sábado, 31 de outubro de 2015

O Corpo é dela - Cunha pode estar caindo





O Corpo É Dela
São Paulo, Brasil. 30 de outubro de 2015.Direção, edição e operação de câmera: Alex GirardiProdução: Cine Monstro#MulheresContraCunha
Posted by NINJA on Sábado, 31 de outubro de 2015

Contra corrupção e conservadorismo, 'Fora Cunha' é tema de atos pelo país Protestos que começaram ontem no Rio de Janeiro prosseguem hoje e amanhã em várias cidades e culminam com um grande ato nacional no dia 13 de novembro. Eduardo Cunha, aliado da oposição, pode começar a ter dificuldades de levar adiante sua estratégia de ir diblando sua cassação. LEIA >>>http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2015/10/contra-corrupcao-e-conservadorismo-atos-fora-cunha-sao-organizadas-em-todo-pais-8050.html

Florianópolis - Sul da Ilha


Sul da Ilha
Florianópolis Sul da Ilha - Ilha do Campeche, Campeche, Morro das Pedras, Lagoa do Peri, Armação, Matadeiro, Ribeirão da Ilha, Pântano do Sul, Açores e Naufragados - Florianópolis' South Coast Beaches
Posted by Gustavo Testa on Domingo, 25 de outubro de 2015
Florianópolis Sul da Ilha - Ilha do Campeche, Campeche, Morro das Pedras, Lagoa do Peri, Armação, Matadeiro, Ribeirão da Ilha, Pântano do Sul, Açores e Naufragados - Florianópolis' South Coast Beaches

sábado, 24 de outubro de 2015

A Terra dos Coxinhas



Durante a sabatina promovida pela CBN no Teatro Eva Herz, na LIvraria Cultura, um grupo de manifestantes aguardavam a saída do prefeito  Haddad com palavras de ordem contra o PT e o comunismo.
O ex-senador Eduardo Suplicy que estava presente foi hostilizado.
Mesmo sem oposição física , os ânimos foram se exaltando.
Ao ponto de uma das participantes agredir um rapaz e bradar na livraria: Aqui é terra dos Coxinha!

Bairro do Laranjal invadido pelas águas



Video dá bem uma idéia da extensão da enchente provocada no bairro do Laranjal.
Muitos quarteirões invadidos pelas águas, muitos moradores retirados.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Senador Paulo Paim: PT saudações

Após a saída da senadora Marta Suplicy que se filiou ao PMDB, o  Partido dos Trabalhadores encaminha-se para perder mais um quadro do primeiro escalão, desta vez o senador Paulo Paim.
Vão surgindo, assim, sérias fissuras dentro do PT e vão vindo à luz cisões nas quais interesses políticos pessoais podem colocar-se acima de princípios ideológicos o que se tornou rotineiro na política brasileira.
Marta, Temer e Cunha de mãos dadas
No caso da senadora Marta Suplicy, a desfiliação do PT e filiação ao PMDB tomou ares tragicômicos.
Durante a solenidade, a ex-ministra disse que mudou de partido para “livrar o país da corrupção”.
As declarações foram feitas ao lado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, citado no Lava Jato como um dos beneficiados no Petrolão.
De acordo com delatores, Cunha teria recebido US$ 5 milhões para intermediar um contrato com a Petrobras e, logo a seguir, foram descobertas contas secretas na Suiça.
O afastamento de Paulo Paim parece mais emblemático.por se tratar de um quadro histórico oriundo do movimento sindical.
Identificou-se pela defesa de direitos trabalhistas opondo-se, em alguns momentos, a orientações do partido.
É autor do projeto de lei, apresentado em 1997 quando ainda era deputado federal, que criou o Estatuto do idoso.[4] Também de sua autoria mas ainda em discussão no Congresso Nacional, são os projetos de lei que institui o Estatuto da Igualdade Racial e o fim do fator previdenciário.[5]
O senador também votou pela manutenção do 14º e 15º salário que todo senador e deputado ganha todo ano considerado pelo congresso "ajuda de custo".
Nas eleições no Rio Grande do Sul em 2010 disputou a reeleição ao Senado, sendo o mais votado com 33,83% dos votos válidos
Com o aval de suas bases eleitorais, o senador anuncia no próximo mês o seu novo partido. Ele já esteve em conversas com o PSB e em uma reunião com a Rede.
Na terça-feira, ele vai se encontrar com os dois pretendentes.
Sobre o PT, diz: “O partido adotou uma política contra o que sempre pregamos”. 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Novidades do Nei A. Pies

Problemas de visualização? Veja esta newsletter em seu navegador.
Uma história sobre a Terra

Uma história sobre a Terra

Categorias: Editora Edelbra, Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaracy Barroso Marinho, Excertos, Iasmyn Souza, Ilan Brenman, Uma história sobre a Terra
Antes de conhecer Ilan Brenman, li seu livro “O que a terra está falando”. Encontrei um exemplar da obra na sala dos professores de minha escola, com carimbo do Ministério da Educação, FNDE, Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2013, Editora Edelbra). Este conto é da tradição oral judaica e retrata com extrema sensibilidade o conflito, as guerras e as …
---
Abençoada paixão de ensinar

