terça-feira, 30 de junho de 2015

"Álbum de Viagem" de Rubens Guelman

Interessante trabalho do fotógrafo Rubens Guelman, intitulado "Álbum de Viagem" em que, nessa etapa, documenta aspectos da vida no Harlem em NY.
SEGUE >>>

segunda-feira, 29 de junho de 2015

A Ponte Hercílio Luz e a neblina - Tony Borges


A Ponte Hercílio Luz e a neblina - Florianópolis- Santa Catarina-Brasil Foto de Tony Borges

Fotógrafa retrata força feminina em suas filhas


"Strong is the new pretty" (que pode ser traduzido por algo como "Força é a nova beleza") é uma série da fotógrafa americana Kate Parker que decidiu retratar suas duas filhas da forma mais natural possível - e encorajar que a verdadeira beleza vem da autenticidade.

Segundo ela, o projeto começou como um desejo de recordar suas filhas e as suas memórias de infância. Mas, com o tempo "eu comecei a ver padrões e reconhecer que as meninas eram retratadas mais autenticamente eram nas imagens fortes. As imagens que mostravam como elas são genuinamente eram minhas favoritas. Então, comecei a fotografar com isso em mente".

Para Kate, o projeto é uma maneira de mostrar às suas filhas e amigas como elas são de fato, e que quem elas são é motivo de celebração. E que não é preciso seguir padrões de beleza para ser aceito.

SEGUE >>>

domingo, 28 de junho de 2015

A tomada de Iwo Jimo recontada

Raising the Flag on Iwo Jima é uma fotografia histórica tirada em 23 de fevereiro de 1945 por Joe Rosenthal. Ela mostra cinco fuzileiros navais americanos e um paramédico da Marinha dos Estados Unidos fincando a bandeira dos Estados Unidos da América no topo do Monte Suribachi, indicando a sua conquista durante a batalha de Iwo Jima na Segunda Guerra Mundial.
A fotografia é muito popular, vindo a ser reproduzida em milhares de publicações.
 Foi a primeira fotografia a ganhar o Prémio Pulitzer no mesmo ano de sua publicação e veio a ser lembrada nos Estados Unidos como uma das mais significantes e reconhecidas imagens de guerra, e possivelmente a fotografia mais reproduzida de todos os tempos.
Dos seis homens que aparecem na fotografia, três morreram durante a batalha (Franklin Sousley, Harlon Block e Michael Strank) e três sobreviveram a ela (John Bradley, Rene Gagnon e Ira Hayes).
 Os que sobreviveram acabaram virando celebridades depois que foram identificados na foto.
 A imagem foi usada depois por Felix de Weldn para esculpir o USMC War Memorial, no Cemitério Nacional de Arlington, na Virgínia.

Pelotas, 1920


Praça Coronel Pedro Osório, em 1920.  
Preservaram-se, da foto, todos os casarões à exceção dos dois últimos bem no canto à direita.

(Foto de Pretérita Pelotas - Ricardo Osório Magalhães)

Paris, para incluir nos roteiros turísticos


VIDEO: "ALLAHU AKBAR!" THIS TERRIFYING FOOTAGE WAS FROM PARIS ONLY A FEW MONTHS AGO. IS THIS THE FUTURE YOU WANT FOR YOUR CHILDREN?
Posted by Britain First on Sexta, 9 de janeiro de 2015

sábado, 27 de junho de 2015

Um campeão de natação

Os chamados artistas de rua, uma gama enorme de pessoas que usam sua criatividade para divertir transeuntes, representam uma categoria muito interessante e se tornam atração nas cidades. Este "nadador" alcança um nível bem divertido de farsa e comicidade.
O nado de peito é a melhor parte!


