é parte do sucateamento da escola pública, algo que será impulsionado com a PEC do teto de gastos. "A escola pública já tem problemas. Essa PEC 241 que vai congelar os investimentos em educação por 20 anos, é uma afronta", disse.

LEIA MAIS

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

CHARGE


terça-feira, 25 de outubro de 2016

CÃES TAMBÉM PROTESTAM - P.R.Baptista


Os cães de rua em Pelotas estão incorporados à paisagem.
São milhares concentrados principalmente nos bairros, nas vilas mais distantes do centro.
Mas há muitos, urbanos, que sobrevivem no centro adaptados ao seu ambiente agitado.
Eles tem alguns lugares preferidos como a praça central e os arredores da Universidade Católica.
Nessa proximidade com locais muito frequentados tornaram-se bem conhecidos e mais recentemente protetores fornecem manta no inverno e casinhas onde podem dormir.
O grande risco que correm talvez seja de atropelamento.
Mas vão sobrevivendo como podem, um ou outro até consegue um tipo de adoção que consiste em ter uma casinha do lado de fora de uma casa e ser alimentado.
E quando ocorre um afluxo maior de pessoas, como em manifestações, integram-se como se fossem parte dela.
Talvez seja exatamente essa a intenção embora os manifestantes , dedicados a proclamar bem alto suas próprias reivindicações, possam não perceber que os cães também tem as suas.


OCUPAÇÃO - UM CONCEITO E UMA PRÁTICA A SEREM ANALISADOS - P.R.Baptista

Das ocupações das escolas pode-se tentar tirar algumas lições.
Surgidas quase espontaneamente em algumas escolas , de algum modo inspiradas em outros movimentos de ocupação dos quais um dos primeiros e mais emblemáticos tornou-se Occupy Wall Street ,  rapidamente espalharam-se pelo país trazendo junto inclusive os Institutos Federais nos quais a participação dos alunos historicamente é pequena.
O elemento desencadeador foi o encaminhamento pelo governo vigente da PEC 241 que estabelece restrições a investimentos inclusive em Educação, e agregou-se a rejeição deste governo sob o lema FORA TEMER. 
Talvez o fato mais relevante, tenha sido , ao lado do sucesso do movimento, o surgimento da chegada à linha de frente da discussão da realidade que vive o país, de um grande segmento constituído por jovens estudantes.
Haveria, certamente, pontos a serem questionados com relação aos desdobramentos desse movimento especificamente mas, considerando que surgiu inesperadamente, sem nenhum tipo de estruturação prévia, ou seja, espontaneamente, sem dúvida deixa um saldo positivo a ser, a partir de agora, aproveitado para servir de base para dar continuidade ao movimento e à discussão. 
De imediato, do ponto de vista da influência que possa surtir na decisão a ser tomada hoje na Câmara de Deputados quanto à PEC 241, não se espera que possa ter influência.
 
.