Abençoada paixão de ensinar

Categorias: Educação, Ensino, Estudante, Professor, Professores, Vida
Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais... Rubem Alves   Vivemos tempos em que permitimos pisotear flores, ignorar pérolas, subjugar pessoas e a mãe natureza. Estamos vivendo tempos em que é permitido menosprezar aquelas e aqueles …
---

Enchentes em Pelotas, hora de começar o tratamento - P.R.Baptista



A recente enchente que atingiu especialmente a orla da Lagoa dos Patos( Laranjal, Colonia Z-3) e as margens do Canal São Gonçalo e Arroio Pelotas, é apenas mais um capítulo de uma longa e antiga sucessão de alagamentos ocorridos periodicamente, de acordo com as circunstâncias,  em diversos pontos de Pelotas, alguns em plena área central.
Como ensinamento, espera-se definitivo, do que ocorre neste momento, a partir do fato óbvio que vivemos sujeitos permanentemente a episódios desta natureza, é a necessidade de urgentes medidas não só paliativas para impedir novas ocorrências, mas que sejam continuadas dentro de um projeto abrangente para toda a cidade.
Este projeto deve ser visto não como um programa de uma administração em particular, a atual por exemplo, mas de todas as que sucederem.
O paciente e o diagnóstico são bem conhecidos, não há ou não deveria haver nenhuma novidade quanto a isso.
Trata-se agora de definir o remédio e começar o tratamento.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

A Imprensa praticamente perdeu o sentido - JORGE FURTADO


Jorge Furtado: "A imprensa praticamente perdeu o sentido"
"As redes sociais liberaram uma legião de idiotas, que sempre existiram, mas que antes ficavam quietos. Agora as pessoas publicam!", diz Jorge Furtado referindo-se à desinformação generalizada que existe dentro das redes sociais. No lançamento de seu novo longa-metragem, Real Beleza, o diretor e roteirista, autor também de O Mercado de Notícias, analisa a mídia brasileira desde o lançamento do longa.
Posted by CartaCapital on Sexta, 31 de julho de 2015

"As redes sociais liberaram uma legião de idiotas, que sempre existiram, mas que antes ficavam quietos. Agora as pessoas publicam!", diz Jorge Furtado referindo-se à desinformação generalizada que existe dentro das redes sociais. No lançamento de seu novo longa-metragem, Real Beleza, o diretor e roteirista, autor também de O Mercado de Notícias, analisa a mídia brasileira desde o lançamento do longa.

No extremo Sul, os extremos no futebol... - Marcelo Bertholdi Oxley

Clássico Bra-Pel (foto Diogo Sallaberry)



















O time que me preenche é o Pelotas. Sou assim desde bem novo quando ainda pegava o ônibus do Areal para ver Xoxó, Paulo Ricardo, Suca, Bruno, Gaúcho, Eugênio, Juarez (arruda), Perivaldo, Beto, dentre outros que já me fizeram feliz. Sou do tempo que o Bedeu tinha o seu pequeno quarto onde hoje funciona um banheiro, em meio à arquibancada. Já presenciei belas vitórias e tristes derrotas e assim é o futebol. Assim denominamos essa paixão que não sabemos, exatamente, de onde vem. Vivo assim e sou assim. Não vejo chance de esse amor pelo Lobão morrer e quero que o meu filho siga essa sina.

Mas, eles conseguiram. O Brasil está na elite do futebol brasileiro de 2016. Sim, elite. Seus jogos serão transmitidos em diversos canais. Possivelmente jogarão contra Vasco da Gama, Criciúma, Paraná, Goiás e Coritiba. Mesmo na turbulência de ter, ou não, um estádio, o Xavante terá o direito de disputar a série B do tão sonhado Campeonato Brasileiro. O Brasil conseguiu quase tudo que almejou em menos de cinco anos. Hoje tem o seu calendário lotado e se dá ao luxo de não disputar mais as copinhas do segundo semestre dentro do seu Estado.

Uma equipe que não possui um craque ou uma prata da casa que possa se identificar com o seu torcedor, mas tem em seu treinador um contexto arrojado, visionário e único. Um profissional pouquíssimo questionado por sua direção ou por onde passa. Fazer futebol em times da elite sempre pareceu fácil, agora realizar um trabalho dessa magnitude num time teoricamente com uma expressão menor, é para poucos. Com certeza foi preciso conciliar organização, doação, tempo e honestidade.

Mesmo torcedor apaixonado do Pelotas e trancafiado em casa desde sábado à noite, após o resultado no Ceará do meu maior rival, preciso dar-lhes os parabéns, pois eles merecem! Olhando de fora, não admitiria, se torcedor fosse, um quadro de sócios menor do que 15 mil torcedores e em dia. Para um degrau mais acima é preciso ter coragem e investir. Se quiserem um elenco competitivo é necessário pagar por isso e nesse caso, além dos novos patrocinadores, os torcedores também precisam fazer a sua parte.