quinta-feira, 25 de junho de 2015

Humor e Cultura Política



Criou-se no Brasil uma oposição tão pequena, tão cheia de rancor, que toma um discurso descontraído e bem humorado da presidenta Dilma como uma demonstração de incapacidade cognitiva.
Na realidade Dilma parece ter apenas procurado ressaltar, de forma divertida porque o ambiene parecia propício, um aspecto importante da origem indígena de nossa cultura.
 Em países nos quais se tem uma cultura política mais refinada o humor é considerado um elemento bem aceito, até elogiável dos governantes.
Nos Estados Unidos, por exemplo, é praxe os políticos contarem piadas inclusive sobre si próprios o que quase sempre é bem aceito.
 

terça-feira, 23 de junho de 2015

Fotografia - Gustavo Mansur

Pelotas- Brasil

sábado, 20 de junho de 2015

Banda Quartchêto

Quartchêto é uma banda instrumental de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com um repertório autoral, o grupo já recebeu troféus em quatro categorias no Prêmio Açorianos no ano de 2006, inclusive disco do ano. No seu 2º álbum, BAH, a banda repetiu o feito, desta vez foram três troféus e disco do ano no Açorianos 2010. O fato de não ter componente vocal, e adicionar improvisos de jazz ao tema básico, tendem a torná-la mais elitizada, não a afastando com isto da música de raízes do cone sul da américa Latina. O Quartchêto traz os acordes resultantes de referências de canções e ritmos típicos dos países do Prata. Música de gaúchos, desses lugares tão nossos, onde as fronteiras são feitas de pampa. A percussão, herança negra, junto com o violão, marcadamente espanhol, e o acordeon, legado dos italianos, mas totalmente incorporados à musicalidade do Rio Grande, dividem a cena com o trombone, bem-vinda colaboração alemã à cultura gaúcha. O resultado? Música gaúcha e brasileira. Platina e universal. Hilton Vaccari, violão; Julio Rizzo, trombone; Luciano Maia, acordeon; e Ricardo Arenhaldt, percussão.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Tempos modernos

           Wanúbia Lima

 Faz tempo que o mal do século deixou de ser a tuberculose, o romantismo ou a solidão. Na correria cotidiana, o grande desafio da humanidade está na necessidade de superar o tic tac do relógio.
            A impressão é que todos os dias começam e terminam turbulentos, acompanhados pelo estresse - principal vilão. O acúmulo de atividades é confundido com responsabilidade, comprometimento, produtividade e eficiência.
             A competitividade no trabalho, os engarrafamentos no trânsito, poluição, ansiedade e noites mal dormidas desenham a realidade do século XXI. Àqueles que não ultrapassam o tempo que foge são comumente vistos como preguiçosos. ‘Não te faltou tempo, faltou interesse’, grita a voz da consciência moderna.
            O corpo e a mente parecem habilitados a suportar as pressões que se manifestam contra a pausa, contra o respiro aliviado, em busca da construção contínua de mecanismos que gerenciem o tempo, com a finalidade de se obter mais tempo, para então executar novas tarefas, de modo sistêmico.
            A cura sintética para quase todos os males encontra-se à venda, em qualquer farmácia de plantão. Cápsulas para azia, gastrite, gripe, dor de garganta, cólica, alergia, insônia, apatia e depressão.
            No noticiário, há pouca variação. Aumento do dólar, queda nas principais bolsas de valores do mundo, sequestros, assaltos, corrupção. Ataque terrorista aqui, terremoto ali. E para descontrair, o placar do futebol, que pouca diferença faz para os olhos passivos, adequados ao padrão.
            E por falar em padrão, perde-se no mundo a riqueza do que é plural. Nas ruas, as mulheres usam o mesmo corte de cabelo, o mesmo batom, o mesmo sapato... igualzinho ao da protagonista da novela. Já os homens, estes anseiam os mesmos carros, os mesmos cargos, os mesmo pratos na hora do almoço.
            O amor virtual está ao alcance de todos. Profundidade e comprometimento são coisas do passado. Muita gente já não se ama para casar, nem tem interesse em casar para amar. As relações parecem voláteis, breves como bolhas de sabão.
            Levantamos sonâmbulos, dia após dia na hora certa, em um ritual que privilegia a pontualidade, mas que ignora o despertar para uma vida que vá além da superficialidade.
            As prateleiras dos mercados são decoradas com enlatados, congelados, embutidos. Milho transgênico, soja transgênica, refrigerantes, sucos em pó. O artificial seduz. Nas ruas pouquíssima coisa alimenta a curiosidade.
Nas redes sociais, mil e duzentos amigos. Na vida cotidiana, o isolamento é glacial.  O vizinho se intimida ao mesmo tempo em que se irrita quando ouve do outro um simples “bom dia”. Não há tempo a perder, nem tempo para responder. Atrasados, todos correm contra as horas.
 No cenário moderno, lazer significa consumo. Quanto maior o preço, maior é o gozo social. Carros importados, viagens internacionais, TVs de Plasma, aparelhos eletrônicos. Uma saga onde é preciso ter para ser.
E bem embaixo de qualquer nariz, lá estão meninos e meninos de rua. Velhos, pródigos e mendigos. Entre a fumaça dos carros e o cheiro de gasolina, pretos e pobres vendem balas no semáforo, ao mesmo tempo em que provocam terror e pânico em quem os assiste, de longe.