FOTOS © COELHO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO

O Xadrez do Golpe - o fator Eduardo Cunha - LUIS NASSIF


A graça de um cenário é quando consegue identificar fatos pouco conhecidos, montar ilações pouco percebidas, tirar conclusões inesperadas.
Não é o caso da prisão do ex-deputado Eduardo Cunha, respeitosamente detido pela Polícia Federal, com autorização do juiz Sérgio Moro, e com a recomendação de não fazerem espetáculo.
As conclusões unânimes são as seguintes:
1.     Eduardo Cunha era pato manco desde o ano passado. Era um caso de prisão óbvia.
2.     Nunca pertenceu ao establishment político e midiático, como Aécio Neves e José Serra. Portanto, seria mínima a linha de resistência à prisão.
3.     O grupo da Lava Jato, juiz Sérgio Moro à frente, conta que, com a prisão, se consiga demonstrar um mínimo de imparcialidade, ampliando a força para uma futura prisão de Lula.
Essas são as conclusões óbvias. Os desdobramentos, são mais imprevisíveis.
Ninguém minimamente informado tem a menor dúvida sobre a parcialidade da Lava Jato e sobre as estratégias políticas por trás de cada operação. Nas vésperas das eleições municipais, foram mais três operações com estardalhaço sobre alvos petistas.
Agora, uma operação discreta sobre um não-petista.
Há os objetivos óbvios da Lava Jato e os desdobramentos ainda obscuros.
Peça 1 - Prisão e/ou inabilitação de Lula para 2018.
Dias atrás, a Vox Populi soltou uma pesquisa sobre eleições presidenciais. Em todas elas, dava vitória de Lula no primeiro turno. Nenhum veículo de imprensa repercutiu.
Ontem, foi a vez da CNT-IBOPE divulgar outra pesquisa com resultados semelhantes.
Mais ainda. No segundo turno, o único em condições de enfrentar Lula seria Aécio Neves (devido ao recall das últimas eleições) e mesmo assim haveria empate técnico.
Com todos os demais candidatos, haveria vitória de Lula.
Um dado da pesquisa Vox Populi foi pouco notado. Na relação dos brasileiros mais admirados, o primeiro é Sérgio Moro, com 50%. O segundo, Lula, com 33%. O terceiro, Dilma com 23%. Os demais vêm mais abaixo.
Hipoteticamente, a única pessoa capaz de peitar Lula seria Sérgio Moro. E em seu terreno, o Judiciário e no terreno comum da opinião pública.
Peça 2 - Os tucanos blindados
Para analisar os desdobramentos da eventual delação de Eduardo Cunha, o primeiro passo é identificar os que NÃO serão atingidos.
Obviamente, serão as lideranças tucanas, devidamente blindadas pela Lava Jato e pela Procuradoria Geral da República (PGR).
Aécio Neves
Os jornais soltam fogos de artifício para demonstrar isenção. Foi o caso da denúncia de que Aécio Neves viajou para os Estados Unidos com recursos do fundo partidário, um pecadilho.
A dúvida que ninguém respondeu até agora: porque Dimas Toledo, o caixa político de Furnas, jamais foi incomodado pela Lava Jato ou pela Procuradoria Geral da República (PGR)?
Dimas é a chave de todo esquema de corrupção de Furnas.
Há o caso do helicóptero com 500 quilos de cocaína, que jamais mereceu uma iniciativa sequer do Ministério Público Federal.
Em 2013, o MPF aliou-se à Globo para derrubar a PEC 37, que pretendia restringir seu poder de investigação. A alegação é que o MPF não poderia ficar a reboque da Polícia Federal, quando percebesse pouco empenho nas investigações.
A PF abafou o caso do helicóptero. E o MPF esqueceu.
José Serra
A recente decisão da Justiça, de anular a condenação dos réus do chamado “buraco do Metrô”, escondeu um escândalo ainda maior. Os réus eram funcionários menores das três empreiteiras envolvidas – Odebrecht, Camargo Correia e OAS.
Fontes que acompanharam as investigações, na época, contam que a intenção inicial do Ministério Público Estadual era indiciar os presidentes das companhias. Houve uma árdua negociação política, conduzida por instâncias superiores do Estado, que acabou permitindo que as empreiteiras indicassem funcionários de escalão inferior. O custo da operação teria sido de R$ 15 milhões, divididos irmãmente entre as três empreiteiras.
O governador da época era José Serra.
Na Operação Castelo de Areia (que envolveu a Camargo Correia, e que foi anulada graças a um trabalho político do advogado Márcio Thomas Bastos) havia indícios veementes do pagamento de R$ 5 milhões pela empreiteira. Agora, a delação da Odebrecht menciona quantia similar. Interromperam a delação do presidente da OAS, mas não seria difícil que revelasse os detalhes.
São bolas quicando na área do PSDB e que dificilmente serão aproveitadas pela Lava Jato ou pelo PGR.
Peça 3 – os desdobramentos da delação de Cunha
Desdobramento 1 - Temer
Eduardo Cunha é obcecado, mas não rasga dinheiro. Tem noção clara de seus limites. Sabe que uma delação só aliviará suas penas se aceita pela Lava Jato ou pelo PGR.
Como existe o privilégio de foro para políticos com mandato ou cargos, o árbitro para as delações envolvendo o andar de cima é o PGR Rodrigo Janot. O conteúdo das delações dependerá muito mais das intenções de Janot e da Lava Jato do que do próprio Cunha.
Portanto, todos os desdobramentos da prisão de Cunha dependerão nas relações entre PSDB-mídia-Judiciário e a camarilha dos 6 (Temer, Cunha, Jucá, Geddel, Padilha, Moreira Franco) que assumiu o controle do país.
Poderá haver acertos de conta pessoais de Cunha com um Moreira Franco, por exemplo, que poderá ser defenestrado sem danos maiores ao grupo de Temer.
Mas qualquer ofensiva mais drástica sobre o grupo teria que ser amarrada, antes, com a mídia (especialmente Globo), com o PSDB e sentir os ventos do STF (Supremo Tribunal Federal). São esses os parâmetros que condicionam os movimentos da Lava Jato e da PGR.
Temer tem se revelado um presidente abaixo da crítica. Mas ainda é funcional, especialmente se entregar a PEC 241. A cada dia, no entanto, amplia seu nível de desgaste. Em um ponto qualquer do futuro se tornará disfuncional. E aí a arma Eduardo Cunha poderá ser sacada pelo PGR.
Desdobramento 2 – Lava Jato
A Lava Jato vive seus últimos momentos de glória. Seu reinado termina no exato momento em que pegar Lula. Justamente por isso, é possível que queira tirar alguns fogos de artifício da gaveta para o pós-Lula.
À medida em que se esgote, os tribunais superiores passarão a rever suas ilegalidades, a fim de poupar os políticos até agora não atingidos por ela.
Mas ainda é uma caixa de Pandora.
Desdobramento 3 – as novas lideranças
A prioridade total é a inabilitação e/ou prisão de Lula.
Só depois disso é que haverá o novo realinhamento político, e aí com novo atores.
Do lado do PSDB:
1.     Geraldo Alckmin subindo, depois da vitória de João Dória Jr.
2.     Aécio em queda, pelos indícios de crime, mesmo não levando a consequências legais.
3.     Serra fora do jogo, tentando decorar siglas de organizações multilaterais, sem apoio no PSDB e no DEM.
Do lado das oposições:
1.     Já está em formação um núcleo de governadores progressistas, visando costurar estratégias e alianças acima das executivas dos partidos. Anote que daqui para a frente tenderão a ter um protagonismo cada vez maior na cena política, substituindo as estruturas partidárias, imobilizadas em lutas internas.
2.     Ciro Gomes é o opositor de maior visibilidade, até agora, mas mantendo o mesmo estilo carbonário da juventude. Suas verrinas contra Temer fazem bem ao fígado, mas preocupam as mentes mais responsáveis.
3.     Há uma tendência de crescimento de Fernando Haddad, prefeito derrotado nas últimas eleições. Na expressão do governador baiano Rui Costa, Haddad caiu para cima. Sua avaliação, no MEC e na prefeitura de São Paulo, crescerá com o tempo.

