sexta-feira, 29 de julho de 2016

CHARGE


Mercado Público - Pelotas


quarta-feira, 27 de julho de 2016

DÉCADA DE 60 - UM TIME COMO POUCOS




Uma formação de luxo.
Da esquerda, em pé : Osvaldo Barbosa, Baía ( nome sujeito a confirmarção), Caçapava, Candiota, Canário e Giovio.
Agachados: Edi, Toquinho, Enio Sousa, Birinha e Pintinho.
Zé Francisco também devia deste time como ponta esquerda.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Novidades do Nei A. Pies

Problemas de visualização? Veja esta newsletter em seu navegador.
Planejamento participativo: passos na construção  do sonho coletivo

Planejamento participativo: passos na construção do sonho coletivo

Categorias: Adriano José Hertzog Vieira, Planejamento participativo, UPF
Por: Adriano José Hertzog Vieira Introdução A gestão que se propõe pautar por um planejamento coletivo terá muito mais possibilidades de alcançar êxito do que uma administração enclausurada em suas percepções, encaminhamentos unilaterais ou procedimentos autoritários. Quando a comunidade, ou o grupo, encontra espaços para manifestar seus sonhos e reconhece nos procedimentos da gestão, a presença de suas vozes e …
---


sábado, 23 de julho de 2016

PDT DEFINE CANDIDATURA A PREFEITO

Com a sede lotada de  filiados e simpatizantes, o PDT definiu, em reunião realizada hoje, o nome de Anselmo Rodrigues, superando o de Antonio Brod, como candidato a prefeito. Como a votação terminou empatada o critério de decisão foi de idade.
Seguem-se. agora, as negociações para fechar uma coligação com outros partidos.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Tereza Cruvinel - A pintura da paisagem para o golpe


Por Tereza Cruvinel, em seu blog

Há alguns dias, o Brasil começou a parecer um país agradável nos telejornais, especialmente no Jornal Nacional, com notícias amenas e apresentadores serenos. Os jornais deixaram de falar de uma paisagem devastada e começaram a dar notícias boas: “Cresce o otimismo com a economia”, anunciou o Datafolha divulgando uma pesquisa pouco convincente, tanto em aspectos políticos como econômicos. Agora, 50% querem que Temer fique, contra 32% que preferem a volta de Dilma. Em abril o instituto apurou que a maioria não queria Dilma nem Temer. 61% aprovavam o impeachment dela, e 58% o dele. Alguma fada deve estar protegendo Temer porque nada mudou no cenário que justifique tal guinada do sentimento popular.

Nesta terça-feira, por sinal, ele deu um prazo de 20 dias para que seus ministros da área econômica apresentem medidas para estimular o crescimento. Tal prazo termina quando? Em agosto, ora, bolas. E tem a Olimpíada, que absorverá muita luz nas próximas semanas, deixando em segundo plano os problemas reais. Não há dúvida: começou a ser pintado, com cores suaves, um quadro de otimismo para favorecer a consumação final do golpe revestido de impeachment em agosto. Uma pintura em aquarela, com muita cor borrada e pouca nitidez das formas.

Na política, o governo emplacou Rodrigo Maia na presidência da Câmara para tocar sua agenda conservadora, começando pela PEC que aprisiona o crescimento do gasto publico no índice da inflação e pela reforma previdenciária. Da agenda de agosto Temer tratará esta noite num jantar com Rodrigo e Renan Calheiros, presidente do Senado. Quando o Congresso reabrir, no início de agosto, Meirelles e sua equipe estarão apresentando medidas pró-crescimento. Se elas fossem de fato possíveis e viáveis, já estariam sendo aplicadas, não estaria o governo perdendo um precioso tempo. Não importa o recheio do bolo, importa que tenha um glacê vistoso, que agora começará a ser preparado com muito açúcar.

Até o FMI apareceu neste início de semana informando que a recessão pode acabar sendo alguns décimos menor este ano, em relação ao que previra, e que em 2017 haverá crescimento, ainda que seja apenas de 0,5%. Mas nada como o Datafolha, ao informar que os otimistas com a economia são 38%, contra 30% de pessimistas. E numa contradição com os 60% que esperam aumento da inflação e do desemprego. Mas o que importa é a manchete, e ela falou de aumento do otimismo econômico.