            E assim caminha a humanidade, anestesiada, autômata, em uma sociedade onde a velocidade dos acontecimentos impõe um ritmo de vida que desafia o cronômetro. 
            Tempos modernos.

sábado, 6 de junho de 2015

Pelotas, o time e a cidade, derrotados dentro e fora de campo

A eliminação do Esporte Clube Pelotas na divisão de ascenso que vinha disputando é um fato, embora desanimador, que pode ser considerado normal dentro de uma disputa.
Ocorreu num jogo no qual teria jogado bem contando com o apoio de um número expressivo de torcedores que foram até São Gabriel dar apoio ao time.
Mas o Pelotas foi derrotado também ao negar anteriormente o empréstimo de seu estádio ao co-irmão Gremio Esportivo Brasil que, pela interdição de seu próprio estádio, tem disputado jogos dos quais tem o mando de campo em Novo Hamburgo ou Rio Grande.
Na ocasião a direção do Pelotas, alegando atender a protestos de sua torcida, deu razão aos radicais, aos intransigentes.
Agora, eliminado, nem disputaria o último jogo previsto para seu estádio.
A respeito do assunto nunca é demais lembrar, em se tratando de rivalidades, o triste episódio da morte de Gilberto Bonow empresário agredido e morto covarde e barbaramente por um grupo de torcedores identificados como do Brasil, à saída de um Bra-Pel em 2003.
Pois com a decisão da direção do Pelotas retrocedeu-se em relação aos apelos de paz feitos naquele e em outros momentos e perdemos todos,
Com a não realização em Pelotas de jogos de uma competição nacional só se tem prejuízo de todas as partes,
Difícil de entender como num momento no qual interesses da cidade estão em questão o prefeito Eduardo Leite e a Câmara de Vereadores não se colocaram como mediadores.
Decepcionante em se tratando de dois clubes, Brasil e Pelotas, que protagonizam  -- quando é possível vê-los disputando um jogo, considerado o maior clássico do interior mas fato cada vez mais raro -- um espetáculo futebolístico único no Rio Grande do Sul.

P.R.Baptista

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Vandalismo institucionalizado

Cine Capitólio transformado atualmente em estacionamento.
A beleza e a finalidade do prédio na ocasião e , de outro lado, aquilo a que serve hoje, dá bem uma dimensão da decadência cultural de uma cidade e da prevalência de valores que se colocam a serviço do avanço vandálico do automóvel,
O registro é chocante.
P.R. Baptista

segunda-feira, 1 de junho de 2015

As migrações do homem ao longo do tempo



This animated map shows how humans migrated across the globe.
Posted by Business Insider on Quinta, 21 de maio de 2015

Video muito importante, mostra as transições dos deslocamentos do homem sobre a Terra. A Europa e, mais adiante, as Américas, principalmente a do Sul, seriam etapas bem mais recentes destas migrações