FONTE:  https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-do-fator-eduardo-cunha

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Em jantar, governo quer garantir que base esteja em Brasília para votar PEC

Na semana que antecede o segundo turno das eleições municipais, o governo Michel Temer oferece um jantar à base aliada na noite desta segunda-feira (24) visando garantir que os deputados estejam em Brasília nesta terça para aprovar em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para o gasto público.

LEIA NA INTEGRA

CRISTOVAM BUARQUE EXPLICA E DEFENDE A PEC 241

PASSEATA EM PELOTAS CONTRA A PEC 241

Ato público e passeata reúne em Pelotas grande número de populares, estudantes e categorias profissionais em protesto contra a PEC 241 e defendendo a bandeira Fora Temer.


fotos Vera Garcia

BRASIL, REFÉM DE UM PACTO SINISTRO

© Fornecido por New adVentures, Lda.
A prisão de Eduardo Cunha tem provocado grande movimentação nos bastidores do Palácio do Planalto.
Com medo de que o ex-presidente da Câmara abra a boca, palacianos tem comentado que o presidente Michel Temer deve, em breve, nomear Moreira Franco como ministro.
De acordo com a coluna Painel da Folha de S. Paulo, fontes do Palácio afirmam, contudo, que as acusações até aqui não são graves o suficiente para compensar o desgaste de levá-lo formalmente para o primeiro escalão.
Desde que foi cassado, em 12 de setembro, Cunha insinua em quase todas as suas falas que abrirá artilharia contra Moreira.
Em suas palavras, dificilmente o secretário continua no cargo. Moreira tem negado que busca um possível foro privilegiado.

fonte MSN


domingo, 23 de outubro de 2016

MANIFESTAÇÃO DE LULA

Lula desabafa: 'Me respeitem para que eu possa respeitar vocês' Em vídeo divulgado na noite desta sexta-feira (22), nas redes sociais, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva fez um desabafo sobre a perseguição da imprensa com sua vida pessoal. Na manhã deste sábado (22), o vídeo já contava com 21 mil compartilhamentos.
Em um dos momentos do vídeo, Lula enfatiza que 'eles', se referindo à imprensa, vasculham sua vida pública há décadas e até agora nada encontrou.
" A minha vida foi investigada na campanha de 82, na campanha de 86, na campanha de 90, na campanha de 94, na campanha de 98, na campanha de 2002, na campanha de 2006, na campanha de 2010 com Dilma e na campanha de 2014. Continuem investigando. No dia em que acharem, parem e comecem a fazer coisa séria nesse país. Não sejam refém da imprensa." disse o ex-presidente.
E continuou "o Brasil não suporta mentira por muito tempo. E isso tá prejudicando o país, tá prejudicando a imagem do Brasil lá fora e tá prejudicando a credibilidade do país que tinha muita credibilidade lá fora".
E finaliza "eu tive o prazer de presidir esse país, quando o país passou a ser um país com perspectiva de ser a 5º economia do mundo, de ser admirado e respeitado, dos EUA à China. Porque eu queria ser respeitado e respeitava todo mundo. Portanto, me respeite! Me respeite para que eu possa respeitar vocês".

Matéria transcrita do portal MSN

Novidades do Nei A. Pies


Trinta anos de encantamento, militância e  paixão: professora Marta Borba

Trinta anos de encantamento, militância e paixão: professora Marta Borba

Categorias: Dia do Professor, Educação, Marta Borba, Profissões Educadoras
No mês do professor, a entrevista da série “Profissões Educadoras” faz uma homenagem aos Mestres, apresentando o perfil da professora Marta Borba. Sua história com o magistério iniciou há 30 anos, é formada em Letras com  especialização em Língua Portuguesa, atualmente, leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton, de Passo Fundo, RS. Mesmo após três décadas, ainda, é …
---
Água: tão preciosa quanto a vida

Água: tão preciosa quanto a vida

Categorias: COAJU, Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí, Universidade de Passo Fundo, UPF
O modo inadequado como as sociedades vem utilizando os recursos naturais de tem levado a muitas consequências, sobretudo para o meio ambiente que vem sendo cada vez mais degradado e onde o ser humano tem visado apenas o lucro em detrimento da degradação ambiental. Diante dessa situação, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU) realiza atividades …
 

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Artigo de Lula na Folha de São Paulo


No jogo de xadrez em que se transformaram os lances do Ministério Público conduzidos por Moro e a defesa do ex-presidente Lula das acusações que lhe são feitas, Lula parece que se encontra em xeque.
Já tinha apelado para a ONU e, na terça, dia 18, publicou um artigo em sua defesa na Folha de São Paulo que, como alertamos em A METADE SUL, parece ter tido muito pouca repercussão.
A seguir, antes aliás que tardiamente pudesse ter, é anunciada a prisão de Cunha que toma conta do noticiário.
De qualquer modo a leitura da carta de Lula é imprescindível como peça movida por ele dentro do tabuleiro. (P.R.Baptista).