Na linha do otimismo, apesar da inflação, do desemprego e do paradeira nos negócios, fomos também informados de que:

- A Caixa Econômica Federal voltará a financiar imóveis para a classe média.

- Temer pediu à equipe econômica que reduza os juros.

- As exportações podem ter um superávit de US$ 46,934 bilhões na balança comercial deste ano.

- Segundo a CNI, o Índice de Confiança do Empresário Industrial teve a terceira alta seguida em julho, passando de 45,7 pontos para 47,3.

- Segundo o Credit Default Swap (CDS), com a posse de Temer o risco Brasil caiu significativamente, passado de 495,09 pontos em dezembro passado para 294,35 neste mês de julho.

Muito mais pode ser encontrado numa garimpagem do noticiário econômico. Enquanto isso os congressistas aproveitam as férias e voltarão para trabalhar três dias por semana em agosto. No Senado, depois deste banho de cheiro e otimismo, será mais fácil confirmar a condenação de Dilma. A democracia? Seria problema se houvesse milhões nas ruas cobrando respeito ao voto, como na Turquia, mas aqui tudo segue na santa paz dos trópicos. O golpe não foi feito com tanques, o que gera indignação e revolta, mas com leis. Leis retorcidas e interpretações convenientes, mas com leis. E isso gera resignação e não revolta.

domingo, 17 de julho de 2016

GETÚLIO EM RECIFE


Chegada de Getúlio Vargas no Recife com grande comício em frente do Palácio Campo das Princesas - Recife 19 de Outubro de 1940.

Acervo do Museu da Cidade do Recife.


"Ejaculação Precoce, Independiente del Valle 3x2 Boca"



Jogo Boca Juniors vs Independiente del Valle ( Equador) pela semifinal da Libertadores, no estádio da Bombonera, lendário reduto do time argentino.
Logo ao início do jogo, goooollll  do Boca.
PURA EMOÇÃO!
O estádio é tomado de uma comoção coletiva.
Mas depois de comparar o primeiro gol do Boca a uma "ejaculação precoce" pela rapidez com que foi efetuado, bem no início do jogo, o locutor Daniel Mollo da Radio Cooperativa de Buenos Aires vai, à medida que o time equatoriano se adianta no placar , fazendo 3 goles, se desesperando e agregando ao seu relato diversos palavrões.
O terceiro gol do time colombiano é exatamente igual ao de Bira contra o Flamengo na vitória do Xavante no Bento Freitas.
Mas talvez a atuação do Boca não estivesse passando exatamente do que disse o locutor, uma ejaculação precoce.
No meio da tragédia não falta um pênalti perdido.
Maradona , que é possível distinguir numa tomada rápida pelo brinquinho mais do que pela fisionomia, está presente.
O Boca, ao que parece tendo Tevez em sua equipe, ainda faz um gol mas como necessitava de uma diferença grande, sequer é comemorado.
A festa virou enterro.
P.R.Baptista

sábado, 16 de julho de 2016

PELOTAS VOLTA A TER JOGOS NACIONAIS



Os jogos são os pelo Campeonato Brasileiro, série B.
Numa tarde muito fria o Brasil foi buscar o empate com o Vila Nova ( Goiás) depois de sair perdendo por 2 a zero.
Foi o reencontro com o Xavante em seu estádio ainda inconcluído mas já remodelado e com um gramado muito vistoso.
(P.R.Baptista)

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Novidades do Nei A. Pies

Problemas de visualização? Veja esta newsletter em seu navegador.
Por todas elas: contra a cultura do estupro

Por todas elas: contra a cultura do estupro

Categorias: Direitos Humanos
A notícia de que uma adolescente de 16 anos foi estuprada por mais de 30 homens no Rio de Janeiro e além disso teve imagens dessa violência divulgadas na internet chocou os brasileiros nos últimos dias. A indignação surgida após o ocorrido tomou as rodas de conversa, as redes sociais e acabou pautando a grande mídia sobre um assunto ainda …
---
Não existe neutralidade na  educação