Nós, do Pelotas, queremos mais que apenas patrimônio. Queremos um time competitivo e capaz de subir para a elite do gauchão de 2017. Queremos o acesso à D no Brasileirão. Precisamos estar no nível deles para aguentar as brincadeiras e revidá-las na maior paz que pelo meu lado nunca esqueci. Precisamos movimentar essa rivalidade e temo em ficar sem Bra-Pel como ficamos por anos.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Com água pelo pescoço

foto Jornal do Laranjal
Periodicamente Pelotas é ameaçada por alagamentos e enchentes que trazem consigo muitos prejuízos, dramas pessoais e desestruturação da vida da cidade.
Vivemos, por assim dizer com água pelo pescoço.
E cada vez mais esse quadro, pelo que se observa, mostra-se integrado ao nosso cotidiano.
Isto atinge particularmente zonas baixas e próximas do Canal Gonçalo, Arroio Pelotas e Lagoa dos Patos.
Mas afeta também zonas centrais quando não há escoamento suficiente ( e não há mais ) da água de chuvas mais fortes ( ou nem tão fortes).
A rigor não há nenhum plano mais abrangente que vise dotar Pelotas de uma proteção efetiva para estas situações.
Seria, portanto, o momento de se partir para criar este plano, um plano técnico, sem influências político-partidárias, a ser apresentado à comunidade com o compromisso de ser adotado pelos próximos governantes.
De antemão evidencia-se a urgência , entre outras medidas, de conter aterros em áreas de banhados, automaticamente cercear loteamentos nessas áreas, ativar em seu todo seu potencial um sistema de canais,  racionalizar asfaltamentos ( que impermeabilizam as ruas) em ruas centrais nas quais já existe pavimentação com pedras regulares, não apenas desentupir mas atualizar a rede de bueiros, orientar novos projetos de obras para se adequarem às nossas condições climáticas.
Um plano a ser assumido por setores com isenção e conhecimentos técnicos adequados.
E a ser apresentado á comunidade e oferecido às administrações, atual e futuras.

P.R.Baptista (editor)


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Rachel Sheherazade, musa da direita



A apresentadora  que já incentivou linchamentos em suas intervenções na tv,  é muito admirada pela direita brasileira.
Costuma ser muito enfática em suas intervenções, nas quais se posiciona politicamente, e sempre colocou-se ao lado do deputado Eduardo Cunha.
Com o surgimento das denúncias contra Cunha a apresentadora teria se mantido em silêncio.
Mas vamos aguardar, pode ser que  se decida a falar.
Seria muito interessante saber o que tem a dizer.

O Reinado das Águas

Trapiche do Laranjal - foto Jornal do Laranjal
Periodicamente, a intervalos de tempo que podem ser mais ou menos longos, as águas fazem valer sua força como um fenômeno natural  que não há como se reverter a menos que vivêssemos em outro planeta.
Trata-se de algo inevitável embora algumas obras de engenharia como diques e recursos como bombas possam servir de anteparo a consequências mais danosas e trágicas.
A Holanda nos dá um exemplo admirável de como lidar com essas situações. Afinal, com considerável parte do território abaixo do nível do mar, é justificadamente denominada Países-Baixos.
Mas são processos que vão envolver tecnologia própria e custos elevados.
A melhor prevenção vai seguir sendo respeitar a conformação de mananciais de água, de rios e lagoas, evitando aterramento de banhados e ocupação descriteriosa de margens.
A arquitetura das construções, frequentemente muito baixas, contribui também acentuadamente para o agravamento dos quadros de enchentes.
Enquanto isso, e a não ser por estas medidas que possam ser tomadas, é inevitável sofrer as consequências advindas de chuvas prolongadas ou muito fortes.
É o momento em que os serviços de socorro, especialmente às populações atingidas, torna-se vital e adquire, em muitos casos, contornos heróicos.
O ensinamento básico que se pode tirar desses fenômenos é que por pressões habitacionais nem sempre nos encontramos no lugar certo quando as águas sobem mesmo que seja, em nosso caso, alguns poucos metros.
Infelizmente essa pressão se dá por vários fatores mas costuma atingir em cheio, nessas ocasiões, as populações às quais não resta outra alternativa a não ser ocupar áreas de risco.

Estrada para o Pontal da Barra - foto Luana Portantiolo

foto Lucio Heckheuer
Veleiros Saldanha da Gama

domingo, 11 de outubro de 2015

sábado, 3 de outubro de 2015

Cartunistas na Imprensa de Pelotas



O Jornal Diário Popular, de linha conservadora, abrigou, no entanto, dois cartunistas de grande talento e politicamente posicionados:  o pelotense André Macedo, o Alma, criador da turma do Libório , e Edgar Vasques, criador entre outros personagens do Rango.
Com a saída de André Macedo e, mais recentemente, de Edgar Vasques, o jornal está órfão nesse setor.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Avazz, golpe ou verdade ? - LUIS NASSIF

"É incrível as pessoas acreditarem na seriedade destas petições. Exercer a  cidadania, provocar as mudanças no Mundo, exige muito mais esforço do  que ficar na frente do computador clicando e repassando e-mails com  pedido de doações. Exercer a cidadania não é ajudar a iludir as pessoas  espalhando pela internet estas mensagens"

LEIA O ARTIGO >>>