CONFIRA A ÍNTEGRA


segunda-feira, 17 de outubro de 2016

PT vs PSDB - em 2002 o Brasil era vermelho - P.R.BAPTISTA

Na eleição presidencial de 2002, disputavam novamente PT e PSDB. Lula concorria pela terceira vez depois de ter perdido sucessivamente para Collor e FHC por duas vezes.
FHC deixava os oito anos de governo com um prestígio de tal forma deteriorado que foi deixado escondido na campanha presidencial de Serra.
As privatizações das grandes empresas estatais que eram preconizadas pelo receituário neoliberal do FMI semanalmente presente no país com sua equipe de técnicos e especialistas , não tinham impedido que o país mergulhasse num período extremamente desastroso para a economia e para sociedade em geral.
O resultado desse quadro se viu nas urnas.
Lula passou a ter depositada em si a confiança da nação e superando a rejeição que tinha de setores conservadores e de segmentos da classe média, venceu o candidato José Serra do PSDB com uma superioridade espantosa.
Lula totalizou 53 milhões de votos (percentual de 52%) contra 33 milhões de Serra ( percentual de 39%), votação que tornou Lula, até aquele momento, o presidente mais votado do mundo, atrás apenas de Ronald Reagan nas eleições estadunidenses de 1980.
Mais impressionante ainda é o resultado por estados.
Lula venceu em 26 estados incluindo o Distrito Federal enquanto Serra em um único, o estado de Alagoas!
Nem por isto o PSDB acabou.
Continuou concorrendo em 2006, 2010 e 2014 embora sempre perdendo para o candidato do PT.
Em 2010 houve algum movimento para possibilitar a Lula um terceiro mandato o que teria sido uma forma de casuísmo cheirando a golpe, até surgir a indicação de Dilma que venceu lidimamente as duas eleições seguintes.
Finalmente em 2014  é o mais próximo que o PSDB chegou de voltar a eleger seu candidato mas essa possibilidade, com mais uma derrota,  poderia estar sendo postergada para muito adiante.
O golpe tornou-se um atalho para barrar a perspectiva de mais uma eleição, em 2018, em que fosse derrotado.
Mas algo me diz que quando tivermos novamente um presidente eleito e o atual governo golpista se afastar, esse presidente não será nem do PT nem do PSDB pois o PT chega enfraquecido e o PSDB continua sem uma liderança convincente ainda que possa contar, na vice-presidência!, com o apoio nada confiável do PMDB.
O fato é que parece estar na hora de serem feitas novas apostas.




domingo, 16 de outubro de 2016

Marilena Chauí com comentários de Reinaldo Azevedo



Este pensamento de Marilena Chauí é contestado, em grande parte de forma a procurar ridicularizá-lo, por Reinaldo Azevedo, conhecido porta voz da direita brasileira. Interessantes elementos para reflexão.

-O Minhocão pra que serve? Quase nunca fui lá. É tipo um viaduto, né? - BOB FERNANDES


Certas frases, mais ainda as que escapam à vigilância, se tornam tomografias de um Tempo, de seus líderes e seus próximos. Aprovada na Câmara a PEC 241, que limita investimentos públicos por 20 anos, Temer discursava. E deixou escapar: -O Brasil não é só de gente como nós... E, concluiu o presidente da República: -(No Brasil)... existe gente pobre... Esse é um Tempo em que se discute Previdência, aposentadoria. Temer, os ministros Padilha, Geddel, por exemplo, defendem aposentadoria aos 65 anos, no mínimo. Temer se aposentou aos 55 anos. Recebe R$ 30 mil ao mês como procurador inativo e R$ 27 mil líquidos como presidente. Padilha, aposentado como deputado aos 53 anos, ganha R$ 19 mil ao mês. Além do salário de ministro da Casa Civil... Geddel, ministro-secretário de governo, aposentou-se aos 51 e recebe R$ 20 mil. E o salário de ministro. O ditador Figueiredo dizia preferir " o cheiro dos cavalos" ao "cheiro de povo", e um dia deixou escapar: -Se eu ganhasse salário mínimo dava um tiro no coco... Fernando Henrique Cardoso foi compulsoriamente aposentado pela ditadura, aos 37 anos... ...Quando presidente, FHC disse: "Só vagabundo se aposenta antes dos 50 anos". Escândalo. Frases e mais frases de médicos e suas associações quando chegaram os médicos cubanos; esses que já atenderam mais de 60 milhões de pessoas. Sobre a PEC que congela gastos também na Saúde, nem um pio. Já Drauzio Varela, um médico-símbolo, não acredita no anunciado remanejamento de verbas que se daria para Saúde e Educação, e antecipa: -Vamos deixar grandes massas desassistidas. O SUS é uma conquista, não tem sentido reduzir ainda mais investimentos na Saúde... O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), em uma conversa gravada defendeu: "Quem não tem dinheiro não faz universidade". Diante do espanto provocado por sua frase concedeu: -...Vai estudar na USP... Na USP, como se sabe, costumam ingressar os que estudam nos melhores colégios, quase todos privados, pagos. À repórter Thais Bilenky, da Folha, João Dória confessou. Só teve noção da "dimensão da desigualdade" ao se tornar candidato a prefeito de São Paulo. Aos 58 anos. Já sua mulher, Bia Dória, perguntou ao repórter Silas Marti, da Folha: -O Minhocão pra que serve? Quase nunca fui lá. É tipo um viaduto, né? É...

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

"NÓS ESTAMOS FAZENDO HISTÓRIA!"

COMO A MÍDIA MANIPULOU A FAVOR DO GOLPE


por Luana Macieira, no Portal UFMG
Após meses de intenso debate nacional e de massivas manifestações, o Senado brasileiro destituiu a presidente Dilma Rousseff, processada por crime de responsabilidade na gestão do orçamento nacional. O caso, ainda que recente, já serve de objeto de estudo para muitos pesquisadores do campo da análise do discurso, que buscaram entender como, em tão pouco tempo, a então presidente perdeu o apoio parlamentar e de boa parte da população.
O Portal UFMG conversou com Teun van Dijk [foto], professor da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, e analista especializado em mídia e estudos de linguagem do discurso político. Docente visitante do Instituto de Estudos Políticos e Sociais (Iesp), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), ele participou do IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso (Siad), realizado no campus Pampulha, neste mês. No evento, van Dijk ministrou conferência sobre manipulação política, apresentando os resultados de pesquisa em que analisou estratégias de manipulação do discurso de editoriais do jornal O Globo.