Não existe neutralidade na educação

Categorias: Educação, Estudante, neutralidade, Política, Professor
Afirmações fundamentalistas e simplistas tendem constituir falsas verdades. Caso típico das absurdas afirmações dos que defendem as ideias de uma “escola sem partido”. O viés do debate que se coloca deve ser mesmo pela afirmação das diferentes ideologias, mesmo daqueles que imaginam ser possível existir neutralidade na educação, dizendo ser possível “uma escola sem partido”. Eles também agem por ideologia. …


No Canadá vão substituir tração por cavalos por tração humana

 A foto é em Bridgewater, Nouvelle-Écosse, Canada.
É um protesto de turistas brasileiros indignados com o emprego de tração por cavalos para puxar carroças algumas bem grandes como a da foto.
Abordaram o cocheiro de cartola e passaram a exigir que soltasse o cavalo e puxasse ele próprio o veículo.
De nada adiantou o cocheiro explicar que o cavalo era muito bem tratado, que era praticamente um animal de estimação e que tinha muito mais forças do que ele, um senhor já de idade que dependia daquele emprego.
Os brasileiros querem agora que o governo canadense analise a proposta de fazer os passeios empregando tração humana. ·
Propõem-se, inclusive, a levar o projeto que querem executar no Brasil para os catadores.

OBSERVAÇÃO : esta notícia é falsa mas poderia ser verdadeira....

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Festa de São Firmino

As Festas de São Firmino (em espanhol: Fiestas de San Fermín ou, mais popularmente e de forma praticamente oficial, Sanfermines; em basco: Sanferminak) são as festas em honra a São Firmino, que se realizam em Pamplona, no norte de Espanha, todos os anos entre 6 e 14 de julho. São Firmino foi um santo natural da cidade, padroeiro da diocese e co-padroeiro de Navarra.

Os festejos começam dia 6 de julho, ao meio-dia em ponto, com o chupinazo (lançamento de foguete) da sacada do Palácio Consistorial (sede do governo municipal), e terminam à meia-noite de 14 de julho com a canção de despedida “Pobre de Mí”. Uma das atividades mais famosas dos Sanfermines é o encierro, que consiste numa corrida de touros ao longo de um percurso de 849 metros por três ruas do centro histórico de Pamplona, que culmina na praça de touros da cidade. Os encierros realizam-se todos os dias entre 7 e 14 de julho às 8 horas da manhã e normalmente duram três a quatro minutos. Entre 1922 e 2009 morreram 15 pessoas nos encierros dos Sanfermines.

As festas têm origem antiga, de séculos, mas a sua fama mundial é um fenómeno mais recente, da primeira metade do século XX. O escritor norte-americano Ernest Hemingway foi um dos que mais contribuíram para propagar essa fama com seu livro “The Sun Also Rises”, cuja maior parte da narrativa decorre em Pamplona durante os Sanfermines. É uma das festas de Espanha mais célebres a nível mundial, que frequentemente é mencionada em listas de "festas a não perder" ou "festas mais impressionantes do mundo" e atrai à cidade (que tem cerca de 200 000 habitantes) mais de um milhão e meio de visitantes. Em 2012, o programa oficial das festas incluiu 431 eventos, nos quais foram gastos 2,4 milhões de euros, 8% menos do que no ano anterior.
Atualmente em meio aos festejos misturam-se protestos contra o emprego e sacrifício de touros e manifestações assemelhadas a rituais báquicos .

terça-feira, 5 de julho de 2016

Os Vikings da Islândia precisam conhecer os Xavantes da Baixada - P.R.Baptista



O mundo amanheceu encantado com os rapazes, loiros, altos e de olhos claros, do time de futebol da remota Islândia que deixa de ser tão isolada porque se rende á paixão, plebéia, pelo esporte das multidões.
Esporte que o Brasil, até prova em contrário, ainda domina com 5 títulos mundiais e levas de jogadores , muitos negros e mulatos,  oriundos, em grande parte, das classes pobres, das periferias.
O encanto se estendeu também ao comportamento da torcida islandesa.
Comportamento, sem dúvida, digno de respeito, de admiração.
Os vikings da Islândia até demonstram condições de um dia serem iniciados nos rituais da torcida do Gremio Esportivo  Brasil , de Pelotas, os Xavantes da Baixada,