LEIA O TEXTO INTEGRAL >>

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O JANTAR


Em época de ajuste fiscal para reequilibrar as contas públicas, o presidente Michel Temer (PMDB) ofereceu um jantar para mais de 200 parlamentares no último domingo. O objetivo do peemedebista era garantir apoio e quórum para a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto de gastos públicos, que foi aprovada com 366 votos favoráveis na noite desta  segunda-feira (10).
De acordo com estimativas de buffets de Brasília consultados por EXAME.com, para organizar o jantar, o governo federal desembolsou pelo menos R$ 50 mil.
Segundo informações do cerimonial, o jantar que aconteceu no Palácio do Planalto reuniu 281 convidados:  217 parlamentares – incluindo Maia e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) -, 33 ministros e assessores especiais e 31 esposas de congressistas. Temer estava acompanhado da primeira-dama, Marcela Temer.
O cardápio contava com salada com molho agridoce, risoto de shitake, filé ao molho madeira, salmão grelhado, legumes ao vapor e pene com tomate seco. Na sobremesa, as opções também eram variadas: frutas, pudim de tapioca e goiabada com queijo.
Para beber, além de água e refrigerante, foram servidos Chadornnay Casa Vadulga e o vinho Norton Cabernet Sauvignon.
Buffets consultados pela reportagem avaliaram que o gasto do governo com o jantar deve ter variado entre R$ 180 e R$ 200 por pessoa. Ou seja, o valor total desembolsado seria entre R$ 50,9 mil e R$ 56,6 mil.
Indagada sobre o valor que teria sido desembolsado para a realização do jantar, a assessoria da presidência afirmou que não possui essa informação.

Fonte: Revista Exame

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Meta golpista: recuar a 1888 (a sociedade da terceirização total) - RICARDO ANTUNES


Ricardo Antunes, Professor e sociólogo da Unicamp.
Trecho do debate "Direitos Trabalhistas - 100 anos de retrocesso?", ocorrido em 10/10/2016, organizado por Le Monde Diplomatique Brasil e Plataforma Política Social.

domingo, 9 de outubro de 2016

Nem terremoto, nem furacão, o Haiti é até hoje punido por sua revolução negra - Haroldo Ceravolo Sereza

Toussaint L’Ouverture
País foi excluído do comércio mundial e teve a base da sua economia destruída por não aceitar a escravidão e a dominação francesa

Em 14 de janeiro de 2010, logo após o terremoto que devastou o Haiti, escrevi uma reportagem-análise para o UOL partindo de uma declaração polêmica de um pastor e chegando às raízes da permanente devastação por que passa o país: o mundo ocidental até hoje pune o Haiti por sua histórica revolução.
Troque terremoto por furacão e tudo o mais segue valendo no texto abaixo.

SEGUE >>>

FURACÃO NA FLORIDA... OU É NO LARANJAL?

Devastador em sua passagem pelo Haiti, com centenas de mortes e destruição extensa, o furacão Matthews chegou aos Estados Unidos, na Florida, com força reduzida.
As mortes foram poucas, em torno de uma dezena, algumas causadas por árvores caídas e, inclusive, por casos em que as vítimas se propuseram a enfrentar a força do furacão.
Algumas cenas podem confundir.
A da foto, por exemplo, deixa a dúvida se não seria no Laranjal quando da última enchente.
Bem que poderia ser.
O carro é que não parece muito comum;;;;

NIETZSCHE, A ESQUERDA E O SOCIALISMO - P.R.Baptista

Nietzsche faz parte de um círculo de escritores em grande parte idolatrado por simpatizantes da esquerda política, muito mais, aparentemente, do que por outras correntes políticas, inclusive de direita.
Digo simpatizantes porque são pessoas que manifestam com frequência posições que se identificam como sendo de esquerda. 
É um fenômeno curioso pois, sabidamente, o pensamento de Nietzsche teria fornecido elementos de  inspiração para a composição do pensamento ideológico do próprio nazismo que se coloca como o paroxismo da extrema-direita.  
Como curioso seria ver adeptos da direita estarem citando com entusiasmo pensamentos de Marx.
a começar pela pouca propensão, dentro da direita, de trabalharem com questões teóricas.
É bem verdade que essa idolatria parece consistir basicamente em mencionar citações esparsas extraídas principalmente de "Assim falava Zaratustra" , de preferencia as carregadas de sentimentos de liberdade, de rompimento com valores burgueses, citações que estão já adrede à disposição na internet para quem quiser reproduzi-las .
Mas se deixa de lado ao agir assim, em se tratando de quem se coloca como alinhado com o pensamento de esquerda, todo um conjunto de aspectos envolvidos.
Um deles, que aproveito para lembrar, além do conteúdo do pensamento de Marx e Nietzsche , é a história de vida de cada um que pode ser uma boa referência especialmente considerando que foram contemporâneos com biografias bem distintas, praticamente opostas em todos os sentidos.   .
E, citação por citação, trago esta de Nietzsche: 
 "O socialismo é o fantasioso irmão mais jovem do quase decrépito despotismo, do qual quer herdar; suas aspirações são, portanto, no sentido mais profundo, reacionárias. Pois ele deseja uma plenitude de poder estatal como só a teve alguma vez o despotismo, e até mesmo supera todo o passado por aspirar ao aniquilamento formal do indivíduo: o qual lhe aparece como um injustificado luxo da natureza e deve ser transformado e melhorado por ele em um órgão da comunidade adequado a seus fins"

sábado, 8 de outubro de 2016

CHARGE


PRÉ-SAL - VOTAÇÃO DOS DEPUTADOS GAÚCHOS

O texto-base do projeto que libera multinacionais para explorar sem a Petrobras, foi aprovado na Câmara de Deputados por um placar de 292 votos a favor, 101 contrários e uma abstenção.
Ainda há emendas a serem analisadas
Importante acompanhar a votação dos deputados gaúchos.
Também merece atenção os votos do PSB, um contrário do deputado Heitor Schuch e outro
favorável do deputado José Stédile o qual tem obtido em Pelotas significativa votação.

DEM
Onyx Lorenzoni RS Sim

PDT
Pompeo de Mattos RS Não

PMDB
Alceu Moreira RS Sim
Darcísio Perondi RS Sim
Jones Martins RS Sim
José Fogaça RS Sim
Mauro Pereira RS Sim

PP
Afonso Hamm RS Sim
Covatti Filho RS Sim
Luis Carlos Heinze RS Sim

PR
Cajar Nardes RS Sim
Giovani Cherini RS Sim

PSB
Heitor Schuch RS Não
Jose Stédile RS Sim

PSD
Danrlei de Deus Hinterholz RS Sim

PT
Bohn Gass RS Não
Henrique Fontana RS Não
Marco Maia RS Não
Marcon RS Não
Paulo Pimenta RS Não
Pepe Vargas RS Não

PTB
Sérgio Moraes RS Sim

REDE
João Derly RS Não

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

CANTANHEDE, COLUNISTA DO DIÁRIO POPULAR, SEGUE ATROPELANDO

Eliane Cantanhede, que criou a expressão "massa cheirosa" e o Diário Popular mantém com uma coluna, presume-se paga, segue com seus atropelos.
Não se sabe se pensa se por choro de má perdedora  a colunista, atualmente na Globonews, arrumou um bom pretexto para justificar a acachapante derrota de Eduardo Paes, no Rio de Janeiro.
Segundo ela, o prefeito não fez seu sucessor, Pedro Paulo, porque não quis.
A derrota, portanto, teria ocorrido de maneira proposital.
A razão, sugeriu, é que a situação financeira e administrativa da Prefeitura do Rio é tão caótica que ele preferiu transferir o problema para outro grupo político a ter que enfrentar o desgaste de uma crise como a que acomete o Estado.
A declaração, infeliz, foi dada durante programa na noite desta terça-feira.
O apresentador ainda tentou contemporizar, lembrando que, caso fosse verdade, Paes sofreria um desgaste inevitável porque a "imprensa" faria esta revelação - como se não conhecesse o lugar onde trabalha.
Eliane Cantanhede, ex-colunista da Folha, tem protagonizado momentos marcantes na TV.
Com uma predileção indisfarçável pelos partidos de direita, ela não perde oportunidade de espetar os partidos de esquerda.
Há dois anos deu declaração considerada preconceituosa.
Foi quando, se escudando em suposta declaração de um líder tucano, fez uma comparação entre trabalhadores que acompanhavam um movimento do PSDB e do PT.
Disse ela que, ao contrário um encontro nacional dos tucanos, embora estivesse repleto de pessoas do povo, reunia uma "massa cheirosa".
Para a colunista, os trabalhadores que representam o partido de esquerda cheiram algo equivalente ao que fala.
Na declaração desta terça-feira (4), Cantanhede conseguiu alguns feitos: ao tentar reduzir o impacto da acachapante derrota do PMDB Fluminense, Temer e de Eduardo Paes - seguramente o maior derrotado nestas eleições - ela tentou tirar o brilho da democracia no segundo turno do Rio.
Tentou. Mas vai aqui uma sugestão: caso o que disse tenha algo de verdadeiro, que tal virar jornalista e transformar a bobagem em apuração jornalística? 

FONTE >>>>http://www.conexaojornalismo.com.br/audiencia_na_tv/apresentadora-da-globonews-diz-que-paes-perdeu-eleicao-no-rio-porque-quis-86-45282 

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

PRECISAMOS FALAR SOBRE LULA - Luis Felipe Miguel

Precisamos falar sobre Lula.
Ninguém se iluda: passado o frenesi dos resultados do primeiro turno das eleições municipais, o cerco contra Lula retoma seu curso. A questão não é "se" ele será preso na Operação Lava Jato, mas "quando". Afinal, sua culpa foi determinada desde sempre. É uma operação que não nasce para investigar se há culpa, mas para encontrar algo que justifique uma culpa definida de antemão. Imagino que, nesse momento, Sérgio Moro e o alto comando de sua Wehrmacht curitibana estejam discutindo se a vitória da direita no pleito de domingo significa que Lula já pode ser preso sem risco de comoção popular ou se esse tipo de interpretação é só o discurso oficial a ser veiculado na mídia.
O antilulismo da direita tem razões claras. Lula é o mau exemplo, Lula é o operário que não soube seu lugar. Lula liderou o movimento que fez a classe trabalhadora ganhar protagonismo na política brasileira, a partir do final da ditadura militar. E Lula conduziu um governo que, com todos os seus problemas, contribuiu para reduzir a vulnerabilidade de milhões de brasileiros e para desafiar hierarquias centenárias. Embora sempre se lembre que a burguesia lucrou muito nos governos petistas, o antilulismo das elites brasileiras é perfeitamente razoável: para elas, manter a vulnerabilidade extrema da maioria da população e proteger as hierarquias sociais faz muito sentido.
Mais difícil é entender o antilulismo de parte da esquerda. Sim, Lula optou por um pragmatismo político exacerbado e apostou na conciliação de classes. Os governos petistas foram covardes no enfrentamento de muitos privilégios e, quando atacados, só conseguiam reagir fazendo mais concessões. Lula se tornou bem mais amigo de empreiteiros e outros capitalistas do que seria razoável. Há muito o que criticar em sua trajetória.
Mas a esquerda antilulista age não como quem analisa erros políticos e desvios de caminho, mas como quem sofreu uma desilusão amorosa. O maior pecado de Lula é não ter sido aquilo que projetavam nele. E é essa vingança, que se traveste de radicalidade política mas nasce do coração partido, que faz com que o cerco a Lula, a destruição de seu legado e de sua imagem, sejam vistos por alguns com alegria aberta ou disfarçada.
É um sério equívoco, eu creio. Com todos seus erros, Lula é uma liderança popular invulgar - e o que se quer destruir é essa liderança, não os erros. Lula buscou um caminho, que foi conciliatório, tortuoso e limitado, mas era um caminho para retirar da miséria e ampliar os horizontes dos brasileiros mais desprivilegiados. Pouco, talvez, para quem sonha com o fim da exploração e da alienação. Mas o caboclo do interior do Brasil que não tinha energia elétrica e viu chegar o Luz para Todos, aquele outro que botou comida na mesa com o Bolsa Família, o trabalhador na base da pirâmide que ganhou com o aumento real do salário mínimo, o menino pobre que chegou na universidade, será que trocariam esses ganhos, ainda que insuficientes, por um punhado de teses sem ressonância no mundo social, brandidas de intelectuais da extrema-esquerda?
Vamos criticar a experiência petista? Vamos. Ela acomodou, ela cedeu, ela não foi tão firme quanto devia na defesa da classe trabalhadora, dos direitos das mulheres, da cidadania de gays, lésbicas e travestis. Compactuou com a corrupção, contribuiu para a sobrevida de elites políticas carcomidas, em vários momentos deixou de avançar quando podia, por culpa de sua incontrolável pulsão pela conciliação. Acreditou na sua própria fantasia de transcendência do conflito social. Terminou por enfraquecer as forças populares, ao promover sua desmobilização como forma de mostrar aos grupos dominantes que permaneceria dentro dos estreitos limites pactuados. Mas vamos também reconhecer os ganhos que foram alcançados e, sobretudo, a tentativa real de dar uns passos para a frente, poucos que fossem, mas para a frente - nas condições adversas de um país atrasado como o Brasil.
E vamos reconhecer em Lula o que ele é: com seus limites, com suas contradições, com seus vacilos, com o diabo a quatro, ele é a maior liderança popular da história deste país. Alguém que, por mais críticas e discordâncias que possamos ter, está do lado de cá, não do lado de lá. Não se trata de endeusar Lula, nem torná-lo imune a críticas, mas de compreender quem ele é e o que ele simboliza. Por isso, defender Lula contra a perseguição criminosa que ele sofre, protestar contra a arbitrariedade de que ele é alvo, contribuir para, sim, incendiar o país quando ele for preso - esses são compromissos de qualquer pessoa que se queira de esquerda, progressista ou democrata no Brasil. 

REFERENCIAS

DIÁRIO POPULAR, CANTANHÊDE E O GOLPE - P.R.Baptista

O Julgamento de Galileu
Conheço um círculo de pessoas, bem informadas, esclarecidas politicamente que, frequentemente, comentam e, ao que parece, gostam de comentar, que não leem o Diário Popular nem assistem a Rede Globo.
Eu ainda conservo o hábito de abrir o DP, que me chega mais ou menos no horário em que estou desperto e que pego assim que o entregador o deixa sob a porta.
Algumas vezes, inclusive, pego quase diretamente das mãos dele pois, quando está passando por um lado da porta eu estou quase pegando do outro.    
Tenho argumentado com as pessoas desse círculo que o DP é uma empresa privada, com acionistas, diretores, etc., e que possui, como todo bom jornal deve possuir, uma linha editorial.
Esta linha, ninguém desconhece, pela própria história do jornal, é conservadora, politicamente alinhada com um pensamento de centro-direita.
Esparsamente abre espaço para opiniões que se afastem desse eixo procurando, talvez, mostrar-se mais democrática.
Tenho argumentado, também, que os que discordam da linha do jornal já poderiam, há muito tempo, terem se proposto a criar um outro, talvez semanal, para dar vazão às suas idéias.
Atualmente produzir um jornal tornou-se uma atividade bem mais simples do que há tempos atrás.
Além disso resta a internet que, rapidamente, vai ganhando a preferência de muitas pessoas.
Resumindo diria que, se há algo a ser superado, não é o DP que, aliás, diga-se de passagem, emprega muitos profissionais de jornalismo e fotografia, mas , talvez isso sim, a falta de outros jornais com linhas editorias diferentes.
Por outro lado, no entanto, é óbvio que o DP carrega nas tintas em algumas coisas.
Uma delas foi a capa com a cabeça do ex-presidente Lula, como se decapitado.
Um episódio negro da história do jornal.
Mas, nesse momento, diria que nada se compara ao espaço reservado para Eliane Cantanhede.
Em seu artigo de hoje (5 de outubro, p.5) dedica-se a demonstrar, como uma pregadora fundamentalista, que não houve golpe já que, a seu ver, as eleições recentes teriam como diz, "enterrado" essa interpretação.
Talvez a colunista pudesse considerar a hipótese, em meio às suas elucubrações para sustentar que o Sol gira em torno da Terra como queriam os juízes de Galileu, que o resultado das eleições justamente reforça a existência do golpe pela carga midiática, com a Rede Globo liderando, imposta aos eleitores.
Por um momento lembrou-me aqueles que defendem não ter havido tortura no Brasil.
Só posso, nesse momento, recomendar a leitura do tal artigo por mais que , a meu ver, ele pouco colabore para o entendimento do momento político brasileiro, mas serve como um exercício de paciência e de se ter noção do que é mau jornalismo e, sobretudo, como uma aula da forma como a mídia reacionária  bombardeia a mente do brasileiro.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

CRÔNICA - Tiago Ribas

Hoje, lendo o escrito de um aluno, em que ele dizia da adrenalina que é estudar violino com o vizinho do ap de baixo dando socos no teto, lembrei das tantas janelas batidas com rancor quando eu começava meu estudo diário. Eu mal começava a afinar o violino e as janelas dos prédios vizinhos começavam a bater - e eram fechadas com tamanha violência que eu me intimidava a ponto de não conseguir relaxar e tocar com todo o som que eu poderia. Um dia, quando eu estava estudando corda solta, uma vizinha de baixo abriu a janela e gritou com toda a fúria: "que inferno essa flauta que não para nunca!!!" – o que me deixou momentaneamente inseguro quanto ao resultado do meu estudo. No entanto, nunca vi uma furadeira causar tanto incômodo, mesmo furando uma manhã toda. Por quê? Porque o cara da furadeira está trabalhando. Ah, bom. O mesmo aluno, ao passar com o estojo do violino na frente de uma fila de estudantes que esperavam o ônibus, ouviu este lisonjeiro comentário: “isso aí é a pior coisa que alguém pode fazer: ser músico”. Provavelmente essa pessoa foi depois no ônibus ouvindo música. O cara não gosta de músico, mas gosta de música. Afinal, alguém tem que fazer o trabalho sujo. Uma vez, de férias da faculdade, na minha cidade (eu estava no segundo ou terceiro semestre do curso de música na UFRGS), fui fazer exame médico pra piscina. Me atendeu uma médica tremendamente antipática e mal humorada. Mas quando ela viu minha pasta da UFRGS, subitamente ficou simpática, e perguntou, empolgada: “Você faz UFRGS?” “Sim, faço”, eu respondi também subitamente empolgado por tanto reconhecimento. “Que curso?” Quando eu respondi “música”, ela fez um sonoro “pfffffffff”. Por sinal, essa semana, uma médica, aqui em Pelotas, teve a capacidade de “convidar” a mim e meus alunos da orquestra para tocarmos – honrosamente e de graça! – na abertura do seu leilão de bovinos e eqüinos. O surpreendente é que ela parece não ter entendido o porquê de eu ter recusado e de ter dito que uma coisa dessas é um desrespeito à profissão do músico. Ela parece não ter entendido, porque, além de ter constrangedoramente continuado insistindo, acrescentou que a raça dos bois era Angus, uma das mais caras no mercado. (!) Casualmente, na mesma semana, aventou-se a possibilidade de excluir as artes do currículo do ensino médio... E, aproveitando o ensejo desse contexto tão favorável, um jornalista do jornal de maior circulação no estado aproveitou para escrever sua “opiniãozinha” de que arte na escola não serve pra nada, argumentando, cheio de razão: “afinal, não vi nenhum colega meu se revelar um Michelângelo”. Seu texto trazia o título: “arte pra quê?”. Logo abaixo, outro texto seu, abordando a questão das multas e educação no trânsito, com o título: “azuizinhos pra quê?” O interessante, fascinante até, é como essas pessoas desdenham daquilo sem o qual elas não vivem. A pessoa, por exemplo, acha o músico um coitado, mas deus a livre se no casamento dela não tiver um violinista – porque violinista no casamento é “chique”! Não é fascinante? O músico, que em si é praticamente um leproso quando está passando com seu instrumento rumo à faculdade de música (pffffff), se transforma num objeto de status quando “abrilhanta” (e as pessoas adoram esse termo) um evento. Mas isso não quer dizer que ele é respeitado nesse evento. Pelo contrário, quando um violinista toca do lado de uma porta de clube, enquanto os convidados passam por ele, ele é quase como a raça Angus. Afinal, como se respeita um músico? Prestando atenção à música. Porque o músico ama a MÚSICA mais que a si mesmo e, por isso, se sente desrespeitado na medida em que as pessoas desrespeitam a música. No entanto, até Joshua Bell foi ignorado quando, num experimento, tocou num metrô em Washington. Durante os 43 minutos em que tocou com seu Stradivarius 1713, ele arrecadou 32 dólares e apenas sete pessoas pararam para ouvi-lo (sem saber quem ele era, naturalmente). Pra encerrar com mais leveza, isso me lembrou uma história que Paganini adorava contar. Ele andava (incógnito) em Roma, quando viu uma menina tocando, sofrivelmente, violino na rua. Ele pediu para tocar e a menina deixou. Então começou a juntar gente, pois até que ele tocava bem. Quando ele parou, uma senhora disse: “Até que você toca bem”, ao que ele agradeceu. E ela acrescentou: “Claro, não chega a ser um Paganini”.